Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 600

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Peça de Teatro - Uma Visita

RELEASE

Um espetáculo do diretor Antônio Cunha sobre o texto do dramaturgo alemão Martin Walser. A peça, que teve uma estréia concorrida em São José – Santa Catarina Brasil, também foi apresentada em 2008 no teatro da UBRO em Florianópolis – Santa Catarina BrasiL. Retomando as apresentações em 2009 em Florianópolis, foi convidada para comemoração dos 30 anos Departamento Artístico e Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC .

A EQUIPE: A peça tem no elenco os experientes atores Luigi Cutolo, Antonella Batista, Adriano de Brito e José Carlos Ramos, cenografia e adereços de Melina Marcondes, iluminação de Irani Apolinário, figurino de José Alfredo Beirão Filho e Antônio Cunha, maquiagem de Miriam Wollinger da Cunha, produção executiva de Mariane Feil e produção da Esfera Produções Artísticas e Grupo Armação.

A PEÇA: UMA VISITA, do alemão Martin Walser, é um texto instigante e arrojado que desnuda com rara maestria a complexidade das relações humanas (e, de certa forma, os sentimentos de um mundo alquebrado física e moralmente) por meio de quatro incríveis personagens. Hubert é um empresário da cidade de Hamburgo que está em viagem para Munique a negócios. No meio do caminho, resolve desviar-se do destino para visitar uma ex-amante, Frieda, que agora está casada com Erich, um modesto maquinista de trem. Chegando a Ulm, Hubert aconselha seu fiel motorista Berthold a se divertir e procurar um quarto para passar a noite, e retomar a viagem no dia seguinte. Como pretexto, diz ao motorista que vai visitar alguns amigos. Este encontro promete uma noite insólita, cheia de surpresas, envolvendo amor, ódio, mentiras, crueldade, insanidade e lirismo.

O DIRETOR: ANTÔNIO CUNHA é dramaturgo, dentre outros, do texto “Dona Maria, a Louca”, roteirista, ator e diretor. Com atuação constante no meio, assina há quatro anos a concepção e direção cênica das óperas produzidas pela Pró-Música de Florianópolis Cavalleria Rusticana, A Flauta Mágica, Rigoletto, La Traviata e Elixir do Amor .

O AUTOR: MARTIN WALSER nasceu em 24 março 1927, em Wasserburg am Bodensee, no Lago Constança. Escritor polêmico, seu trabalho mais importante é "Runaway Horse", de 1978, que não só foi muito popular entre os leitores, mas que ganhou o reconhecimento dos críticos literários. Um de seus romances, "Tod eines Kritikers" (Morte de um Crítico), de 2002, foi inspirado na figura do crítico literário Marcel Reich-Ranicki, do diário Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ). Antes do seu lançamento, o livro já provocou uma enorme polêmica nos círculos intelectuais alemães, criando um abismo aparentemente intransponível entre o autor e aquele jornal: o autor foi acusado de assumir posições anti-semitas, acusação refutada pelo escritor Günter Grass, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. No início de 2008, Walser volta a causar surpresa à opinião pública alemã: "Ein liebender Mann" (Um Homem Amante), seu novo romance, seria publicado em episódios no FAZ, antes do lançamento do livro pela editora Rowohlt. A notícia, divulgada pelo próprio autor, surpreendeu diante da gravidade do conflito que o escritor tivera com o jornal seis anos atrás. A peça "Der Abstecher" (O Desvio), foi escrita em 1961 e publicada no Brasil com o título "Uma Visita, recebendo agora a segunda montagem brasileira que se tem notícia.

EQUIPE

Autor: Martin Walser
Diretor: Antônio Cunha
Produção Executiva: Mariane Feil
Elenco: Luigi Cutolo, Antonella Batista, José Carlos Ramos, Adriano de Brito
Cenário e Adereços: Melina Marcondes
Figurino: José Alfredo Beirão Filho e Antônio Cunha
Iluminação: Irani Apolinário, Antônio Cunha e Melina Marcondes
Maquiagem: Miriam Wollinger
Fotógrafo: Marcelo Pinheiro e Eduardo Trauer
Produção: Esfera Produções Artísticas e Grupo Armação
Apoio Cultural: Prefeitura de São José, Governo do Estado de Santa Catarina e Câmara Municipal Praia da Vitória
Duração: 75 minutos
Classificação: Adulto

Contatos com a produção: Mariane Feil (48) 9122-7604 (11) 86776374

PARCERIA E HISTÓRICO DOS GRUPOS: O espetáculo é uma realização da Esfera Produções Artísticas que produz trabalhos em SC desde 2006 e Grupo Armação que este ano completa seus 37 anos.
A Esfera produções é uma empresa de produção que me apenas dois anos , já contabilizou dez trabalhos em teatro e audiovisual.
O Seu objetivo principal através de parceiras como a realizada com Grupo Armação, é a viabilização técnica e profissional de projetos que contribuam para o desenvolvimento social cultural dos cidadãos, além da fomentação para a formação de público para as Artes Cênicas.Administrada pela profissional Mariane Feil que também faz a produção executiva da peça.
O Grupo Armação nasceu em 1972 da idéia de formação de uma companhia profissional de teatro em Santa Catarina. Durante os anos realizaram 56 montagens, e diversas leituras dramáticas. Sendo que as mais recentes são: PROJETO ATO CONTÍNUO NA CASA DO TEATRO: Montagem das peças JARDIM DAS DELÍCIAS – texto e direção de Sulanger Bavaresco e SONHO DE UMA NOITE DE VELÓRIO – texto de Odir Ramos da Costa – direção de Antônio Cunha – Temporadas 2006 e 2008 e UMA VISITA, texto de Martin Walser com direção de Antônio Cunha.
A idéia do espetáculo surgiu de um desejo de montar uma peça de teatro em que pudessem atuar juntos, sedimentando uma relação profissional e de amizade iniciada em trabalhos anteriores no teatro e no cinema, este foi o embrião deste projeto.Luigi Cutolo, Antonella Batista e Gringo Starr (que precisou deixar a equipe logo no início devido a outros compromissos profissionais).
Para dar corpo à idéia , foi convidado o diretor Antônio Cunha , que trouxe consigo o texto de Martin Walser. Á equipe vieram somar os atores Adriano de Brito e José Carlos Ramos (ator do Grupo Armação). A produção foi entregue a Mariane Feil e a sua Esfera Produções em parceria com Grupo Armação .
Juntarem-se, por fim, ao time, a cenógrafa Melina Marcondes, o iluminador Irani Apolinário, o figurinista José Beirão, dentre outros.

Noticia publicada na Terça-Feira, dia 01 de Setembro de 2009



  Outras Fotos


Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação