Agenda Cultural
Noticias
Cinema
Espectáculos
Contactos
Arquivo de Eventos
Arquivo Cartazes

  Noticias





Segunda-Feira, dia 14 de Agosto de 2017
Na receção ao emigrante, “É fundamental cativar as gerações mais novas para conseguirmos perpetuar a identidade cultural açoriana nas comunidades da diáspora”, defende Roberto Monteiro

         O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória acredita que a preservação da cultura açoriana nas comunidades da diáspora depende das novas gerações, nas quais deve ser incutido desde cedo o gosto pelas tradições que se vivem na terra dos seus pais e avós. Roberto Monteiro intervinha na receção ao emigrante, realizada no âmbito das Festas da Praia, que decorreu no passado sábado, 12, na Praça Francisco Ornelas da Câmara.

          “Ano após ano, apelo a que tragam os vossos filhos e netos para as nossas festividades, dando a conhecer aos mesmos as tradições que estão enraizadas nesta terra e nestas gentes, no sentido de continuarem a promover a cultura açoriana, que muito nos orgulha”, referiu o edil praiense.

          “É importante transmitirem aos mais novos este amor que sentem pela nossa terra e pelos costumes que a caracterizam. Só assim poderemos fazer com que a nossa identidade cultural sobreviva ao longo do tempo”, frisou.

          “Esta é uma festa que prima pela diversidade, reunindo atividades direcionadas às mais variadas faixas etárias. Pretendemos manter a vossa presença neste evento, que se tem vindo a afirmar no panorama nacional dos festivais do verão, assim como despertar o interesse das novas gerações”, acrescentou.

          Na ocasião, o autarca exaltou ainda o trabalho diário que os emigrantes realizam na propagação das tradições açorianas.

         “É muito gratificante ver a forma como as comunidades da diáspora valorizam aquilo que é nosso, concretizando as tradicionais festas do Espírito Santo e as tão apreciadas danças de carnaval, sem qualquer tipo de subsídio. Têm de trabalhar o ano inteiro para que a nossa cultura não se perca e fazem-no com enorme empenho e dedicação. É louvável esta ligação que mantêm com o lugar onde nasceram”, enfatizou.

“Ao longo destes 12 anos, cultivei uma relação de amizade com estas pessoas, que sempre se preocuparam em levar o nome da Praia da Vitória além-fronteiras. Este trabalho de divulgação das festas deu grandes frutos, uma vez que, atualmente, recebemos cinco vezes mais emigrantes do que há 12 anos atrás. É com grande satisfação que vos acolhemos aqui todos os anos, como forma de agradecimento por tudo o que têm feito pelo nosso Concelho, Ilha e Região”, evidenciou.

             “Agora que o meu mandato está a terminar, peço-vos que continuem este trabalho magnífico e recebam bem quem vier a seguir, dando ideias e opiniões que ajudem a potenciar o desenvolvimento socioeconómico da nossa terra”, concluiu.        

A receção ao emigrante contou com a presença de uma filarmónica e uma dança de carnaval de Santo António de Cambridge, que também atuaram em vários eventos do programa das Festas da Praia 2017.


Gabinete de Comunicação





  Audio

This text will be replaced

  Outras Fotos

Câmara Municipal da Praia da Vitória 2017
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone: 295 540 200 | Fax: 295 540 210 | E-mail: geral@cmpv.pt