´╗┐ Praia Cultural

Agenda Cultural
Noticias
Cinema
Espectáculos
Contactos
Arquivo de Eventos
Arquivo Cartazes

  Noticias





Quarta-Feira, dia 18 de Abril de 2018
Autarquia e empres├írios refor├žam dinamiza├ž├úo do com├ęrcio local, III Feira Vit├ôria anima com├ęrcio da cidade da Praia de 27 a 29 de abril

De 27 a 29 de abril, no recinto de espetáculos junto ao Paul da Praia, o comércio local da Praia da Vitória mostra os seus produtos e serviços, na III Feira VitÓria, que resulta da parceria entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória e os comerciantes do Concelho aderentes ao programa VitÓria.

Falando na apresentação do evento, que decorreu na Praia Links – incubadora de negócios e ninho de empresas da Praia da Vitória, Tiago Ormonde, vereador com o pelouro da dinamização económica, explicou tratar-se de mais um momento de promoção do comércio local.

“Resultado do sucesso das anteriores edições, os comerciantes, em parceria com a Autarquia, organizam esta feira comercial, cujo objetivo cimeiro é dar a conhecer os produtos e serviços que oferecem aos habitantes e a quem nos visita. Esta é uma parceria de sucesso, assente numa política de proximidade e confiança, que é extremamente importante para os empresários praienses no sentido de dinamizar a economia local", refere o autarca.

"Este ano, a iniciativa decorre num novo local, designadamente no espaço do Music Resort, junto ao Paul da Praia da Vitória, no sentido de alargarmos as áreas dedicadas à mostra de produtos e serviços por parte dos empresários. Esta medida contribuirá significativamente para que os participantes possam dinamizar os seus espaços, reforçando a criatividade e, consequentemente, conferindo uma nova dinâmica a toda Feira VitÓria", disse o edil praiense.

"Outra das grandes apostas reside na vertente da animação musical e das atividades lúdicas para as crianças. Pretendemos alargar o entretenimento a todas as faixas etárias, pois entendemos que existem talentos locais que são essenciais na promoção da nossa cultura. A partilha de experiências, a proximidade entre empresário e cliente é algo que é essencial na valorização da nossa economia. Esta Feira pauta por uma grande diversidade de produtos, envolvendo cerca de quatro dezenas de empresários, o que vem reforçar as mais-valias do centro histórico da Praia da Vitória e também do Concelho", explicou.

Para o presidente da Comissão Representativa dos Comerciantes da Praia da Vitória, Tiago Mendes, "esta parceria foi muito importante na promoção do programa previsto para estes três dias. Pretendemos que o mesmo seja mais diversificado, abrangendo diferentes públicos".

"Para além da mostra de produtos e serviços das entidades praienses, esta iniciativa inclui atividades lúdicas, concertos e workshops dirigidos à comunidade. Entendemos que a Feira VitÓria deve ser um espaço de lazer onde as pessoas possam usufruir de diferentes experiências e visitar a nossa Cidade", adiantou.

Durante o encontro desta manhã, o vereador da Autarquia reconheceu as dificuldades que existem para os comerciantes que se encontram no centro histórico da Cidade, no entanto acredita que o comércio tradicional, pela tradição, proximidade e confiança que gera com os seus clientes, dispõe de vantagens competitivas relativamente às grandes superfícies.

"Acreditamos que a Praia da Vitória dispõe de potencialidades turísticas, históricas e culturais que devem ser articuladas com o comércio local, assumindo a sua importância no desenvolvimento económico, no reforço da qualidade de vida e da revitalização urbana", enalteceu.

"Estamos a preparar medidas de incentivo ao comércio tradicional e à fixação de empresas na Praia da Vitória. Pretendemos também dinamizar os espaços visitáveis da Cidade junto dos turistas, a fim de alargar a permanência dos mesmos no centro histórico", afirmou.

"No mês de junho, e no âmbito do conjunto de medidas de reforço económico, iremos abrir, no centro histórico da Cidade, o Gabinete da Empresa. Esta estrutura visa o reforço da proximidade com o tecido empresarial e também o apoio técnico, acompanhamento e enquadramento nas vertentes de incentivo aos programas do Governo Regional dos Açores. Acredito que estamos num bom caminho e sei que vamos ultrapassar as adversidades que marcam a nossa sociedade", defendeu.

Relativamente à III Feira VitÓria, Tiago Mendes adiantou que o programa inicia-se sexta-feira, 27, pelas 18h30, com a presença da Filarmónica União Praiense, estando previsto, pelas 21h00, a atuação de Joana Pacheco. O encerramento do espaço, nesse dia, está marcado para as 23h00.

No sábado, 28, das 14h00 às 15h00, decorre o workshop "Problemática das Térmitas XILIX - Gel - Tratamento e prevenção das suas madeiras", promovido pela entidade Promotora, seguindo-se às 15h00 a demostração "Hora do Chocolate", da Majericão Decor. Entre as 16h00 e as 18h00, e dedicado aos mais pequenos, tem início a modelagem de balões e pinturas faciais. A partir das 17h00, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória desenvolve a ação "Prática de Reanimação", estando previsto, às 21h00, o concerto de "Os Kotas". O espaço encerra às 23h00.

A 29, domingo, a abertura do espaço decorre às 11h00 e finda às 23h00. Durante este período, e a partir das 15h00, tem início o workshop "Problemática das Térmitas XILIX - Gel - Tratamento e prevenção das suas madeiras". Das 16h00 às 18h00, decorre a iniciativa "Vamos cantar com a Cacau" e as atividades de modelagem de balões e pinturas faciais. A noite culmina com a atuação de Frederico Madeira, acompanhado por Tiago Lima (piano) e Timothy Lima (guitarrista), pelas 21h00. Todas as iniciativas decorrem no espaço do Music Resort.

Gabinete de Comunicação.





  Audio

This text will be replaced

  Outras Fotos

Câmara Municipal da Praia da Vitória 2018
Pra├ža Francisco Ornelas da C├ómara | 9760-851 Praia da Vit├│ria
Telefone: 295 540 200 | Fax: 295 540 210 | E-mail: geral@cmpv.pt