Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Festas da Praia
Maiores festas concelhias arrancaram hoje, dia 29, “Excelência da Gastronomia e do Artesanato enriquece dinâmica cultural presente nas Festas da Praia”, defende Vânia Ferreira
29 julho 2022
O dinamismo cultural que envolve as Festas da Praia assenta na diversidade gastronómica e artesanal, mostras que pela sua excelência enriquecem as maiores festas do concelho da Praia da Vitória.

A ideia foi veiculada por Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal, durante as inaugurações das Feiras de Gastronomia e de Artesanato, que se encontram na tenda junto à marina local. As Festas da Praia arrancaram hoje, dia 29 de julho, e prometem, até ao dia 07 de agosto, muita animação, cor e alegria pelas ruas da Cidade.

A responsável municipal, Vânia Ferreira, acredita que “as Festas da Praia não seriam tão ricas sem as experiências decorrentes da presença de iguarias de diferentes locais do País, da Madeira e da ilha Terceira, só possíveis com o empenho e dedicação da Escola Profissional da Praia da Vitória (EPPV), entidade que prima pela qualidade na organização deste certame.

“Este ano temos um showcooking, que conta com ex-alunos da EPPV que vingaram na área da gastronomia. Neste sentido, e durante nove dias, teremos desmonstrações muito interessantes realizadas com produtos regionais. O vinho açoriano complementará este evento, no sentido de promover o que é nosso, que é inegavelmente de excelência”, destaca a autarca.

“Aliado a esta vertente, e não menos importante, temos o artesanato que com muito mérito renova a sua presença nestas festividades, promovido pelo Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), sempre com a qualidade e experiência dos nossos artesãos, reforçando a dinâmica cultural que é a nossa imagem de marca”, sublinha a representante municipal.

“Convidamos todos a marcarem presença nas Feiras de Gastronomia e de Artesanato, duas mostras de extrema importância para o nosso Concelho e para a nossa Ilha, dado que, enquanto executivo municipal, acreditamos na valorização destas áreas no contributo para o desenvolvimento local”, refere.

Marcaram presença na inauguração das Feiras de Gastronomia e de Artesanato, além do executivo municipal praiense, Domingos Borges, da EPPV; Clélio Meneses, Secretário Regional da Saúde e do Desporto, em representação do Governo Regional dos Açores; e Vasco Lima, Diretor Artístico das Festas da Praia 2022. 

O momento foi abrilhantado pela presença da Filarmónica União Praiense (FUP).
 
Feira de Gastronomia do Atlântico

A Feira de Gastronomia, que mantém a aposta na qualidade, conta com a participação de sete restaurantes, três charcutarias, três pastelarias, e dois espaços representativos de diversos pontos do País, da Madeira e da Ilha Terceira.

Num total de 16 espaços dedicados a diferentes iguarias, integram o certame os restaurantes “Tasca do Ramo Grande” (Ilha Terceira), “O Académico” (Bragança),” Do Dia para a Noite” (Madeira), “Tasca Algarvia” (Algarve),” Carne Arouquesa” (Beira Alta), “Taberna do Quinzena” (Santarém), e “O Típico” (Mealhada).

Estão de regresso as charcutarias “Damar” (Serra da Estrela), “Bísaro” (Trás-os-Montes), e “Marquês, o Alentejano” (Alentejo). Marcam ainda presença na Feira as pastelarias “O Capote” (Setúbal), “Amêndoa Doce”, Bragança e as “Queijadinhas D´Anita” (ilha Terceira), assim como os espaços “Marca Açores” e a “Frutaria da Fonte” (Ilha Terceira).

Azores by Young Chefs (protagonizado por ex-alunos da EPPV)

Além dos espaços de restauração, a EPPV promove, de 29 de julho a 06 de agosto, no espaço da Feira de Gastronomia, a iniciativa “Azores by Young Chefs”. São nove dias, com nove demonstrações protagonizadas por ex-alunos desta entidade, sempre com início às 21h00.

Hoje, dia 29, Diana Gravito, Sub-Chefe do Restaurante QB, apresenta um Ceviche de Lírio, Vinagrete de Tomate e Manga; amanhã, dia 30, Paulo Lourenço, Chefe Executivo do Restaurante QB, realiza um Sete da Pá, Creme de Feijão Branco, Chouriço e Óleo de Funcho; domingo, 31, Ana Coelho, Chefe de Partida do Restaurante Belcanto , com duas estrelas Michelin, executa Lírio com Escamas de Abacate; segunda-feira, 01, Flávio Fagundes, Chefe de Partida do Restaurante Loco, com uma estrela Michelin, realiza Beterraba e Chicharro Fumado; terça-feira, 02, Vasco Silveira, Chefe Executivo do Zenite Boutique Hotel, prepara Entranha na Brasa com Batata Doce, Pleurotos e Chimichurri; quarta-feira, dia 03, Diogo Gonçalves, Sub-Chefe do Restaurante Azores Wine Company, realiza Alcatra/Cebola e Agrião, Blini de Batata com Tutano e Alho Negro; quinta-feira, dia 04, Catarina Silveira, Cozinheira de 1ª no Restaurante Oficina da Esquina, confeciona Barriga de Choupa, Inhame, Caranguejo e Nêveda; sexta-feira, dia 05, Carlos Fernandes, Chefe na empresa bymiseenplace, realiza Aquachille de Crustáceos, Guacamole e Pulmões Fritos; sábado, dia 06, Bruno Drumond, Chefe Executivo do Hotel de 5 estrelas, Boeira Garden Hotel Porto/Gaia, Curio Collection By Hilton, prepara Peixe Marinado com Pimentas, Milho e Limão. 

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Festas da Praia
11 julho 2022
Feira de Gastronomia e Cartazes Musicais apresentados, Mc Pedrinho, Mariza, Bárbara Tinoco, Quinta do Bill e Syro no palco principal das Festas da Praia 2022
Mc Pedrinho, Mariza, Bárbara Tinoco, Quinta do Bill e Syro são alguns dos nomes sonantes que marcam presença na Dream Zone by Monster Energy, no âmbito das Festas da Praia, que decorrem de 29 de julho a 07 de agosto de 2022.
Festas da Praia
19 maio 2023
De 04 a 13 de agosto, Festas da Praia 2023 revivem marcas sociais e culturais dos campos de trigo aos pássaros de ferro na planície das Lajes
As Festas da Praia da Vitória decorrem de 04 a 13 de agosto, sob o tema “Do Trigo Dourado aos Pássaros de Ferro”, confirmou, esta sexta-feira, dia 19, a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Festas da Praia
03 julho 2023
Festas da Praia da Vitória 2023, GNR, D.Gato, Profjam, Lon3r Johny, Calema, Telio, Kussondolola, FADOALADO, R. Campbell e Tributo a Marília Mendonça na Hyundai Dreamzone Rouxinol, Matias e Pamplona na Tourada de Praça
GNR, Danni Gato, Profjam, Tributo a Marília Mendonça, Kussondolola, FADOALADO, Deejay Telio, Richie Campbell, Calema e Lon3r Johny são os nomes principais no cartaz musical da edição deste ano da Hyundai Dreamzone, que agrega os principais concertos musicais das Festas da Praia da Vitória, que decorrem de 04 a 13 de agosto.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt