Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Autoridades testam com sucesso resposta a incêndio em embarcação na Marina da Praia da Vitória

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV), a Capitania do Porto, a Polícia Marítima, o Corpo de Bombeiros, a Polícia de Segurança pública (PSP), a Portos dos Açores, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e os colaboradores da Marina realizaram, com sucesso, na manhã de 06 de junho, um exercício de resposta a um incêndio numa embarcação, na Marina da Praia da Vitória, originado pela passagem de uma superfície frontal fria forte.

O evento possibilitou testar a capacidade de resposta dos intervenientes e o treino da conduta operacional dos agentes de proteção civil e das entidades envolvidas, bem como a articulação dos colaboradores da Marina, para possíveis situações reais de emergência na infraestrutura.

O exercício realizou-se em formato LivEx, tendo sido empenhados, no teatro de operações, meios e recursos de combate ao incêndio e de socorro, considerando o princípio de unidade de comando, que determina que todos os agentes de proteção civil atuam no plano operacional, articuladamente sob um comando único, sem prejuízo da respetiva dependência hierárquica e funcional.

Osório Silva, responsável pelo SMPCPV, considera que esta simulação contribuiu para implementar o Plano Municipal de Emergência, definindo quais as melhores formas de intervenção, em caso de acidente grave ou catástrofe.

“O exercício permitiu-nos determinar as barreiras existentes, no sentido de colmatar futuros entraves em situação de emergência, facilitando a atuação das entidades competentes”, referiu.

Para Paulo Carvalho, Comandante da Capitania do Porto, “foi a primeira vez que se realizou um exercício desta natureza na Marina. Penso que estes exercícios são muito importantes, no sentido de explorarmos diferentes cenários de emergência.”

Eduardo Arruda, Comandante dos Bombeiros, destacou o empenho da sua equipa na resposta à ocorrência, considerando o nível de dificuldade da mesma.

Após o exercício decorreu um briefing, tendo sido apresentada, pelo vereador Osório Silva, a fita de tempo mapeada pelo SMPCPV, seguindo-se da análise das ações operacionais dos intervenientes, no cenário criado.

Futuramente, serão realizados outros simulacros, a nível interno, visto que é importante dar formação aos colaboradores, ao nível do manuseamento de alarmes contra incêndios e correta utilização de extintores. Estão ainda previstas formações na área de primeiros-socorros e medidas de autoproteção, entre outras.

Noticia publicada na Segunda-Feira, dia 08 de Junho de 2015



  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação