Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





No encerramento da iniciativa “Rota pela Floresta”, Carlos Armando Costa destaca importância da sensibilização dos mais novos para a proteção das plantas endémicas

O vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória defende que a consciencialização das crianças e jovens para a conservação da natureza é essencial à sustentabilidade ambiental. Carlos Armando Costa intervinha na sessão de encerramento do projeto “Rota pela Floresta”, realizada na manhã de quarta-feira, 31, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Tendo em conta o considerável aumento dos incêndios florestais em Portugal e os efeitos nefastos das alterações climáticas, que se fazem sentir no mundo inteiro, urge desenvolvermos medidas que contribuam para a preservação das nossas florestas e das espécies endémicas da flora dos Açores, uma vez que estas fazem parte da nossa identidade”, sublinhou o edil.

“Essas medidas incluem a sensibilização da comunidade em geral e especialmente das gerações mais jovens, sendo estas importantes agentes de mudança na sociedade. Neste sentido, gostaria de parabenizar todas as escolas que participaram na iniciativa, demonstrando um elevado sentido de responsabilidade ambiental”, enfatizou.

Na ocasião, o autarca congratulou a Escola Básica e Jardim de Infância Irmãos Goulart, das Fontinhas, que além de ser galardoada como Eco-Escola, arrecadou o Prémio Qualidade, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, por apresentar um índice de qualidade Eco-Escolas igual ou superior a 75 por cento.

“Ao cuidarmos do meio ambiente, estamos a proporcionar uma melhor qualidade de vida às gerações presentes e vindouras. Deste modo, é fundamental incutir na nossa comunidade o respeito pela natureza, pois a proteção ambiental deve ser uma responsabilidade de todos”, concluiu.

Esta iniciativa, desenvolvida durante o mês de janeiro, contou com a participação de quatro escolas do concelho da Praia da Vitória, nomeadamente a Escola Secundária Vitorino Nemésio, a Escola Básica Integrada dos Biscoitos, a Escola Básica e Jardim de Infância Irmãos Goulart e o Colégio Divertiláxia.

Relativamente às atividades organizadas pelo Município, estas incluíram a plantação de espécies endémicas no recinto escolar, visitas de estudo a uma floresta natural (Furnas do Enxofre, Pico Matias Simão e Baías da Agualva) e a angariação de materiais para a Escola de Midões que foi destruída por um incêndio, em outubro do ano transato.

Além destas ações, foram entregues numa escola materiais alusivos ao projeto, nomeadamente uma pá, uma bandeira e um pergaminho, tendo este último sido utilizado para os alunos escreverem os seus compromissos de conservação da floresta e utilização sustentável dos recursos naturais. Após esta atividade, os alunos entregaram os referidos materiais às seguintes escolas. A rota terminou com a entrega dos materiais ao Município.

O projeto “Rota pela Floresta”, integrado no programa “Eco-Escolas” visa a preservação dos ecossistemas, com enfoque na floresta, através da criação de sinergias entre as escolas e as autarquias.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Quarta-Feira, dia 31 de Janeiro de 2018



  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação