Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 600

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Plano de Intervenção da Freguesia da Agualva homologado

No âmbito do Dia Mundial da Proteção Civil, assinalado esta quarta-feira, 01 de março, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV) e a Junta de Freguesia da Agualva (JFA) colaboraram na concretização do Plano de Intervenção Local, cuja assinatura decorreu, esta quarta-feira, nas instalações da JFA. O documento foi criado com o intuito de estabelecer os procedimentos a seguir em situação de emergência ou catástrofe, bem como catalogar os recursos e serviços disponíveis na freguesia para fazer face a possíveis ocorrências.

“A preparação prévia em situações de emergência é fundamental para minimizar o impacto de uma possível catástrofe. Como tal, este plano pretende construir, uniformizar e agilizar um Dispositivo de Prevenção e de Resposta, constituído pelos Organismos e Entidades de Apoio (OEA) locais com especial dever de cooperação em caso de emergência, tendo a coordenação da Junta de Freguesia local, neste caso a Junta de Freguesia da Agualva,” explica o Vereador Osório Silva, responsável do Serviço Municipal de Proteção Civil.

“Esta freguesia sofreu com as cheias que, em dezembro de 2009, provocaram danos materiais e irreversíveis. Por este motivo, entendemos que o Plano de Intervenção Local da Freguesia da Agualva deve ser o primeiro a entrar em vigor. Porém, naturalmente, esta iniciativa estender-se-á a todas as freguesias do Concelho, estando já iniciados os trabalhos para a concretização dos restantes planos,” acrescentou.

“Considerando que as catástrofes ocorrem sem qualquer aviso prévio, cabe às entidade locais assegurar as ferramentas necessárias à concretização de medidas que reduzam as consequências destas ações. A implementação deste Plano visa precisamente salvaguardar a eficácia da ação concertada dos agentes de proteção civil e dos OEA locais. Em situação de emergência, este é a ponte entre os procedimentos do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Praia da Vitória (PMEPCPV) e o instrumento local,” referiu o edil.

Para Noé Cota, Presidente da JFA, “esta ação da CMPV é de grande importância para a Agualva, pois demonstra que esta entidade está não só atenta como comprometida na preparação para estas eventualidades.

“Este plano solidifica a preocupação da CMPV, já demostrada em situações anteriores, e permite que caso se dê uma situação de emergência, por natureza caótica, saibamos com exatidão o que fazer, para onde dirigir a população e de que recursos dispomos para a auxiliar, para que o façamos prontamente,” frisou.

Este instrumento foi criado pelo SMPCPV na sequência da reunião de planeamento local de emergência, decorrida a 22 de fevereiro, com a JAF e os OEA da freguesia e está disponível em www.cmpv.pt/smpcpv.

Os Planos de Intervenção Local inserem-se na estratégia de proteção civil do Município da Praia da Vitória, que tem como intuito a promoção de ações de sensibilização para a autoproteção e intervenção junto da comunidade e dos OEA locais. A existência dos Planos de Intervenção Local permite uma resposta célere em situações de emergência maior, reduzindo o seu impacto e possibilitando a segurança e bem-estar da população.

Integrado nas comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil, o Quartel dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória acolhe, na próxima terça-feira, dia 7 de março, um conjunto de atividades dirigidas ao público infantil e juvenil do Concelho, bem como a inauguração do Gabinete do SMPCPV.

Noticia publicada na Quinta-Feira, dia 02 de Março de 2017



  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação