Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Dia Nacional do Pescador assinalado na Praia da Vitória, Tibério Dinis reforça importância do setor das Pescas na dinamização do Turismo no Concelho

A Praia da Vitória possui uma longa história com o mar e com a pesca, assumindo-se como uma comunidade piscatória que contribui para a dinamização do Turismo no Concelho, nomeadamente, na qualidade do peixe que integra a nossa oferta gastronómica. Neste sentido, grande parte do rendimento do setor do Turismo provém do esforço e dedicação prestados pelos pescadores, que garantem as melhores iguarias nos restaurantes locais, pelo é necessário que essa valorização tenha impacto direto nos rendimentos dos pescadores. A ideia foi transmitida por Tibério Dinis, presidente da Autarquia praiense, na comemoração do Dia Nacional do Pescador, que decorreu na quinta-feira, 07, na sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

"É conhecida a tradição das nossas gentes com o mar e com a pesca. A Praia da Vitória é valorizada pela sua comunidade piscatória, pois esta assume um papel importante na dinamização turística e económica do Concelho. O rendimento proveniente do turismo advém, em grande parte, da pesca, designadamente na área da restauração pela qualidade dos produtos apresentados. São os pescadores que garantem este produto nos restaurantes e nas nossas habitações. O nosso sincero agradecimento pelos desafios que enfrentam diariamente na contribuição para a nossa oferta gastronómica, valorização do nosso mar e da nossa economia", salientou o edil praiense.

"Outra das vertentes que gostaria de referir, assenta na importância da manutenção dos portos e embarcações de pesca do Concelho. São os pescadores que contribuem para o reforço desta atividade, garantido as condições necessárias à sua conservação. As especificidades desta atividade integram a identidade praiense, reforçando a sua importância na Ilha e Região, a par com outras comunidades piscatórias", referiu o autarca.

"A Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) continua a apostar na proximidade com os pescadores e suas famílias. Existe uma preocupação deste executivo, que reside no aumento do rendimento de quem trabalha na pesca, concretamente dos pescadores e armadores. Continuamos a trabalhar no sentido de reforçar junto das entidades competentes esta situação, a fim de reforçar a qualidade de vida desta comunidade", disse.

O responsável municipal salientou ainda a importância de se continuar a assinalar, o Dia Nacional do Pescador, visto que é igualmente importante a partilha de experiências provenientes de uma política de proximidade com quem conhece diretamente os desafios inerentes à concretização desta atividade.

"A Praia da Vitória orgulha-se do contributo do setor da pesca para o Concelho. Queremos manter todo o simbolismo associado ao Dia Nacional do Pescador, o estar aqui convosco e partilhar de momentos de alegria e convívio. Esta proximidade é extremamente enriquecedora para todos. O meu agradecimento por todo o trabalho desenvolvido em prol desta Cidade e do Concelho", concluiu.

Durante a ocasião, Luís Rodrigues, Diretor Regional das Pescas, agradeceu o contributo dados pelos pescadores e armadores da Praia da Vitória, salientado a aposta em melhores condições para estes trabalhadores.

"Estas pessoas lidam diariamente com várias incertezas à volta do seu trabalho, como por exemplo a variação anual da quantidade de peixe. Desta forma, queremos investir nesta força de trabalho. Na ilha Terceira temos realizado apostas na escolarização e formação destes profissionais, englobando cerca de 200 pessoas. Temos também desenvolvido ações de sensibilização nas escolas e associações, de forma a valorizar a pesca," disse o responsável regional.

"Saliento a parceria com a CMPV na realização de eventos deste género, concretamente o I Fórum Internacional Socioeconómico das Pescas dos Açores, que nos ensinou como obter rendimento além do peixe, nomeadamente através da aquacultura, restauração, comércio e turismo,", referiu.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Segunda-Feira, dia 11 de Junho de 2018



  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação