Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Criação de acessos pedonais e desobstrução de ribeiras, Câmara Municipal da Praia da Vitória investe 75 mil euros no melhoramento da rede hidrográfica do Concelho

A Autarquia praiense encontra-se a realizar um trabalho de prevenção ao nível da rede hidrográfica do Concelho, nomeadamente no que concerne à limpeza de ribeiras e à criação de pontes aéreas que reforcem a segurança e contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. O conjunto de intervenções, avaliado em cerca de meio milhão de euros, é co-financiado por fundos comunitários em 85%, sendo 15% do valor final, 75 mil euros, atribuído pela Autarquia.

São alvo de intervenção as ribeiras situadas nas freguesias da Agualva, Fontinhas, Cabo da Praia, zona da Casa da Ribeira, Belo Jardim e Vila das Lajes. Estas resultam da necessidade de serem criadas melhores condições de acesso a estes locais e também da importância de serem evitadas cheias.

Segundo Carlos Armando Costa, vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e responsável pela área da Proteção Civil, ”o Município sinalizou algumas situações no Concelho que ofereciam algum perigo, havendo a necessidade de as mesmas serem corrigidas. Por este motivo, iniciamos todo um trabalho de prevenção para evitar cheias e outras consequências associadas a fenómenos meteorológicos adversos”, explicou.

“Para além da desobstrução de ribeiras, foram criadas pontes aéreas no sentido impedir que as pessoas atravessassem o leito das próprias ribeiras, salvaguardando a segurança dos nossos municípes. Acredito que estas ações são de extrema importância para o Concelho, visto que estamos a reforçar o bem-estar das pessoas que escolheram a Praia da Vitória para viver”, acrescentou o responsável municipal.

“No âmbito das intervenções nas ribeiras, e referindo-me concretamente ao trabalho efetuado, a zona do Belo Jardim foi alvo de desobstrução e criação de acessos pedonais. No local da Casa da Beira, os muros que ladeavam a ribeira foram refeitos em betão de forma a garantir um passeio pedonal na via para garantir uma maior segurança aos peões. Também no local das Beiras foram criadas pontes de acesso a habitações situadas perto da ribeira que quando enchia impedia a acessibilidade às residências”, adiantou.

“Na freguesia do Cabo da Praia, a ribeira foi desobstruída e na canada das Covas, situada entre S. Brás e Fontinhas, alargamos a zona de passagem das águas, permitindo a circulação folgada deste recurso. A ribeira situada na canada das Fontinhas estava assoreada e perigosa. Neste sentido, optamos por desobstruí-la na totalidade e, consequentemente, colmatamos possíveis situações de risco no futuro”, disse.

“As intervenções na freguesia da Agualva e na Vila das Lajes ainda se encontram a decorrer. Falo da zona denominada de Outeiro Filipe (Agualva), que a montante se encontra assoreada e a ser alvo de melhoramento. Relativamente à ribeira dos Fundões e zona da Caldeira, ambas nas Lajes, estas foram também alvo de desobstrução e de melhoramentos”, referiu.

O autarca reforçou a importância da concretização de medidas que contribuam para a segurança e bem-estar da comunidade.

“Continuaremos a apostar na realização de medidas que promovam a segurança e o bem-estar das pessoas residentes nas dez freguesias e Vila do Concelho, pois acreditamos que este é um trabalho de extrema importância”, concluiu.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Segunda-Feira, dia 23 de Abril de 2018



  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação