Agenda Cultural
Noticias
Cinema
Espectáculos
Contactos
Arquivo de Eventos
Arquivo Cartazes

  Noticias





Quarta-Feira, dia 25 de Outubro de 2017
Livros, exposições, concertos, palestras e animação, Festa Redonda dá o mote ao XII Praia Outono Vivo

Entre os dias 27 de outubro e 12 de novembro, a Praia da Vitória acolhe um dos maiores festivais literários do país, o Praia Outono Vivo, subordinado à temática “Festa Redonda”, uma obra do célebre escritor açoriano Vitorino Nemésio. A iniciativa, que comemora 12 anos de existência e reúne um conjunto de atividades nas áreas de literatura, música, cinema, teatro, entre outras, foi apresentada em conferência de imprensa, na manhã de quarta-feira, 25, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“O Outono Vivo é um evento existente há mais de uma década, que tem como principal objetivo trazer atividades de índole cultural à Praia da Vitória durante a época baixa. São 17 dias de cultura para todas as faixas etárias. Esta iniciativa constitui um claro exemplo da aposta do Município na dinamização cultural do Concelho”, realçou o presidente da autarquia praiense, Tibério Dinis.

“Homenageamos, uma vez mais, uma figura ilustre da nossa terra, Vitorino Nemésio, assim como uma obra dedicada às gentes da ilha Terceira e às suas tradições. Deste modo, estamos a valorizar a nossa ilha, assim como os usos e costumes enraizados no povo terceirense ”, explicou.

O edil destacou também a parceria com o Instituto Açoriano de Cultura (IAC), fazendo referência à união de esforços existente entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória e todas as entidades que contribuem para a concretização do Outono Vivo.

“Este ano, estebelecemos, pela primeira vez, uma parceria com o IAC, que se traduz na publicação do livro Festa Redonda e no lançamento da revista Atlântida. Esperemos que esta colaboração dê frutos e que possamos desenvolver outras parcerias no futuro em prol da promoção da cultura”, disse.

“Gostaria ainda de agradecer aos restantes parceiros, nomeadamente a Companhia de Dança da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira; a RTP Açores; o Cine-Clube da Ilha Terceira; o Governo Regional; a Re-act; a NOS Açores; a Associação Salão Teatro Praiense (ASTP); o Joel Neto; o maestro Henrique Piloto; a Papelaria 96; e os restaurantes aderentes ao Festival Gastronómico. Endereço um agradecimento também aos artistas que integram o Outono Vivo e a todos os que se empenham na organização deste evento”, enfatizou.

Carlos Armando Costa, vice-presidente e responsável pelo pelouro da Cultura, apresentou o programa, dando especial enfoque ao considerável número de livros apresentados e à presença de escritores de renome.

“Nesta edição do Praia Outono Vivo, serão apresentadas mais de duas dezenas de obras literárias, o que contribui para a promoção da literatura na Praia da

Vitória. Contamos também com a participação de conhecidos autores, tais como Joel Neto, Pedro Chagas Freitas, José Milhazes, Catarina Sobral, Rui Cardoso Martins, Isabela Figueiredo, Hugo Gonçalves, Júlio Magalhães, entre outros”, referenciou.

“Apresentamos um programa bastante vasto e diversificado, que vai de encontro aos interesses dos mais variados públicos. Este ano, optámos também por cooperar com a ASTP na realização de iniciativas dirigidas às crianças e aos seniores, dando especial atenção a estas faixas etárias”, acrescentou.

Segundo Carlos Bessa, presidente do IAC, “a presença do IAC no Outono Vivo vem reforçar a aposta cultural efetuada por esta instituição ao longo dos anos. Espero que a inclusão da apresentação da nossa edição do livro Festa Redonda contribua para que esta obra tenha a projeção regional e nacional que merece. Trata-se de um livro de referência na literatura portuguesa que, infelizmente, não teve o devido destaque”.

Carlos Lima, responsável pela Feira do Livro, fez referência ao número de livros presentes na Feira do Livro, que ultrapassa os 50 mil.

“Teremos livros de mais de quatro dezenas de editoras, apostando fortemente nas obras infanto-juvenis, uma vez que somos visitados pelas diversas escolas da ilha. Neste sentido, à semelhança dos anos anteriores, serão entregues às crianças do primeiro ciclo do Concelho vouchers no valor de um euro, a fim de despertar nos mais novos o interesse pela leitura”, adiantou.

“Estarão também à venda livros da Universidade Aberta, no âmbito de uma parceria que estabelecemos com esta entidade. Relativamente aos descontos, estes encontrar-se-ão na ordem dos 20 por cento, como é habitual”, disse.

O XII Praia Outono Vivo está orçado em 20 mil euros.

Festival Gastronómico

Integrado na 12ª edição do Outono Vivo, o Festival Gastronómico tem como objetivo primordial dar a conhecer as iguarias da gastronomia açoriana a um preço acessível.

Com a concretização deste evento, pretende-se promover o melhor da culinária local junto da comunidade terceirense e daqueles que visitam esta ilha.

Relativamente às ementas, que têm um custo de 14 euros, estas incluem entrada, prato de peixe ou carne, bebida, sobremesa e café, podendo ser consultadas em www.outonovivo.com ou na página de facebook do Município.

Participam na iniciativa uma dúzia de restaurantes, designadamente Cervejaria Santa Cruz, Mar dos Açores, Zodíaco, Delicioso, Gotas Flutuantes, Sabores do Chef, Garça, R3, La Traviata, Pastelaria da Graça, La Barca e O Imperador.

Programa do Outono Vivo

No primeiro dia, sexta-feira, 27, a cerimónia de abertura do Outono Vivo tem início às 20h30 com uma performance subordinada ao tema "Festa Redonda", de Vitorino Nemésio, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), seguindo-se a inauguração da exposição de fotografia "My Light", de Jorge Monjardino, na Galeria da AJAIT e a abertura oficial da Feira do Livro. Pelas 21h30, terá lugar, no Auditório do Ramo Grande (ARG), o espetáculo de dança "Corpus", pela Companhia de Dança da AJAIT.

No decorrer do certame, a Feira do Livro estará aberta no horário entre as 10h00 e as 22h00. Nas sextas, sábados e também na terça-feira (véspera de feriado), a mesma encerrará às 23h00, mantendo-se o horário de abertura.

A 28, sábado, pelas 16h00, a AJAIT acolhe o programa "Atlântida", promovido RTP Açores. Às 20h00, decorrerá a apresentação do livro de poesia "Paraíso Açórico", de José Carlos Costa. De seguida, às 21h00, está previsto o lançamento do livro "As Minhas Aventuras no País do Sovietes", de José Milhazes. Após esta iniciativa, pelas 22h00, tem início a apresentação do filme "Ilusão", da autoria de Sofia Marques. Estas ações decorrem no Bar da AJAIT.

No domingo, 29, às 17h30, decorrerá a sessão "Como obter mais resultados com Facebook e Redes Sociais”, no âmbito da apresentação do livro "Redes Sociais 360", de Vasco Marques. Às 20h00, estão agendados os lançamentos dos livros “Suplemento Histórico à Memória do Terramoto de 1841 da Praia da Vitória”, de Francisco Ferreira Drummond, e "Nós e a Praia", de Dionísio Sousa. Estas atividades decorrem no bar da AJIT. Pelas 21h30 decorre a apresentação da peça de teatro "Os Amores Encardidos de Padi e Balbina: uma dúbia estória do Revenge”, pela Companhia de Teatro Cães do Mar, no ARG.

Ao nível do lançamento de livros, está previsto, no dia 30, segunda-feira, pelas 20h30, a apresentação do livro “Portismo à Maneira Curta” de Francisco Simões, no Bar da AJAIT.

No dia 31, às 20h30, tem início o lançamento do livro “Festa Redonda / Décimas e cantigas de terreiro / oferecidas ao Povo da Ilha Terceira / por Vitorino Nemésio / natural da dita Ilha”, uma reedição do Instituto Açoriano da Cultura, no Bar da AJAIT. Pelas 21h30, decorrerá, no mesmo local o InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias, Extensões – Vídeo-Dança Premiados 2016, uma parceria com o Cine-Clube da Ilha Terceira. Neste dia, serão apresentados “Platform 13”, de Camiel Zwart; “Body Language Zone”, de Kim Sarineen; “Abyss”, de Pablo Diconca; “Solarliod”, de Torsten Lippstock e Julia Maria Koch; “Step by Step”, de Carolina Rocha e Hugo França; “Warehouse Samba”, de Gabriel Shalom; “Home Alone”, de Adi Halfin”; e “Jump”, de Jan Vesala e Taneli Torma.

No dia 1 de novembro, às 15h00, terá lugar, no ARG, a sessão de cinema infantil: "Um Susto de Família", versão portuguesa, gratuita para menores de 12 anos. Às 16h00, haverá o lançamento do livro: "Varanda de Paris", de António Neves Leal, seguindo-se, pelas 17h30, a apresentação do livro “Era Uma Vez Eu”, de José Fanha. A partir das 20h30 decorrerá o lançamento do livro “Verdade Justiça e Misericórdia - Memória Histórica da Arquitetura de Catástrofe da Praia da Vitória”, de Assunção Melo. Ás 21h30, decorrem as apresentações das curtas-metragens “One Million Steps”, de Eva Stotz e “Trash Dance”, da autoria de Andrew Garrison, integradas no festival InShadow. As ações acima referidas estão previstas no Bar da AJAIT.

No dia 2, às 20h30 decorre a apresentação do livro “Espada de Santa Maria”, de César Alexandre Afonso, seguindo-se às 21h30 o festival InShadow com a apresentação dos seguintes filmes: “Tea Time”, de Guillaume Blanchett ; “Golden Shot”, de Gökalp Gönen; “Doña Ubenza”, de Juan Manuel Costa; “Disco”, de Boris Seewald; “1180 and More”, de Riccardo de Simone ; “The Eye of the Storm” , de Masanobu Hiraoka; “Zebra”, de Ülo Pikkov ; “Partícula Elemental de Higgs”, de Mariano Assef; “Afterlife’s Dance”, de Jacqueline Kooter; e “Broken Tale”, de Kasia Zimnoch e Pawel Kleszczewski. Ambas as atividades decorrem no Bar da AJAIT.

A 3, pelas 20h30, irá decorrer a apresentação dos livros “Já Não Gosto de Chocolates” e “Pátio D’Alfândega. Meia Noite”, de Álamo Oliveira, no Bar da AJAIT, seguindo-se,às 21h30, a atividade Café-Concerto, com a banda “Big Muffin Orchestra”, no mesmo local.

No dia 4, decorrerá, pelas 17h30,o lançamento do livro “Poesia”, de Filomena Serpa, uma edição do IAC. Às 20h30 tem início a apresentação do livro “Cordas de Areia”, de Ana Paula Martins Goulart. Um hora depois, está prevista a atividade Mesa Redonda, subordinada à temática “O Processo Criativo. A Disciplina de Trabalho. Inspiração e Transpiração”, com a participação de Joel Neto, Catarina Sobral, Isabela Figueiredo, Hugo Gonçalves, Rui Cardoso Martins e Júlio Magalhães. Todas as iniciativas têm lugar no Bar da AJAIT.

No dia 5, às 16h00 decorre a apresentação do livro “Retratos Imperfeitos”, de Luiz Fagundes Duarte, seguida do lançamento do livro “A Vila da Praia da Vitória há 300 anos – Uma página das Lutas da Independência”, de Gervásio Lima – Edição do IAC, pelas 17h00. Às 18h00, decorre a sessão de autógrafos com Joel Neto, Catarina Sobral, Isabela Figueiredo, Hugo Gonçalves, Rui Cardoso Martins e Júlio Magalhães. O conjunto de atividade tem lugar no Bar da AJAIT. A noite culmina, pelas 21h30, com o concerto da banda da formação “Toc’A Música”, no ARG.

A 6, às 09h00, decorrerá a visita do escritor Emanuel Areias à Escola Básica Integrada dos Biscoitos. Pelas 10h00, terá lugar, na Escola Secundária Vitorino Nemésio, a visita da escritora Isabela Figueiredo. Às 20h00 realiza-se a Tertúlia “Vamos Falar de Carnaval”, moderada por Carlos Enes, no Bar da AJAIT.

No dia 7 de novembro, às 20h30 está prevista a apresentação do livro "Pedra a Pedra", de Maria Adelaide Valente, no Bar da AJAIT. Às 21h30 haverá atuação de João Pedro Santos - Acústico, no mesmo local.

No dia 8 de novembro, às 20h30, decorre a apresentação do livro " Histórias da Vida", de Maria Filomena Martins, no Bar da AJAIT. De seguida às 21h30 realiza-se a apresentação da peça “O Conto da Ilha Desconhecida” por L.C, Sem Companhia - Grupo de Teatro Experimental, no ARG.

No dia 9 de novembro, às 21h00, haverá a apresentação dos livros “Manual de Direito Constitucional” e “Manual de Direito Internacional Público”, de Jorge Bacelar Gouveia, no Bar da AJAIT.

No dia 10, às 20h30 decorre a apresentação do livro “A Repartição”, de Pedro Chagas Freitas, no ARG, seguindo-se às 22h00 o espetáculo do grupo “Miguel Gameiro & Pólo Norte”, promovido pela NOS Açores, no ARG.

No dia 11 de novembro, das 14h30 às 17h00, realiza-se o workshop de Viola da Terra "Uma Partilha Musical", ministrado por Rafael Carvalho, na AJAIT. Pelas 17h30, decorre a apresentação do livro " Labirinto Desconcertante" de João de Deus Melo, no Bar desta entidade. Realiza-se ainda às 19h00,no mesmo local, a Tertúlia subordinada ao tema o luto: “O processo da perda”, com a participação das psicólogas Catarina Branco e Filipa Miranda. Às 20h00, decorre o lançamento do livro “Viagem pela Escuridão”, de Francisco Cota Fagundes, no Bar da AJAIT. A noite culmina, às 21h30, com concerto da banda “Rafael Carvalho Trio", no mesmo local.

No dia 12, às 16h00, decorre a apresentação do livro infantil “Orvalho”, de Flávia Medeiros, no Bar da AJAIT. Às 17h30 realiza-se o lançamento da “Atlântida”, Revista de Cultura 2017, no mesmo local. Às 21h30, haverá a atuação de “Andrew Sisters - As vozes que despertaram emoções”, com o Coro Pactis e a Orquestra AngraJazz, tendo como convidado João Pedro Santos, no ARG

Entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro, às 20h00, decorrerá a formação “Toc’A Música”, no ARG e AJAIT.

Nos 30 e 31 e de outubro, entre as 10h00 e as 13h30, e nos dias 2 e 3 de novembro, às 10h00 e às 13h30, decorre a atividade “Conta-me outros contos - Sortido de Histórias Europeias", com Valter Peres, no âmbito do programa de Cidadania Europeia do Governo Regional dos Açores, no Bar da AJAIT. Ainda nos mesmos dias, às 15h00, terá lugar, no ARG, animação direcionada a seniores, com Cantigas ao Desafio, pelos cantadores José Esteves, José Fernando, Ricardo Martins e Vasco Daniel.

A 2 e 3 de novembro, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, está prevista a visita do escritor José Fanha às escolas.

Nos dias 29 de outubro, 5 e 12 de novembro, realiza-se das 13h00 às 17h00, o Ateliê Infantil “Cantinho das Artes”, promovido pelo projeto DARTE Açores – ASTP, no Claustro da AJAIT

Entre os dias 6 e 10 de novembro, realiza-se a partir das 10h30, a atividade Infantojuvenil "Festa Redonda", produzida pela AJAIT, no Bar da AJAIT.

Nos dias 6, 8 e 10 está ainda prevista a realização, entre as 15h00 e as 19h00, da ação: Work In Progress" - Série de improvisações com poetas, artistas plásticos e músicos, na Re.Act Studio, na AJAIT.

Gabinete de Comunicação.





  Audio

This text will be replaced

  Outras Fotos

Câmara Municipal da Praia da Vitória 2017
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone: 295 540 200 | Fax: 295 540 210 | E-mail: geral@cmpv.pt