Agenda Cultural
Noticias
Cinema
Espectáculos
Contactos
Arquivo de Eventos
Arquivo Cartazes

  Noticias





Sexta-Feira, dia 17 de Março de 2017
Na Bolsa de Turismo de Lisboa, Tibério Dinis promove potencialidades turísticas da Praia da Vitória, destacando a simbiose entre a cultura e a natureza

O vereador da Cultura da autarquia praiense considera que o concelho da Praia da Vitória possui um enorme potencial turístico, destacando as vertentes cultural e natural que o caracterizam. Tibério Dinis, que falava no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na passada quinta-feira, 16, defende a necessidade de promover as especificidades locais, a fim de aumentar o número de turistas na Praia da Vitória e, consequentemente, impulsionar a economia deste Concelho.

“Marcamos, uma vez mais, presença neste que é o maior evento nacional na área do Turismo, no sentido de demonstrar o que de melhor temos no nosso Concelho, desde a gastronomia e o culto ao Divino Espírito Santo até às festividades de verão, salientando a ligação existente entre a cultura e a natureza, dois dos pilares que caracterizam a identidade praiense. Neste sentido, apostamos na divulgação de iniciativas como o Outono Vivo, que inclui uma das maiores feiras do livro do país, assim como um vasto leque de atividades culturais. Não poderia deixar de mencionar também o nosso Carnaval, uma tradição fortemente enraizada nos terceirenses, que movimenta miúdos e graúdos, constituindo a maior manifestação de teatro popular português”, evidenciou o autarca.

“Relativamente à natureza, contamos com três trilhos homologados, nomeadamente os trilhos das Relheiras de São Brás, das Baías da Agualva e da Rocha do Chambre, nos Biscoitos. No nosso Concelho, também é possível praticar uma atividade em ascensão no mundo inteiro, a observação de aves, graças aos nossos pauis da Praia da Vitória, do Belo Jardim e da Pedreira do Cabo da Praia, que reúnem as condições necessárias à potenciação do turismo ornitológico, sendo visitados por uma grande diversidade de espécies dos continentes europeu e americano”, aludiu.

“Gostaria ainda de fazer referência à nossa baía, que possui características ímpares, sendo um local de excelência para a prática de desportos náuticos”, acrescentou.

“A Praia da Vitória e a ilha Terceira têm pela frente um enorme desafio em termos turísticos, quer na captação de novos fluxos, quer na potenciação dos já existentes. Trata-se de um esforço conjunto que deve ser efetuado pelas entidades públicas e privadas, bem como pela população em geral”, concluiu.

No âmbito do programa da BTL, foi exibido na tarde de quinta-feira, 16, um vídeo alusivo aos cinco ex-líbris da Praia da Vitória, demonstrando o que de melhor este Concelho tem para oferecer a quem o visita.

A 17, tiveram lugar as apresentações do Outono Vivo, que decorrerá entre os dias 27 de outubro e 12 de novembro, e do festival internacional de contistas “Conto Contigo na Praia da Vitória”, realizado de 25 a 27 de maio. Este último integra a Rede Atlântica de Festivais de Narração Oral desde 2016.

Na manhã do mesmo dia, decorreu uma apresentação subordinada ao tema “Birdwatching nos Pauis da Praia da Vitória”, integrada no Life CWR (Coastal Wetland Restoration), um projeto co-financiado pela União europeia, que visa a conservação e o restauro da infraestrutura verde húmida costeira do Concelho. Mais tarde, está prevista uma dança de pandeiro, cujo principal objetivo se traduz na promoção do Carnaval da Terceira, uma das tradições mais ancestrais desta Ilha.

Para o sábado, 18, está agendada uma nova atuação da dança de pandeiro, às 13h00, seguindo-se, uma hora depois, a apresentação das maiores festividades concelhias, as Festas da Praia, que terão lugar entre os dias 04 e 13 de agosto sob o mote “O Teatro Acontece”. O evento será divulgado através de uma apresentação em multimédia, contando ainda com um momento musical, protagonizado por artistas locais.

A BTL decorre entre os dias 15 e 19 de março, na Feira Internacional de Lisboa, localizada no Parque das Nações.

Gabinete de Comunicação.





  Outras Fotos

Câmara Municipal da Praia da Vitória 2017
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone: 295 540 200 | Fax: 295 540 210 | E-mail: geral@cmpv.pt