Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Criação da GRATER MAR, Grupo de Ação Local da Pesca para as Ilhas Terceira e Graciosa

Foi formalizado o contrato para gestão da estratégia de desenvolvimento local de base comunitária entre a autoridade de gestão do Programa Operacional Mar 2020 e o Grupo de Ação Local (GAL) da Pesca, intitulado GRATER Mar, para o território das Ilhas Terceira e Graciosa, numa envolvência da GRATER no setor enquanto entidade gestora da parceria. A criação dos grupos de ação local da pesca pretende reforçar a sustentabilidade económica, social, ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades piscatórias na Região.

A cerimónia decorreu ontem, 03, na sede da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia. Esta contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e Presidente do Conselho de Administração da GRATER, Tibério Dinis, e da vice-presidente do Conselho de Administração, Eng.ª Fátima Amorim.

"Dada uma maior envolvência da GRATER em assuntos relacionados com o mar, e o grande potencial que apresenta para o setor, esta será a entidade gestora dos assuntos relacionados com as comunidades piscatórias do território da Graciosa e da Terceira," disse Tibério Dinis.

"Este programa de ação de investimentos, envolve várias tipologias de intervenções, nomeadamente, na área da inovação do espaço marítimo, qualificação escolar e profissional relacionada com o mar, e ações de preservação, conservação e valorização do património e recursos do mar," adiantou o Autarca Praiense.

"A nível económico, tem vindo a ser preparado ações no sentido de reforçar a competitividade do turismo, dos produtos locais, e dos circuitos de transporte de bens alimentares. A criação e dinamização do setor empresarial ligado ao meio aquático, e a melhoria da qualidade dos produtos e dos recursos endógenos, assentam num processo de modernização, creditação e aumento da quota de mercado", acrescentou o edil praiense.

A estratégia de desenvolvimento local, a ser desenvolvida pelo GAL Pescas GRATER Mar, assenta em sete intervenções: Inovação em espaço marítimo; Qualificação escolar e profissional relacionada com o mar; Preservação, conservação e valorização dos elementos patrimoniais e dos recursos naturais e paisagísticos; Reforço da Competitividade da Pesca; Reforço da Competitividade do Turismo; Promoção de produtos locais de qualidade; e melhoria dos circuitos curtos de bens alimentares e mercados locais, no âmbito do mar. Será possível serem formalizadas candidaturas no âmbito das sete intervenções incluídas no programa de ação e investimentos, muito brevemente. Estará disponível para os projetos o montante de aproximadamente 780 mil euros comparticipados a 85% pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca (FEAMP) e 15% pelo orçamento da Região Autónoma dos Açores.

"Esta é uma área de grande interesse para a GRATER, permitindo-lhe gerar uma maior amplitude na sua atuação, assumindo os desafios do mar como prioritários, dinamizando a atividade piscatória das Ilhas Terceira e Graciosa" finalizou.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Sexta-Feira, dia 04 de Maio de 2018



  Audio

This text will be replaced

  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação