Alteração no valor da primeira hora de estacionamento no parque urbano; dois parques de estacionamento reservados a quem trabalha na cidade; e alteração do período mínimo de estacionamento nos parquímetros da Praia. São estas as três alterações ao estacionamento na Praia da Vitória resultantes da primeira avaliação às mudanças no estacionamento na cidade no âmbito do Plano de Mobilidade, implementado no início de 2011.
A primeira avaliação do Plano está prevista para o período entre Julho e Setembro deste ano, mas a Câmara Municipal antecipou estas três alterações ao nível do estacionamento, que foram aprovadas pela Assembleia Municipal.
Para incentivar a utilização dos parques de estacionamento por quem vem à cidade para fazer compras ou aceder a um qualquer serviço, foi introduzida uma bonificação no valor da primeira hora de estacionamento no parque urbano (entre a Rua dos Remédios e a Rua de Jesus) e no parque em frente ao Tribunal.
Na prática, quem estacionar nestes dois parques beneficia de uma hora de estacionamento por dez cêntimos. Ou seja, ao introduzir uma moeda de dez cêntimos, recebe um talão que permite o estacionamento por 60 minutos.
A partir desse período, o estacionamento é pago com base no tarifário em vigor.
Além desta medida, foi introduzido um novo período mínimo de estacionamento em toda a malha urbana tarifada: até aqui, a tarifa mínima nos parquímetros era válida para 30 minutos, passando agora para os 15 minutos.
Estacionamento para trabalhadores
Outra das alterações introduzidas e aprovadas na Assembleia Municipal da Praia é a reserva dos parques de estacionamento ao lado e em frente ao edifício da Junta de Freguesia de Santa Cruz/Segurança Social (60 lugares disponíveis) para quem trabalha na cidade.
O acesso a estes parques é permitido aos trabalhadores que adquiram o selo de identificação mediante uma mensalidade cujo valor depende do rendimento bruto anual per capita (que resulta do rendimento bruto anual do agregado familiar dividido pelo número de elementos que constituem o agregado familiar).
Os trabalhadores que pretendam aceder ao estacionamento nestes dois parques e que tenham um rendimento bruto anual per capita inferior a 3500 euros terão de pagar uma mensalidade de dez euros.
Quem tiver um rendimento bruto anual per capita entre 3500 e 8200 euros paga uma mensalidade de 17,5 euros. Acima dos 8200 euros, a mensalidade é de 25 euros.
Para adquirir este selo, o utente deve dirigir-se ao Atendimento ao Munícipe, no edifício municipal na Rua Gervásio Lima, devendo apresentar a sua declaração de rendimentos (IRS) para justificar o enquadramento na mensalidade respectiva.
Quem pretender este selo, mas não queira revelar a sua declaração de rendimentos, terá atribuída a mensalidade no valor máximo.
Segundo a Câmara Municipal, a reserva destes parques possibilita uma alternativa de estacionamento a quem trabalha na cidade mais próxima da malha urbana e o modelo de acesso promove a igualdade de oportunidade ao diferenciar a mensalidade com base nos rendimentos.
Avaliação do Plano de Mobilidade
Até Setembro, a Comissão Permanente da Assembleia Municipal vai avaliar o Plano de Mobilidade, nomeadamente o resultado das mudanças na circulação na cidade. O objectivo é levar possíveis alterações para análise e votação na reunião de Setembro da Assembleia Municipal.
Neste momento, em cima da mesa já está a proposta para a construção de uma rotunda no cruzamento entre a Rua de Nossa Senhora da Saúde e a Estrada de Circunvalação (junto à Escola Francisco Ornelas da Câmara) para facilitar o tráfego rodoviário nessa zona.
O Plano de Mobilidade previa a instalação de semáforos nesse cruzamento. Contudo, devido às alterações na circulação na Estrada de Circunvalação provocadas pela construção do parque de estacionamento nas traseiras da Escola Vitorino Nemésio, o professor Nunes da Silva (autor do Plano) propôs como alternativa preferível a construção de uma rotunda.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt