Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Comemoração do 1º Dia Municipal do Bombeiro, “É fundamental reconhecer o trabalho efetuado pelos nossos heróis em prol da segurança e bem-estar da comunidade praiense”, afirma Roberto Monteiro

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória destacou o empenho e dedicação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV) na manutenção da segurança e reforço da qualidade de vida da população local, homenageando todos aqueles que arriscam a própria vida para salvar outras. Roberto Monteiro intervinha no âmbito da celebração do 1º Dia Municipal do Bombeiro, que decorreu no passado dia 20, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Segundo o responsável municipal, “a comemoração desta data vem demonstrar o reconhecimento, por parte dos praienses, do trabalho desenvolvido pelos bombeiros, que optaram por servir os outros com coragem e paixão. São valores como estes que os distinguem dos demais.”

“O Município orgulha-se dos seus bombeiros e compara a sua ação cívica ao lema «Dar sentido à esperança», considerando que estes enfrentam riscos diários a fim de garantir a integridade física e psicológica da sociedade civil, sempre com uma mensagem de confiança”, salientou.

O edil praiense dirigiu uma palavra às famílias dos bombeiros, assumindo que estas exercem um papel fulcral na vida dos mesmos pelo apoio, compreensão e sacrifícios necessários ao desempenho deste tipo de funções.

“Gostaria de destacar também o trabalho realizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória, liderado por Osório Silva, pela dedicação à temática da proteção civil, nomeadamente através de investimentos efetuados na prevenção de acidentes graves ou catástrofes; de ações de sensibilização junto da comunidade; e de formações direcionadas aos colaboradores e população em geral”, referiu.

“A Autarquia, a AHBVPV, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e demais entidades assumem a proteção civil como um dos pilares estruturantes do nosso Concelho, baseada na cooperação entre as entidades”, disse.

“Nesta sessão solene, encontra-se patente a exposição fotográfica «Missão 16-23», que ilustra o trabalho dos bombeiros voluntários, consciencializando a população para a importância das ações destes profissionais”, referenciou.

“Gostaria ainda de agradecer a Rui Caria, autor da exposição, por levar o nome da Praia da Vitória e dos Açores em imagens aos quatro cantos do mundo”, acrescentou.

Para Vasco Cunha, presidente da direção da AHBVPV, “esta data é muito importante, pois enaltece as funções de um bombeiro, sendo uma mais-valia para o engrandecimento do seu estatuto social.”

“Ser bombeiro não é uma profissão ou atividade, mas sim uma forma de estar na vida. Neste sentido, é com grande orgulho que esta associação vê o Município homenagear os diversos bombeiros que se encontram no ativo, em especial o comandante Eduardo Arruda, que serviu a população dos Açores e do Concelho de forma exemplar durante cerca de 30 anos”, destacou.

“Os apoios sociais, levados a cabo pelo Município, aos bombeiros demonstram o apreço que esta Autarquia tem pela nossa associação. Esperamos futuramente reforçar esta ligação”, disse.

José Dias, presidente do SRPCBA, considera que nunca é demais enaltecer o contributo de homens e mulheres, que se dedicam de corpo e alma a uma atividade assente no puro voluntariado.

“O Governo Regional dos Açores aposta numa verdadeira cultura de proteção civil que deve envolver toda a população. A AHBVPV é neste sentido um exemplo pelas formações, ações de sensibilização e apoio direcionados à comunidade”, mencionou.

“O presidente do Governo Regional reconhece a prontidão e o profissionalismo assumidos por esta entidade em todas as missões”, evidenciou.

Foram homenageados oito bombeiros, com mais de 25 anos ao serviço da AHBVPV, designadamente, o Comandante Eduardo Arruda; os Chefes Gilberto Martins e Roberto Sousa; os Subchefes Cândido Espínola e Luís Rodrigues; o 2º Comandante João Costa; o Adjunto do Comando João Cunha e o Bombeiro de 1ª classe José Barcelos.

O Dia Municipal do Bombeiro passa e integrar o calendário municipal, sendo assinalado, anualmente, no 3º domingo de março.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Segunda-Feira, dia 21 de Março de 2016



  Audio

This text will be replaced

  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação