Agenda Cultural
Noticias
Cinema
Espectáculos
Contactos
Arquivo de Eventos
Arquivo Cartazes

  Noticias





Segunda-Feira, dia 01 de Outubro de 2018
Balanço do 1º semestre do ano, Mais de 2000 crianças integraram atividades da Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro

A Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro, na Praia da Vitória, promoveu, nos primeiros seis meses deste ano, diversas atividades lúdicas e recreativas direcionadas aos mais pequenos, abrangendo 2186 crianças e jovens do Concelho, num total de mais de 4000 leitores.

Iniciativas como a "Hora do Conto" e "Brincar com a Páscoa" visaram fomentar o gosto pela leitura, apelando à diversidade cultural e literária. Neste sentido, a aposta da Câmara Municipal da Praia da Vitória residiu na proximidade com as crianças que frequentam os ensinos pré-escolar e 1º ciclo, bem como os ATL´s do Concelho, no sentido de despertar o interesse pelos livros e pelas instalações da própria biblioteca.

Segundo Carlos Armando Costa, vereador com o pelouro da Educação na Autarquia praiense, o objetivo é "continuar a trabalhar na promoção de hábitos de leitura junto da comunidade”, salientando o facto de, “ano após ano, o trabalho desenvolvido estar a incidir também nas escolas locais, a fim de reforçar a partilha de experiências com as crianças que visitam ou frequentam regularmente as instalações da Biblioteca Municipal”. Para além disso, acrescentou, “existe ainda o cuidado de nos deslocarmos às próprias escolas e darmos a conhecer o espólio bibliográfico existente, assim como as atividades que dispomos”, até porque, frisou, "acreditamos que a proximidade com as crianças e jovens contribui significativamente para despoletar o interesse e a criatividade no que concerne ao mundo literário”.

Assim, a atividade "Hora do Conto" (que consiste na partilha de experiências através de contos infantis), envolveu 517 crianças das escolas do Concelho na Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro, sendo que, integrado nesta iniciativa, decorreram ainda visitas específicas aos estabelecimentos de ensino abrangendo 1398 crianças.

Relativamente ao projeto "Brincar com a Páscoa" (caracterizado pela realização de atividades lúdico-pedagógicas juntos dos mais pequenos), registou-se a participação de 172 crianças.

No âmbito do plano de atividades para este ano, a Biblioteca Municipal da Praia da Vitória recebeu visitas guiadas de grupos infantis compostos por 99 pessoas.

Estatisticamente, no primeiro semestre do corrente ano, a Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro foi frequentada por 4085 leitores (mês de janeiro 499 pessoas; em fevereiro, 424 leitores; no mês de março foram 722 as visitas; em abril, 746 pessoas; o mês de maio bateu recordes com visitas à Biblioteca que envolveram 1165 pessoas, atingindo-se, no mês de junho, os 529 leitores).

Como se verifica “foram diversas as pessoas que usufruíram do espaço e dos serviços que a instituição tem para oferecer, nomeadamente ao nível do empréstimo e devolução de livros, multimédia, leitura de periódicos e visitas às salas infantil, juvenil e de adulto”, disse Carlos Armando Costa.

Para além dos projetos a "Hora do Conto" e "Brincar com a Páscoa" existe um conjunto de ações que envolvem a promoção da leitura, designadamente o empréstimo escolar de livros infantis e juvenis (podem ser requisitados pelo período de um mês); uma campanha de recolha e de empréstimo de manuais escolares, intitulada "Ler e Reler"; um jornal trimestral que dá a conhecer o trabalho desenvolvido pela Biblioteca; e o apoio a pessoas com dificuldades na utilização do computador e da internet, projeto intitulado "Internet SOS".

A Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro funciona, atualmente, no edifício da Casa das Tias de Nemésio, em frente à Igreja de Santo Cristo das Misericórdias, instalações inauguradas a 22 de abril de 2009. No entanto, as origens desta biblioteca remontam a 1876, quando José Silvestre Ribeiro criou a chamada Biblioteca Popular, no centro da freguesia de Santa Cruz.

Em termos de espólio bibliográfico, a Biblioteca Silvestre Ribeiro conta com cerca de 30 mil obras, entre livros, publicações periódicas, material eletrónico e audiovisual. A Biblioteca praiense tem uma sala para adultos, uma sala de leitura informal de periódicos, um espaço dedicado ao serviço de referência, um espaço de acesso à internet, uma sala infanto-juvenil com serviço multimédia e um gabinete de apoio ao Centro Local de Aprendizagem da Praia da Vitória, centro que presta serviços à Universidade Aberta.

Saliente-se ainda a existência de um Depósito de Reservados, onde estão reunidos os dois grandes espólios da Biblioteca (o de José Silvestre Ribeiro, patrono desta Biblioteca, e o do Dr. António Cabral, jurista que doou a sua biblioteca pessoal à instituição).

Através do endereço www.cmpv.pt/biblioteca/ consegue-se aceder aos serviços da Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro.

Gabinete de Comunicação.





  Outras Fotos

Câmara Municipal da Praia da Vitória 2018
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone: 295 540 200 | Fax: 295 540 210 | E-mail: geral@cmpv.pt