Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 600

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Sustentabilidade e cartel tauromáquico apresentado em conferência de imprensa, António Telles, Ana Batista e João Pamplona integram a Corrida de Praça das Festas da Praia 2016

Os cavaleiros António Telles, Ana Batista e João Pamplona vão abrilhantar a Corrida de Toiros das Festas da Praia 2016, que decorre no dia 01 de agosto, às 18h30, na Praça de Toiros da Ilha terceira.

As pegas deste ano estão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores do Ramo Grande e Amadores de Lisboa, sendo estes últimos um dos grupos mais antigos do país, com diversas participações nas diferentes praças do mundo inteiro.

Em praça, estarão presentes dois toiros de três ganadarias distintas, nomeadamente a Casa Agrícola José Albino Fernandes, o Ezequiel Rodrigues e João Gaspar.

A corrida, organizada pelas Festas da Praia 2016, tem o apoio do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande e da Tertúlia Tauromáquica Praiense.

Para o vereador da Cultura, Tibério Dinis, “esta corrida vem enaltecer as Festas da Praia pela diversidade cultural que tem apresentado ao longo dos anos, superando as expetativas da população local e de todos os emigrantes que agraciam a Cidade com a sua presença”.

“Outra das vertentes fulcrais à manutenção deste evento reside na sua sustentabilidade. A corrida de praça, orçamentada em 70 mil euros, decorre, anualmente, sem a utilização de dinheiros públicos, já que a receita corresponde à despesa, o que muito nos orgulha. A valorização da identidade praiense está patente em ações como esta”, explicou.

“Este ano, a RTP Açores irá transmitir, em diferido, duas das touradas emblemáticas que constituem as maiores festas concelhias, designadamente a de Praça e a do Caminho do Cemitério, no sentido de garantir uma maior projeção da nossa cultura além-fronteiras”, referiu.

Filipe Pires, cabo do Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, acredita que este será um grande espectáculo taurino, demonstrando este ano uma maior aposta na promoção e valorização do toureio a cavalo.

“Contamos com a presença de António Telles, considerado um ex-líbris da tauromaquia portuguesa; Ana Batista, que pela sua experiência nesta área é considerada também uma das mulheres mais conceituadas no país; e João Pamplona, cavaleiro local, representante de um casa com muita afición nesta terra. Na minha opinião, estão reunidas as condições para apresentar um espetáculo de excelência junto de quem nos visita”, referiu.

Para além de integrar a organização da corrida de praça, a Tertúlia Tauromáquica Praiense irá colaborar, em parceria com a Cooperativa Praia Cultural, na realização de três touradas à corda na Praia da Vitória.

Nos dias 05, 06 e 07 de agosto estão previstas manifestações taurinas no Caminho do Cemitério, no areal da Praia dos Sargentos e também no areal da Praia Grande, respetivamente. A primeira conta com a participação de um toiro dos ganadeiros José Albino Fernandes, Ezequiel Rodrigues, Rego Botelho e Humberto Filipe. Na segunda estarão presentes seis vacas, que serão toureadas por Tiago Pamplona e João Pamplona. As pegas estarão a cargo do Grupo de Forcados do Ramo Grande e do Grupo de capinhas. Associam-se a esta corrida os ganadeiros João Gaspar, Ezequiel Rodrigues e José Albino Fernandes. A terceira corrida tem a participação de quatro toiros provenientes da Ganadaria Ezequiel Rodrigues.

Segundo Francisco Godinho, representante da Tertúlia Tauromáquica Praiense, “O conjunto de ações previstas para o mês de agosto vem dinamizar a arte do toureio. Como tal, é fundamental esta união de esforços entre entidades, no sentido de manter a qualidade e os valores taurinos”.

A Corrida das Festas da Praia será acompanhada pela Filarmónica Progresso Lajense.

Os bilhetes podem ser adquiridos, a partir de junho, no Secretariado das Festas e na loja Atlantic Souvenir, situada na rua de S. João, n.º 85.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Quarta-Feira, dia 18 de Maio de 2016



  Audio

This text will be replaced

  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação