Câmara Municipal da Praia da Vitória
  



  Contactos

Município da Praia da Vitória
295 540 200

Auditório do Ramo Grande
295 545 700

Marina da Praia da Vitória
295 540 219

Gabinete do Desporto
915 772 393

Biblioteca Silvestre Ribeiro
295 542 119

Praia Ambiente, EM
295 545 530

Cooperativa Praia Cultural
295 545 700

Academia de Juventude da Ilha Terceira
295 545 700 (01, 02, 03)

Gabinete da Empresa
295 513 512

Gabinete de Turismo
295 540 106

  Noticias





De 07 a 09 de junho Sete, municípios nacionais debatem Economia para a circularidade na Praia da Vitória

A Praia da Vitória acolhe, entre esta terça-feira, dia 07, e quinta-feira, dia 09, a reunião dos sete municípios portugueses integrados na rede Circular Net, plataforma que visa apoiar os municípios e as suas comunidades na transição para uma economia circular.

Além da Praia da Vitória, Figueira da Foz (cidade líder da rede), Arcos de Valdevez, Guarda, Monforte, Moura, Tavira e Vila Nova de Famalicão são os municípios que integram esta rede.

No que concerne à vertente ambiental, e sendo a Praia da Vitória uma cidade circular, a autarquia praiense e a empresa municipal Praia Ambiente apostam na valorização dos resíduos, sensibilizando a comunidade para aquelas que são as boas práticas de circularidade dos mesmos, garantindo-lhe uma segunda vida.

A aposta a nível concelhio passa, e considerando a política do 3R´s (reduzir, reutilizar e reciclar), pela consolidação do projeto de biorresíduos a nível local, assim como a envolvência das escolas no processo de compostagem.

O vice-presidente da autarquia praiense, Ricky Baptista, salienta a importância desta iniciativa na “partilha de conhecimentos entre entidades e cidades, fundamental para conseguirmos superar os desafios. Focados na sustentabilidade, temos de caminhar em direção a uma economia circular. Isto não significa apenas aumentar os valores da reciclagem, mas conseguir fazer uma gestão eficiente dos recursos”.

Segundo Tiago Borges, administrador da empresa municipal Praia Ambiente, “os resíduos ainda são vistos como algo sem valor, o que não é verdade, e é por isso que estamos a trabalhar em várias frentes, no sentido de mudar hábitos. A nossa campanha mais recente é a dos Biorresíduos, sendo uma aposta também a compostagem nas escolas, projetos que serão trabalhados nestas reuniões e que, gradualmente, pretendemos dinamizar junto da comunidade”.

Nestes dias, e considerando a temática central “Economia Circular”, serão avaliados os projetos a implementar e os já em curso, assim como realizadas atividades que promovam a capacitação e a aprendizagem coletiva sobre o tema. Está ainda prevista uma ação “deep-dive”, que envolverá a capacidade de cada um dos municípios em mergulhar numa situação à procura de soluções ou novas ideias.  

Este encontro integra um ciclo de oito reuniões de âmbito intermunicipal, a fim de potenciar a partilha de experiências e conhecimentos entre todos nas diferentes cidades, contribuindo para uma maior envolvência dos municípios presentes na rede.

A Praia da Vitória vai receber estes parceiros no âmbito da reunião da Rede CircularNet - Plataforma para a Circularidade: Comunidade, Empresas e Ambiente Natural. O evento contará com a visita às empresas BioFontinhas e Teramb, relacionadas com a recolha, tratamento e reutilização de resíduos.

Este está integrado numa candidatura feita à Iniciativa Nacional Cidades Circulares (INC2) da Direção-Geral do Território. Tem o apoio da Agência Portuguesa de Ambiente, da Direção Regional de Ambiente e Alterações Climáticas, e do Instituto de Investigação e Tecnologias Agrárias e de Ambiente da Universidade dos Açores. 

Gabinete de Comunicação

Noticia publicada na Terça-Feira, dia 07 de Junho de 2022



  Outras Fotos




Câmara Municipal da Praia da Vitória
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Praia da Vitória
Telefone 295 540 200 | Fax 295 540 210 | E-mail geral@cmpv.pt

Portal desenvolvido por Gabinete de Comunicação