Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Organização faz balanço positivo da Tourada de Praça de 2018, Corrida de Touros das Festas da Praia encheu Monumental da Ilha Terceira

A organização faz balanço positivo da Corrida de Touros das Festas da Praia 2018 que, ao início de noite da passada segunda-feira, praticamente encheu a monumental Praça de Touros da Ilha Terceira, com um cartel de luxo e momentos de muita emoção, destacando-se a despedida do forcado Américo Cunha e a homenagem aos 40 anos de alternativa do “maestro” João Moura.

Do cartel da corrida dirigida por Rogério Silva, constavam os nomes de João Moura, Tiago Pamplona, João Ribeiro Telles e o praticante Manuel Sousa, para curros de Rego Botelho e Ganadaria Passanha, ficando as pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (GFATTT), Ramo Grande (GFARG) e Amadores de Beja (GFAB).

Antes de se iniciarem as lides, a organização da corrida (este ano, a Câmara Municipal da Praia da Vitória concessionou esta vertente das festas à Tertúlia Tauromáquica Praiense e ao Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande - GFARG), homenageou João Moura, pelos seus 40 anos de alternativa como cavaleiro profissional, tendo sido lido um texto resumo da sua notável carreira e entregue uma lembrança pela organização, recordando que João Moura foi cabeça de cartaz da primeira Corrida das Festas da Praia. Depois, a Moura coube em sorte um exemplar da ganadaria de Rego Botelho (o Latoso, preto, 510kg), tendo Luís Baldaya Cunha, dos amadores da TTT, só conseguido consumar a pegar ao terceiro intento.

O segundo da tarde saiu em sorte ao jovem cavaleiro terceirense Tiago Pamplona e marcou a despedida do forcado Américo. O Evarento, n.º 87 de Rego Botelho, preto e com 488kg, proporcionou uma lide e uma pega que levantaram as bancadas da Monumental da Ilha Terceira. Com a escolha do cabo Manuel Pires, do GFARG, para o forcado Américo despir a sua jaqueta de ramagem, a emoção voltou. Américo Cunha, com 52 anos, começou a sua carreira na forcadagem pelos Amadores da TTT, tendo seguido nos Amadores de Turlock, dos EUA, para onde emigrou e despediu-se das arenas em defesa dos Amadores do Ramo Grande. Pegou mais de 200 toiros desde os seus 16 anos de vida. Na cara do Evarento com ferro RB, Américo Cunha não deixou os créditos por mãos alheias e fechou-se à primeira, depois de brindar a sua lide aos quatro cabos dos grupos de forcados por onde passou e com quem trabalhou: João Hermínio (TTT), George Martins (Amadores de Turlock) Filipe Pires e Manuel Pires (GFARG). Para além das palmas ao lado do cavaleiro Tiago Pamplona, Américo Cunha deu segunda volta à arena aos ombros dos seus colegas do Ramo Grande.

O terceiro da noite (Lagunero, Rego Botelho, preto, com 466kg) coube a João Ribeiro Telles. Brindou a sua atuação ao forcado Américo. Os Amadores de Beja entraram em ação, com o jovem Bento Quadros e Costa a só conseguir pegar à terceira tentativa.

Reatada a corrida, após o intervalo, novamente João Moura, agora para um touro com ferro da Ganadaria Passanha (Malaio, preto bragado, com 555kg). Tomás Ortins, dos Amadores da TTT, protagonizou uma das melhores pegas da tarde.

Para o quinto do lote (novamente ferro Rego Botelho, com 436 kg), Tiago Pamplona voltou a mostrar muita qualidade e o jovem Rui Dinis, dos Amadores do Ramo Grande, após brindar a pega ao Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, proporcionou mais um momento de levantar as bancadas.

O sexto (exemplar Passanha, com 498 kg) saiu na sorte a João Ribeiro Telles que, com muito trabalho, acabou, por em crescendo, sair-se bem. Luís Eugénio, dos Amadores de Beja, não teve vida fácil, só se fechando à quarta tentativa.

Para o fim da Corrida estava reservada a passagem a cavaleiro praticante do jovem açor-descendente Manuel Sousa, que após brindar a sua lide à organização da Corrida e à família Pamplona, acabou por receber o carinho do muito público presente.

A Corrida foi abrilhantada pela atuação da banda da Sociedade Filarmónica, Cultural e Recreativa de Santa Bárbara da Fonte do Bastardo.

Outros eventos taurinos

A Tertúlia Tauromáquica Praiense e o Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande ao ficarem com a concessão da organização da vertente taurina e tauromáquicas das maiores festas do Concelho da Praia da Vitória, para além Corrida de Touros de Praça, organizam, nos próximos dias de festas, vários outros eventos.

Assim, realce para as seis touradas à corda que se realizarão: terça-feira, dia 7, 18h00, no Juncal, com toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes; quarta-feira, dia 8, à mesma hora e no mesmo local, com toiros de Humberto Filipe e, na freguesia das Quatro Ribeiras, com toiros da Casa Agrícola José Albino Fernandes; na quinta-feira, dia 9, José Albino Fernandes volta a dar os toiros para o asfalto das Quatro Ribeiras; sexta-feira, dia 10, 18h00, no Caminho do Cemitério (Santa Cruz), com exemplares das ganadarias João Gaspar (pai), Eliseu Gomes, Humberto Filipe e Casa Agrícola José Albino Fernandes; no dia 11 de agosto, feriado municipal na Praia, a ganadaria de Ezequiel Rodrigues põe touros na Estrada 25 de Abril e, por fim, no domingo, também com exemplares de Ezequiel Rodrigues, a inigualável tourada no areal da Praia.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Terça-Feira, dia 07 de Agosto de 2018



  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação