Agenda Cultural
Noticias
Cinema
Espectáculos
Contactos
Arquivo de Eventos
Arquivo Cartazes

  Noticias





Terça-Feira, dia 21 de Fevereiro de 2017
Homenagem ao autor terceirense, Tibério Dinis realça papel fundamental de Hélio Costa na valorização do Carnaval da ilha Terceira

O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o trabalho desenvolvido por Hélio Costa é essencial para a manutenção da tradição carnavalesca na ilha Terceira. Tibério Dinis intervinha no âmbito da inauguração da exposição “O Carnaval de Hélio Costa”, que decorreu na tarde do passado sábado, 18, no Auditório do Ramo Grande.

“Esta iniciativa tem como principal objetivo homenagear este senhor, que constitui uma figura central do carnaval terceirense. Desde 1985, ano em que escreveu o seu primeiro enredo, até 2017, Hélio Costa já redigiu mais de 1000 assuntos para danças e bailinhos locais, bem como provenientes dos Estados Unidos e Canadá, países onde existe uma grande concentração de emigrantes açorianos”, realçou o autarca.

“É graças a esta célebre figura praiense que o nosso carnaval continua a resistir nos dias de hoje. Não há um único terceirense que não tenha dado uma gargalhada ao ver um bailinho escrito por Hélio Costa. Deste modo, acreditamos na importância de valorizar aqueles que contribuem para a promoção da nossa cultura, na qual o carnaval está bastante enraizado”, referiu.

“Sabemos que esta pessoa, que sempre nos arrancou tantos sorrisos e gargalhadas, se encontra a passar por um momento difícil, mas cremos que tudo se vai resolver e que esta exposição possa dar alguma força e alento a ele e à sua família”, ressalvou.

“Além da escrita, Hélio Costa participou como ator em algumas danças e bailinhos de carnaval, tendo-se destacado também na área musical, pois integrou a Filarmónica da Sociedade Progresso Lajense durante 21 anos”, referenciou.

“Este senhor foi ainda presidente da Junta de Freguesia das Lajes, entre 1997 e 2005 e preside, atualmente, o Conselho Fiscal da Associação de Profissionais de Automóveis Ligeiros da Ilha Terceira”, disse.

“A 20 de junho de 1997, foi condecorado com a medalha de valor cultural por esta Autarquia, tendo sido, no ano transato, homenageado pelo Governo Regional dos Açores com a Insígnia Autonómica de Mérito”, acrescentou.

Segundo Hélio Costa, “é uma grande honra estar aqui hoje a ser acarinhado por todas estas pessoas que sempre acompanharam o meu trabalho e o valorizam. Gostaria de partilhar este momento com todos os grupos para os quais escrevi assuntos, pois eles também são responsáveis pelo meu sucesso enquanto autor de enredos. Trata-se de um trabalho de equipa, no qual todos se unem para reforçar a qualidade do nosso carnaval”, destacou.

“Não posso deixar de agradecer ao Município da Praia da Vitória por esta bonita homenagem, bem como a todos os que se empenharam na concretização desta exposição. Agradeço ainda à minha família e aos meus amigos, pelo apoio que sempre me deram. Para terminar, desejo a todos um excelente carnaval, repleto de alegria e saúde”, enfatizou.

Gabinete de Comunicação.





  Outras Fotos

Câmara Municipal da Praia da Vitória 2017
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone: 295 540 200 | Fax: 295 540 210 | E-mail: geral@cmpv.pt