Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 600

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





De 29 de julho a 07 de agosto, A Magia do Circo chega à cidade da Praia da Vitória

A Magia do Circo é o tema escolhido para abrilhantar a Cidade, no âmbito das Festas da Praia 2016, que decorrem entre os dias 29 de julho e 07 de agosto. O cartaz e orçamento foram apresentados na manhã de segunda-feira, 07, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

Para Roberto Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, “ao longo destes anos, tem havido uma preocupação constante por parte do Município em potenciar e rentabilizar todas as vertentes que constituem as nossas festas. Desde a animação constante no Centro Histórico da Cidade até à criação de espaços, como o Music Resort; a Zona Verde; e as Feiras de Gastronomia e de Artesanato, tudo é pensado com o intuito de proporcionar diferentes sensações a quem nos visita.”

“Estas festividades são também uma homenagem a duas pessoas que têm contribuído significativamente para alavancar a cultura na Praia da Vitória, nomeadamente José Avelino Borges (atual coordenador das Festas) e Luís Bettencourt (responsável pelo Music Resort). São pessoas que têm desempenhado um papel fulcral nas diversas atividades culturais do Concelho”, disse.

“No que concerne ao orçamento para este ano, a Autarquia praiense apoia esta iniciativa em cerca de 237 mil euros, o que se traduz em 33 por cento do valor total do orçamento global municipal. Por cada euro que esta investe, há um retorno significativo na economia do Concelho, tornando as Festas da Praia um dos pilares do desenvolvimento local”, acrescentou.

“No presente ano, o orçamento, que ascende a 725 mil euros, enquadra-se na estratégia de promoção do Concelho, que assenta na criação de uma nova imagem caracterizadora da Praia da Vitória e da ilha Terceira. Esta é uma terra de alegria, cujo povo sabe viver orgulhosamente as suas tradições”, destacou.

O presidente da Cooperativa Praia Cultural, entidade organizadora das Festas, referiu ainda a animação de rua e os espetáculos previstos para este ano; a receção ao emigrante, pela relação existente com a comunidade da diáspora; as touradas à corda (organizadas este ano pela Tertúlia Tauromáquica Praiense); a Feira de Artesanato, constituída por 22 espaços, que estará localizada junto à Feira Gastronómica; a Zona Verde, direcionada às crianças; o Clube Naval, que receberá uma cobertura; e o Parque de Campismo, pela melhoria das suas condições.

“A Praia da Vitória encontra-se a trabalhar com afinco nestas festividades, as maiores do Concelho, para receber de braços abertos todos aqueles que pretendam juntar-se a nós nesses dias”, concluiu o responsável municipal.

Coube ao coordenador das Festas, José Avelino Borges, apresentar o programa provisório para estes dias. Deste modo, no dia 29, decorre a inauguração das tradicionais Feiras de Artesanato e de Gastronomia, assim como a abertura da iluminação.

No dia 30, para além do Desfile da Filarmónica União Praiense e da Marcha Oficial, está previsto o cortejo de abertura “A Magia do Circo”. Para o dia 31, terá lugar o Arraial tradicional de Bodo e a habitual Cantoria. A 01, decorrem a Tourada de Praça e uma Noite de Fados.

As Danças de Carnaval estão marcadas para o dia 02. No dia 03, terá lugar o Concerto de Bandas Filarmónicas. Os Festivais Sol Menor e Sol Maior estão previstos para o dia 04. No dia 05, decorre o Desfile das Marchas.

Para o dia 06, estão agendados o Cortejo Etnográfico, a Receção ao Emigrante e a atuação de Grupos Folclóricos. No dia 07, terá lugar a Procissão dos Marítimos, a Tourada à Corda no areal e o Desfile Infantil.

Diariamente, estão previstos vários concertos no Palco da Marina e no Music Resort, assim como animação de rua.

Este é o programa provisório, que estará sujeito a alterações até à apresentação da versão final.

“Estamos a trabalhar para que tudo corra pelo melhor, no sentido de corresponder às expetativas das pessoas que nos visitam. Pretendemos levar o nome da Praia da Vitória mais longe, através da propagação de valores como a união e a amizade”, reforçou José Avelino Borges.

A conferência de imprensa de apresentação da 27ª edição das Festas da Praia contou com um momento de ilusionismo, protagonizado por António Fanfa, e um momento de dança, realizado por Lisandra Martins.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Segunda-Feira, dia 07 de Março de 2016



  Audio

This text will be replaced

  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação