Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





25º Aniversário do Centro de Convívio da Fonte do Bastardo, Tibério Dinis adverte para isolamento dos idosos e garante disponibilidade para apoiar Centros de Convívio

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, salientou, este domingo à noite, que a “vida em comunidade é feita de proximidade e de contacto pessoal com as pessoas”, não apenas “através de likes ou partilhas nas redes sociais”, destacando assim a importância dos centros sociais e de convívio para pessoas da terceira idade.

Na sessão solene comemorativa dos 25 anos do Centro Comunitário da freguesia da Fonte do Bastardo, Tibério Dinis agradeceu o trabalho de todos os voluntários que ajudam “a dar melhor qualidade ao tempo de vida dos mais idosos”, saudando também “todos os fundadores que, há um quarto de século, tiveram a coragem e a visão de criar este Centro de Convívio”.

“O papel destas instituições deve envolver toda a comunidade e, cada vez mais, e entre nós, existem famílias com pouco tempo para os seus. Temos que estar alerta para isso e todos em conjunto (quando digo todos refiro Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, todas as associações e instituições, como as Sociedades Filarmónicas, os Grupos de Jovens, os Escuteiros, os Grupos Folclóricos, os Clubes Desportivos, todos mesmo) são fundamentais”, afirmou.

Na vida corrida que os tempos modernos impõem, Tibério Dinis partilhou da visão que o convidado de honra da sessão solene das bodas de prata do Centro de Convívio da Fonte do Bastardo, João Alves (mais conhecido na freguesia como João Madruga), tinha descrito na sua intervenção, alertando, por isso, para a importância de instituições como os centros sociais e de convívio.

“A tecnologia, por um lado, trouxe desenvolvimento, mas, também, trouxe isolamento, porque hoje há uma forma muito fácil de isolar as nossas crianças e os nossos idosos: é dar-lhes uma televisão ou um tablet e deixá-los estar nas redes sociais. Nós temos que estar alerta, porque a vida faz-se em comunidade e a comunidade não se faz só de likes no facebook ou de partilhas nas redes sociais. A vida em comunidade faz-se com um beijo e um abraço de solidariedade, com um cumprimento. São estes sentimentos e cumprimentos que os centros de convívio em todo o Concelho e, em particular aqui na Fonte do Bastardo, têm trazido à vida dos mais idosos e que têm possibilitado evitar muitas situações de isolamento extremo”, advogou o Autarca.

Assim, Tibério Dinis agradeceu o trabalho desenvolvido e desafiou todos os dirigentes e voluntários a continuarem-no, uma vez que, considerou, “se há 25 anos houve alguém que teve a coragem e a visão de criar este Centro de Convívio, nós hoje temos também que ter a coragem de afirmar que os Centros de Convívio serão cada vez mais importantes no futuro da vivência em comunidade”.

“A Câmara Municipal da Praia da Vitória está alerta para este isolamento cada vez maior dos cidadãos e está disponível para ajudar os nossos Centros de Convívio a chegar a cada vez mais pessoas, como está disponível para dar mais meios e mais competências aos Centros de Convívio”, finalizou.

O Centro de Convívio da Fonte do Bastardo foi fundado em 1993, contando atualmente com cerca de 49 sócios e cerca de três dezenas de utilizadores habituais das sessões e trabalhos que desenvolve. Nos últimos anos, para além de todos os trabalhos artesanais manufaturados pelos idosos que frequentam o centro e que são depois colocados à venda para ajuda da instituição, este Centro de Convívio tem-se destacado pela participação no chamado Carnaval Sénior, através da exibição nos salões da ilha de uma dança de carnaval, assim como pela realização de convívios e passeios anuais.

Na cerimónia solene de comemoração dos 25 anos do Centro de Convívio da Fonte do Bastardo, onde marcaram presença largas dezenas de populares da Freguesia, estiveram também o pároco local, Padre Dr. Júlio Rocha; foi convidado de honra um “filho da freguesia”, o Sr. João Alves (mais conhecido como João “Madruga”); a Presidente da Junta de Freguesia, Júlia Faria; e o Presidente do Município da Praia da Vitória, tendo sido homenageados todos os fundadores e agraciados todos os voluntários (maioritariamente senhoras).

Gabinete de comunicação.

Noticia publicada na Segunda-Feira, dia 05 de Novembro de 2018



  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação