Agenda Cultural
Noticias
Cinema
Espectáculos
Contactos
Arquivo de Eventos
Arquivo Cartazes
Relatório e Contas

  Noticias





Quarta-Feira, dia 26 de Maio de 2021
Pelo coletivo “O Som do Algodão”, Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira com workshops em música e narração oral

No final de junho e início de julho, a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira acolhe dois workshops em música e narração oral, ministradas pelo coletivo “O Som do Algodão”.

“Cantarolando: Contos e Exploração Sonora” é o nome do workshop que irá decorrer a 30 de junho e a 02 de julho, das 18h30 às 21h30. A ação de formação trabalha o conto e a exploração sonora de forma integrada. A partir de uma sessão de contos com música, os participantes terão oportunidade de compreender as dinâmicas envolvidas numa sessão que une narração oral e exploração sonora, ao mesmo tempo que se problematiza as questões inerentes.

Já a 05 e 07 de julho, realiza-se o workshop “Poemário | Poemas e Paisagens Sonoras” com o horário das 18h30 às 21h30. Nesta ação formativa será trabalhada a abordagem à poesia e às lengalengas em contexto escolar de forma integrada. O trabalho, eminentemente prático, permite articular poesia e música trabalhando numa perspetiva unificadora. O encontro entre a palavra, e a sua musicalidade natural, com os jogos rítmicos irão permitir aos participantes abordar a poesia de um ponto de vista mais criativo e capaz de envolver os alunos num projeto coletivo.

As inscrições estão abertas até 23 de junho e podem ser efetuadas ligando para o 295 545 701; enviando um email para formacoes@praiacultural.pt; ou dirigindo-se à Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, que se encontra a funcionar das 09h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira. Podem inscrever-se também acedendo ao link: www.linktr.ee/praiacultural. Depois deverá selecionar qual o workshop pretendido e, finalmente, deve proceder ao preenchimento dos dados que lhe são pedidos.

Estes workshops, com um limite máximo de 16 pessoas e com um custo de inscrição de 50 euros, dirigem-se a educadores de infância, professores do 1º e 2º CEB, professores bibliotecários, bibliotecários, auxiliares de ação educativa, animadores socioculturais.

O Som do Algodão é composto por uma música e uma narradora que desafiam as potencialidades expressivas de dois corpos num mesmo palco. Através de Dulce Moreira e Mariana Santos, é feita a união entre a música e a narração oral desde a primeira infância até à idade adulta, sendo desenvolvidas as palavras, a experimentação sonora, as texturas e as sensações, numa experiência integrada.

Agenda Cultural da Praia da Vitória

No dia 29, pelas 21h30, é a vez da Filarmónica União Praiense atuar no Auditório do Ramo Grande. Os bilhetes para este concerto têm um custo de três euros e podem ser adquiridos na bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, que funciona de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, ou então na bilheteira do Auditório do Ramo Grande que abre nas duas horas que antecedem os espetáculos.

Aquando da realização dos espetáculos e sessões de cinema, mantém-se a obrigação do cumprimento de todas as normas de proteção e salvaguarda da saúde pública, havendo uma redução do público presente na sala para um máximo de 175 espetadores, garantindo-se as regras de distanciamento social, para além do uso obrigatório de máscara e higienização frequente das mãos.

O último filme de maio será o de “Tom & Jerry”, no dia 30, com sessão marcada para as 15h00, sendo este filme direcionado para crianças.

Os bilhetes para as sessões de cinema no Auditório do Ramo Grande têm um custo de três euros e meio, e estão disponíveis para aquisição na bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, que se encontra a funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, ou ligando para o 295 545 700. Os bilhetes podem ser adquiridos também online, através da Ticketline. No próprio dia, a bilheteira do Auditório do Ramo Grande abre duas horas antes do início do evento.

Inaugurada a 20 de abril, encontra-se patente no foyer do Auditório do Ramo Grande até 30 de maio a exposição de arte “Conhecer os Pintores”, promovida pelos alunos do 6º ano da disciplina de Educação Visual da Escola Básica 1,2,3/J.I Francisco Ornelas da Câmara. Esta mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h00, e nos dias em que ocorram espetáculos no Auditório do Ramo Grande.

Está também patente na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira até 24 de maio, a exposição de pinturas “Açores, Riqueza Minha” de Diana Gomes. Esta pode ser visitada durante o horário de funcionamento da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h00).

A Divisão de Solidariedade Social da Cooperativa Praia Cultural, em colaboração com a Biblioteca Pública Municipal “Antón de la Brana” de Pravia e com os “Marinheiros da Esperança”, pretende comemorar o Dia da Criança, atendendo ao tema: “Açores e Astúrias, um mar de poesia”. Para tal, foi proposto às crianças dos Centros de Atividades de Tempos Livres da Praia da Vitória que decorassem um conjunto de azulejos com poemas ou excertos de poetas açorianos, onde a partir do dia 01 de junho irá ser colocado no mural existente entre o acesso pedonal entre a Rua de Jesus e o Parque de Estacionamento Urbano. Em simultâneo, será realizada uma exposição na galeria da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira com réplicas destes mesmos azulejos, estando patente entre 25 de maio e 9 de junho.

Por sua vez, a exposição do estendal de t-shirts alusivo ao mês de abril como mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, inaugurada a 30 de abril, na Praça Francisco Ornelas da Câmara, passa a estar instalada na galeria da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, também até ao dia 09 de junho. Esta mostra trata-se de uma iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Praia da Vitória, em articulação com a Autarquia praiense.

O foyer do Auditório do Ramo Grande, a partir do dia 01 de junho, acolhe uma exposição alusiva ao Dia dos Irmãos e ao Dia do Brincar. Esta mostra surge através de uma parceria com a comunidade escolar do Concelho da Praia da Vitoria, promovida pelo Departamento de Educação e Reabilitação da Cooperativa Praia Cultural, em colaboração com a Clínica da Ilha Terceira. A exposição estará patente até ao dia 14 de junho e pretende promover a relevância do brincar no desenvolvimento infantil, bem como os valores da família.

No dia 04 de junho, e em comemoração do Dia Mundial da Poesia, irá celebrar-se o terceiro aniversário da página de Poesia do Jornal da Praia, “Maré de Poesia”, num evento gratuito, a ter lugar no foyer do Auditório do Ramo Grande, a partir das 20h30. Neste evento participarão muitos dos poetas terceirenses, que ao longo destes três anos, têm enviado os seus poemas para publicação no Jornal da Praia. A animação musical do evento estará a cargo de Jonathan Afonso.

A 05 de junho, pelas 21h30, é a vez dos “BWF - Bruno Walter & Friends” atuarem no Auditório do Ramo Grande, trazendo um concerto intitulado “Músicas e Poetas”. São convidados para este concerto, Pedro Cravo Fernandes, Sofia Dutra, Sónia Pereira, Antonella Barletta e os Lava Brass Quintet.

Os “BWF – Bruno Walter & Friends” são um projeto musical com repertório original de Bruno Walter Ferreira, com letras também de outras personalidades da poesia e música portuguesa, nos géneros blues, jazz, bossa nova e pop-urbana.

Já a 12 de junho, pelas 21h30, o Auditório do Ramo Grande acolhe a peça de teatro “Plano”, repetindo-se a atuação a também a 13, pelas 17h00. Esta peça trata-se de uma criação de Lúcia Moniz e Paulo Quedas a partir dos sonhos, inquietações e procuras dos intérpretes e dos textos da autoria de Sara Barros Leitão, Toby Thompson e Sir Ken Robinson. A entrada é gratuita.

O Município da Praia da Vitória continua a preparar uma série de novos eventos culturais para o Auditório do Ramo Grande para os meses de junho e julho. Brevemente serão apresentados os cartazes.

Gabinete de Comunicação.





  Outras Fotos

Câmara Municipal da Praia da Vitória 2021
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone: 295 540 200 | Fax: 295 540 210 | E-mail: geral@cmpv.pt