Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 600

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Na inauguração da XVIII Feira de Gastronomia do Atlântico, Roberto Monteiro desafia organização a continuar inovação na Feira de Gastronomia

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a inovação é um dos pilares essenciais ao sucesso das Festas da Praia. Roberto Monteiro intervinha no âmbito da inauguração da 18ª edição da Feira de Gastronomia do Atlântico, que teve lugar na sexta-feira, 04, na tenda junto à Marina da cidade.

“Um dos fatores cruciais para o sucesso das nossas festividades é a inovação.

Temos de ser ambiciosos e arrojados e não podemos ter medo de arriscar. 

Neste sentido, acredito que seria uma mais-valia termos nesta Feira, que se tem consolidado ao longo dos anos, um espaço com comidas e bebidas de vários países, a fim de darmos a conhecer à comunidade um pouco da gastronomia mundial”, destacou.

“A Feira de Gastronomia do Atlântico é reconhecida pela sua componente inovadora, tendo passado por um conjunto de etapas que fazem dela aquilo que é hoje. Este espírito empreendedor é fundamental para atrair cada vez mais pessoas a este espaço, que já se afirmou como um dos pilares das Festas da Praia. Espero que continuem a apostar na modernização da Feira, promovendo o crescimento da mesma”, disse.

Na ocasião, o edil praiense salientou a importância da adição de produtos açorianos ao certame.
“É importante divulgarmos aquilo que é nosso, uma vez que a Região possui produções de grande qualidade. Este espaço tem de servir também para promover o que de melhor se produz nos Açores junto de todos os que nos visitam. É por isso que neste local estão expostos mais de 400 produtos regionais, o que muito nos orgulha”, explicou.

“A construção de um futuro sustentável também passa pela valorização da produção da nossa terra. Desta forma, estamos a contribuir para uma maior projeção dos Açores além-fronteiras, assim como para o desenvolvimento económico local”, frisou.
“Outra vertente que é importante mencionar é a qualidade. Neste espaço, encontramos cozinhas devidamente equipadas, que cumprem os requisitos de segurança alimentar exigidos aos restaurantes em funcionamento durante todo o ano.

Este é, sem dúvida, um elemento relevante e demonstrativo da preocupação da organização com a saúde pública”, acrescentou.
“Para terminar, gostaria de agradecer a todos os que trabalham, de forma direta ou indireta, para que as nossas festas se consolidem a cada ano que passa. Este evento prima pela qualidade e diversidade, conseguindo reunir pessoas de diferentes faixas etárias. Desejo-vos umas excelentes festividades e espero que mantenham esse espírito alegre, que caracteriza o povo terceirense”, concluiu.

Segundo Domingos Borges, responsável pela Feira Gastronómica, “nesta edição, mantemos a estrutura dos anos anteriores, contando com a presença de sete restaurantes, três pastelarias e três charcutarias, além da habitual Ginjinha de Óbidos e dos tradicionais gelados da Quinta dos Açores.”

“Aproveito esta oportunidade para dirigir um agradecimento sincero ao presidente da autarquia praiense pela confiança que depositou na Escola Profissional da Praia da Vitória e pela autonomia que nos concedeu na organização deste certame.

Agradeço ainda aos patrocinadores, designadamente a Susiarte e a Equipraia, bem como à equipa da nossa escola e aos colaboradores do Município”, enfatizou.

Para Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional, “esta Feira tem vindo a assumir-se como um dos principais espaços das Festas da Praia e é necessário dar continuidade a esse trabalho, homenageando aqueles que criaram estas festividades e os que se têm empenhado em promover o desenvolvimento das mesmas. 

Este evento contribui significativamente para impulsionar o turismo na Região e alavancar a nossa economia.”
“Gostaria de aproveitar a oportunidade para referir que se registou um aumento considerável no turismo da ilha Terceira, uma vez que nos primeiros meses de 2017 houve uma subida de 150 por cento face ao ano de 2015. Relativamente ao combate ao desemprego, outra das nossas prioridades, observámos que no final do mês de julho existiam menos 40 por cento de desempregados comparativamente aos últimos dois anos e meio. Estes números são animadores, mas ainda há muito trabalho pela frente, por isso vamos manter a nossa aposta na criação de novas oportunidades em diferentes ramos de atividade”, evidenciou.

A inauguração da XVIII Feira de Gastronomia do Atlântico contou ainda com a participação do grupo “Myrica Faya”, que interpretou um tema alusivo aos produtos dos Açores.

Restaurantes

Nesta edição, estarão presentes os restaurantes: “O Típico”, da Mealhada;
“Tasca Algarvia”, do Algarve; “José do Rego”, dos Açores; “Torres”, do Minho; “Carne Arouquesa”; “Carnes Barrosã”, de Boticas; e “Azores by Chefs” (Sabores do Chefe).

No que diz respeito às charcutarias, a Feira de Gastronomia do Atlântico conta com “DAMAR”, da Serra da Estrela; “Bísaro”, de Trás-os- Montes” e “Marquês, O Alentejano”, do Alentejo.

Relativamente às pastelarias, participam “Amêndoa Doce”, de Bragança”; “O Capote”, de Setúbal; e “O Forno”, dos Açores.

A Ginjinha de Óbidos e a Quinta dos Açores também voltam a marcar presença neste espaço.

A Feira abre ao público às 18h00 do dia 04 de agosto, encerrando à meia-noite do dia 13.

Gabinete de comunicação.

 

Noticia publicada na Sexta-Feira, dia 04 de Agosto de 2017



  Audio

This text will be replaced

  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação