Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Gabinete da Empresa
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Simulação de acidente industrial grave na Zona Industrial do Cabo da Praia, "O sucesso de uma política de proteção civil local reside na contínua sensibilização da comunidade para as medidas de autoproteção", defende Osório Silva

Reforçar os procedimentos de evacuação das entidades locais e sensibilizar a comunidade para a importância do cumprimento das medidas de autoproteção constituem os pilares de sucesso de uma política de proteção civil coesa, assente na segurança e bem-estar da sociedade. As conclusões foram transmitidas por Osório Silva, vereador com competência na área das Infraestruturas e Mobilidade e responsável pela Comissão Municipal de Proteção Civil, após encontro com as entidades envolvidas na simulação do exercício de acidente industrial grave na Zona Industrial do Cabo da Praia. A reunião decorreu, na segunda-feira, 29, no Gabinete do Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV).

"A concretização de um exercício desta natureza é fundamental para a partilha de conhecimentos entre todas as entidades com responsabilidade na manutenção da segurança da população. O balanço é muito positivo, acreditamos que deve ser mantida a aposta na contínua sensibilização da comunidade para as medidas de autoproteção, assim como a eficiência na capacidade de resposta à concretização das diferentes etapas estipuladas para a promoção da qualidade de vida das pessoas", explicou o edil praiense.

"Cabe também a nós, responsáveis pela manutenção da coesão social, desenvolver formações, difundir o conhecimento sobre as medidas de autoproteção e criar as condições de ação perante uma possível situação de emergência ou catástrofe", disse.

"Nunca é demais estarmos preparados para as diversas situações que possam por em causa o bem-estar da sociedade. Por este motivo, os exercícios são muito profícuos na medida em que nos permitem avaliar o que correu menos bem, ajustar as linhas de ação para um próximo exercício e evoluir enquanto equipa de trabalho. Esta articulação é essencial num possível cenário real de catástrofe", acrescentou.

"Entendemos que a criação de rotinas de proteção contribuirá significativamente para garantir a preparação da comunidade em caso de situação grave com substâncias perigosas", concluiu.

O responsável do SMPCPV salientou ainda a união de esforços entre todas as entidades, considerando que este foi mais um passo na partilha de experiências e saberes que enriqueceram todos os presentes.

"Durante o dia de hoje, segunda-feira, mobilizamos esforços, unimos saberes, enriquecemos a nossa experiência e voltamos a sensibilizar a comunidade para a importância da segurança. Os objetivos foram cumpridos", concluiu.

O exercício contou com a participação da Junta de Freguesia do Cabo da Praia, Capitania do Porto, Polícia Marítima, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, Polícia de Segurança Pública e Serviços de Proteção Civil municipal e regional, bem como do Terminal de Combustíveis da Praia da Vitória, dos Portos dos Açores e da Associação de Gestão do Parque Industrial da Ilha Terceira (AGESPI).

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Terça-Feira, dia 30 de Maio de 2017



  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação