Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Apresentação decorreu esta segunda-feira, Artes marcam Festas da Praia 2011 que têm o cartaz musical quase completo

As Artes são o tema da edição deste ano das Festas da Praia, que decorrem de 29 de Julho a 07 de Agosto, confirmaram os presidentes da Câmara Municipal e da organização das festividades, na apresentação do programa, que decorreu na manhã de segunda-feira, 28.

Na conferência de imprensa, foram também anunciados os nomes de Pedro Abrunhosa, Moonraizers, The Gift, Blind Zero, Expensive Soul e Os Lábios como os grupos musicais já confirmados no programa das Festas da Praia 2011.

"É um pacote de concertos que, apesar da redução substancial do orçamento atribuído pela Autarquia, não reduzem a qualidade das Festas da Praia. Nos últimos anos, várias organizações e os seus presidentes têm interiorizado a orientação do executivo, no sentido de reduzir ao máximo a componente pública do financiamento das festas. De tal forma que, em 2011, a parcela do orçamento assegurada pela Câmara Municipal é menos de 50 por cento do orçamento das Festas da Praia. O orçamento para esta edição é de 825 mil euros, assegurando a Autarquia 375 mil euros. Isto quando, em 2005, a Câmara injectava 1,4 milhões de euros nas Festas da Praia", sublinhou o presidente da Câmara Municipal.

"As comissões da festa têm sabido cortar nas despesas supérfulas e têm sabido articular todas as vertentes do programa, garantindo animação permanente, mas sem fazer coincidir eventos", explicou Roberto Monteiro.

"A comissão deste ano, liderada pelo Valter Peres, também interiorizou o lema que incutimos nas Festas da Praia - Mais Qualidade, Menos Gastos - e consegue montar um programa de grande qualidade, apesar do corte de 20 por cento no financiamento municipal relativamente a 2010", adiantou o autarca praiense.

Programa

As Artes são o tema da edição deste ano das Festas da Praia, mote que marcará o desfile de abertura das festividades, a 30 de Julho, espelhando "a aposta do Concelho na formação e produção artísticas, tendo como veículo principal a Academia de Juventude e das Artes, inaugurada em Junho de 2010", como relembrou o presidente da Autarquia.

"Mas as Artes não marcam apenas o desfile de abertura. Todos os dias, procuraremos ter eventos que recorram às Artes, como exposições de artes plásticas, peças de teatro, cinema, dança, entre outras actividades. Além disso, pretendemos ter muita arte de rua a decorrer na cidade durante os dias da festa", explicou Valter Peres, presidente das Festas da Praia 2011.

O responsável garantiu ainda que, neste momento, a maior parte do cartaz musical das festas está fechada, faltando anunciar o nome do grupo internacional que actuará no Music Resort.

No domingo, 31 de Julho, actuam os Blind Zero, seguindo-se Os Lábios no dia 01 de Agosto, o grupo internacional a 02, os Expensive Soul a 03, os The Gift a 04, Moonraizers a 05 e pedro Abrunhosa a 06.

Todos estes grupos actuaram no Music Resort, que terá os mesmos preços de 2010 nos acessos, custando a pulseira semanal 30 euros e a pulseira diária 11,5 euros.

Depois destes concertos, a Music Resort será animada por DJ's, estando confirmadas as actuações do vencedor do concurso Island Top Dj e Soulsky na noite de sexta-feira, 29 de Julho; Mastiksoul ft. Angélico a 30; Rui Remix ft Laura a 31; Kizouk a 01 de Agosto; Cherpa & Francisco Silva a 02; Minda da Gap a 03; Luís Leite a 05; e Supafly a 06.

"Em breve, anunciaremos o nome do DJ que actuará no dia 04 de Agosto. Antes da actuação de cada um destes nomes, decorrerá a actuação de um DJ regional", explicou Valter Peres.

"A Atlanticoline reforçará as ligações à ilha durante as Festas da Praia. E, tal como em 2010, os jovens vão ter à sua disposição um pacote que inclui a viagem de barco, a pulseira de acesso ao Music Resort e transporte entre o porto da Praia e o parque de campismo da cidade. E quem vier à Praia por este meio, terá animação desde os portos de origem até ao porto de destino", assegurou Valter Peres.

O presidente das Festas da Praia 2011 revelou ainda que, no palco da Marina, já estão confirmadas as actuações de Contratempo (30 de Julho), Bruno Walter & Friends (31), Tinotas (01 de Agosto), Ventos da Líria (02), The Bridge Under Water (04), Jaime Goth (05) e Bandarra (06).

"Na terça-feira, 03, os palcos da Marina e Tradições (na Praça Francisco Ornelas da Câmara) não têm concertos devido ao desfile das marchas populares", explicou Valter Peres.

No palco Tradições actuarão danças de Carnaval a 31 de Julho, grupos de folclore a 01 de Agosto, Filarmónicas a 02 e 06 e Cantoria a 04.

Na noite de 07 de Agosto, os palcos da Marina e Tradições servirão para a actuação dos grupos integrados na edição deste ano do COFIT, depois de desfilarem pelas ruas da Praia.

O programa provisório das Festas da Praia inclui também, além do desfile de abertura, desfiles de grupos de folclore, filarmónicas e marchas populares a 01, 02 e 03 de Agosto, respectivamente. O desfile infantil está agendado para o dia 05 de Agosto.

O programa da Feira de Gastronomia e a corrida de toiros de praça serão apresentados brevemente.

Homenagem

"As Festas da Praia 2011, contudo, começam da melhor forma. A 29 de Julho, data em que se regista a abertura da Feira de Gastronomia, teremos um momento único e histórico: a homenagem do Município ao grupo Os Bárbaros e as inaugurações do Passeio d'Os Sombras e da Praceta das Artes, além da actuação em conjunto destes dois grupos que marcaram a história da música na Praia e na Ilha", revelou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

"Os Bárbaros regressam aos palcos várias décadas depois de terem marcado o panorama musical açoriano. Neste momento, estão a ensaiar nos Estados Unidos, estando agendado para 02 de Abril, em Providence, o seu ensaio geral, no âmbito da visita da organização das Festas às comunidades emigrantes. O dia do regresso do grupo aos palcos acontecerá a 29 de Julho, no palco da Marina, numa noite que, concerteza, será memorável, já que será a primeira vez que Os Bárbaros e Os Sombras tocarão no mesmo local", frisou Roberto Monteiro.

Antes desse concerto, segundo o autarca, será inaugurada a Praceta das Artes, em frente ao Auditório do Ramo Grande e da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, assim como o Passeio d'Os Sombras, artéria que liga esta praceta ao Largo da Batalha.

Estes locais, segundo Roberto Monteiro, contarão com peças do artista plástico Ramiro Botelho.

Noticia publicada na Segunda-Feira, dia 28 de Março de 2011



  Audio

This text will be replaced

  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação