Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 600

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





“Este espaço vem reforçar a articulação de todos os agentes de proteção civil, assim como a proximidade com os praienses”, afirma Osório Silva

O responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV) acredita que a criação do gabinete deste serviço contribuirá significativamente para uma melhor conjugação de todos os intervenientes, em caso de acidente grave ou catástrofe, aumentando a proximidade dos mesmos com a população local. Osório Silva intervinha no âmbito da inauguração do gabinete do SMPCPV, que teve lugar na manhã de terça-feira, 07, na sede da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV).

“É importante reforçar a articulação dos diferentes agentes de proteção civil, no sentido de conseguirmos melhorar a nossa capacidade de resposta, minimizando os efeitos de um acidente grave ou catástrofe natural. Tendo em conta que todos somos importantes agentes de proteção civil, é também necessário haver uma maior ligação entre as entidades oficiais e a comunidade, alertando a mesma para a importância da prevenção”, destacou o vereador com competência na área da Proteção Civil.

“Se adotarmos os comportamentos adequados a uma situação de emergência, estamos a assegurar a nossa segurança e a daqueles que nos rodeiam. A proteção civil é uma responsabilidade de todos, por isso devemos consciencializar a população, informando-a acerca das medidas de autoproteção”, acrescentou.

“No âmbito da sensibilização dos praienses, pretendemos levar a cabo, durante o corrente ano, um conjunto de ações, nomeadamente a realização de simulacros em edifícios municipais, a concretização de formações de manuseamento de extintores, bem como o desenvolvimento de exercícios que nos permitam testar o Plano Municipal de Emergência do Concelho e o Plano de Emergência Externo do Terminal de Combustíveis da Praia da Vitória. Iremos também proceder ao alargamento do Plano de Intervenção Local às restantes freguesias do Concelho. Relembro que o primeiro, o da freguesia da Agualva, foi homologado na passada quarta-feira, dia 01”, enumerou.

“Além das iniciativas supracitadas, pretendemos manter a aposta nos projetos “Mobilidade em Segurança”, desenvolvido em parceria com a Polícia de Segurança Pública (PSP), e “Prevenção na Escola”, visto que as crianças constituem importantes agentes de mudança na sociedade. Continuaremos também com os projetos “Idoso em Segurança” e “Aprender a Socorrer”, direcionados aos idosos do Concelho, considerando a vulnerabilidade desta faixa etária”, acrescentou.

Durante a inauguração, o autarca enalteceu a parceria existente entre a autarquia praiense, a AHBVPV e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

“Graças à união de esforços entre as diversas entidades, conseguimos dinamizar a proteção civil na Praia da Vitória, através da criação de medidas que promovam a importância desta temática junto da comunidade e reforcem a nossa capacidade de resposta, contribuindo para o bem-estar de todos os munícipes”, frisou.

“Para terminar, gostaria de lançar ao responsável pelo SRPCBA o desafio de criarmos um Congresso Regional de Proteção Civil, com a participação das restantes entidades oficiais, no qual possamos partilhar conhecimentos e experiências”, concluiu.

Segundo Paulo Rocha, representante da AHBVPV, “gostaria de agradecer à Câmara Municipal da Praia da Vitória pelo apoio dado a esta instituição e pela importância que atribui aos bombeiros, tendo instituído o Dia Municipal do Bombeiro, o que muito dignifica o nosso trabalho. A criação deste gabinete representa o culminar de uma parceria estratégica existente entre estas duas entidades, que têm trabalhado, lado a lado, em prol de uma sociedade mais segura e coesa.”

“Esta associação tem crescido, assumindo-se como uma entidade sólida e dinâmica. Exemplo disso é o baile de Carnaval que concretizámos, em colaboração com o Clube de Golfe da Ilha Terceira, no passado mês de fevereiro, permitindo-nos angariar cerca de 1600 euros, destinados à compra de cinco aspiradores de secreção para as ambulâncias. A nossa prestação no Campeonato Mundial de Trauma também é demonstrativa do empenho e dedicação desta organização. Participaremos ainda no Campeonato Regional de Trauma, que se realizará, pela primeira vez, na Praia da Vitória, contando já com 17 equipas inscritas”, enfatizou.

O presidente do SRPCBA, Carlos Neves, congratulou o Município da Praia da Vitória pela constante aposta numa cultura de prevenção, envolvendo toda a comunidade praiense e as demais entidades com responsabilidade na área da Proteção Civil.

“Acredito que a criação deste gabinete vem reconhecer o nosso trabalho, constituindo uma mais-valia para o Concelho. É importante realçar a excelente relação existente entre o nosso Serviço, a Autarquia e a AHBVPV, que muito tem contribuído para promover a proteção civil junto dos mais variados públicos, incutindo nas pessoas comportamentos preventivos. O SRPCBA estará sempre disponível para apoiar iniciativas que valorizem a proteção civil na ilha Terceira e na Região”, evidenciou.

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Proteção Civil, assinalado anualmente a 01 de março, decorreram ainda, no quartel da AHBVPV, diversas atividades lúdicas e recreativas, dirigidas às escolas do primeiro ciclo do Concelho. Estas ações tiveram o apoio da Guarda Nacional Republicana, da PSP, da AHBVPV, da Cruz Vermelha Portuguesa, do Regimento de Guarnição nº 1, do SRPCBA, da Capitania do Porto da Praia da Vitória e da Casa do Povo de Santa Bárbara.

Noticia publicada na Terça-Feira, dia 07 de Março de 2017



  Audio

This text will be replaced

  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação