Câmara Municipal da Praia da Vitória
  


     ver/download programa

  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Vitória Local
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





Encontro de cuidadores de idosos com dependência, Tibério Dinis diz que futuro obriga a maior investimento para cuidar com dignidade os idosos

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, considerou, esta sexta-feira, que a sociedade açoriana terá que preparar o futuro das pessoas idosas com dependência “reforçando o investimento público em formação de cuidadores e em infraestruturas de apoio”, porque “já existem idosos a tomar conta de idosos”.

Discursando na sessão de abertura do Encontro “Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental”, uma organização conjunta da Escola Secundária Vitorino Nemésio, da Cooperativa Praia Cultural, da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores (Secção de Angra do Heroísmo) e do Lar D. Pedro V, que se realizou na Escola Profissional da Praia da Vitória, o edil registou como positivo o trabalho que “associações, instituições particulares de solidariedade social, autarquias e Governo Regional tem vindo a desenvolver”, mas considerou ser preciso mais.

“Hoje é comum vermos pessoas que não sendo velhas estão já dentro dos parâmetros de idoso a cuidarem de outros idosos. Quantos de nós já não viram os filhos, na casa dos 60 anos, a cuidar dos pais que vão nos 80, 90 anos? Esta é uma realidade na Praia da Vitória e em toda a Região. Temos que ter a capacidade de prever as necessidades do futuro”, afirmou.

Neste sentido, o Presidente do Município enalteceu a organização deste encontro na Praia da Vitória, reconhecendo que este “é o passo essencial, a formação de novas gerações de cuidadores”.

“As novas gerações estão pressionadas pelas exigências dos novos tempos, dos horários, dos trabalhos… Aqueles que se reformam e ficam a tomar conta dos idosos, quando acabam de o fazer, muitas vezes, são os que já precisam de cuidados. Assim, será necessário criarmos mecanismos alargados de cuidados de pessoas até mais tarde”, referiu, apontando o impacto do aumento da esperança média de vida e a melhoria das condições de qualidade de vida.

“Devemos dotar cada uma das localidades com os meios necessários. Se não tivermos a capacidade de prever as nossas necessidades a médio/longo prazo, então não teremos a capacidade de ter os profissionais devidamente formados para quando a população precisar de cuidados”, advertiu o autarca.

“No futuro, a 5, 10 anos, é necessário o reforço significativo de pessoas e meios para cuidar de pessoas idosas. Teremos que reforçar os quadros de pessoal e as infraestruturas, temos que reforçar a componente da formação, e este trabalho que hoje já se está a aqui a realizar é salutar”, registou Tibério Dinis.

Gabinete de Comunicação.

Noticia publicada na Sexta-Feira, dia 06 de Março de 2020



  Audio

This text will be replaced

  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação