Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Reconhecimento internacional da estratégia ambiental do Município, Paul da Praia da Vitória classificado como zona húmida Ramsar
01 fevereiro 2013

O Paul da Praia da Vitória foi classificado como zona húmida de importância internacional pela Convenção de Ramsar, tornando-se, assim, na primeira zona húmida de gestão municipal com importância reconhecida internacionalmente, na primeira zona húmida recuperada nos Açores por iniciativa de um Município, no 13º sítio Ramsar nos Açores e no 31º sitio Ramsar em Portugal.

A classificação, decidida esta semana pela Convenção Ramsar para as Zonas Húmidas, é o culminar da candidatura apresentada pela Câmara Municipal da Praia da Vitória em 2012, reconhecendo internacionalmente a importância do paul e o, por inerência, o trabalho de recuperação daquela zona realizado pela Autarquia.

“A diversidade de espécies de aves, especialmente considerando a sua origem geográfica, e a importância do local como refúgio no meio do Atlântico para as espécies migratórias, justificam o valor do paul como espaço a conservar. Localmente, a importância do paul prova-se pela presença de um considerável número de espécies endémicas [caso do pombo-torcaz-dos-Açores (Columba palumbus azorica), do tentilhão-comum (Fringilla coelebs moreletti), ou da Alvéola-cinzenta (Motacilla cinerea patricia)]. No local, alguns peixes e mamíferos podem ser encontrados, como a enguia-europeia (Anguilla anguilla) ou do morcego-dos-Açores (Nyctalus azoreum), ambos considerados espécies em perigo pela Lista Vermelha da IUCN- International Union for Conservation of Nature. O paul desempenha um papel importante no ciclo hidrológico local, regulando as marés da bacia hidrográfica circundante. Considerado como um excelente local para observação de aves, para recreio e lazer e como um espaço privilegiado para a sensibilização educativa e ambiental, o paul comporta um valor acrescido para o Turismo e o desenvolvimento local”, justifica a Convenção Ramsar na atribuição da classificação ao Paul da Praia da Vitória.

Para o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, a classificação do Paul da Praia da Vitória como zona húmida de importância internacional vem premiar “o trabalho de recuperação e transformação de uma zona degradada da cidade num espaço de coabitação perfeita entre a natureza e a presença humana e, em última instância, premeia também a estratégia ambiental do Município”.

“É uma classificação que deve orgulhar todos os praienses. Durante anos, o paul foi um espaço degradado e votado ao abandono. Hoje, é o pulmão desta cidade, provando que o homem e a natureza podem viver de mãos dadas, sem um prejudicar o outro. Esta classificação – a que se junta, por exemplo, a atribuição do galardão europeu Eco XXI – é o reconhecimento internacional do caminho que temos seguido, demonstrando que estamos a fazer o correto”, sublinha Roberto Monteiro.

Cuidado permanente

O Parque Ambiental do Paul da Praia da Vitória foi inaugurado em setembro de 2009, depois de uma intervenção orçada em 2,5 milhões de euros (investimento assumido pela Autarquia, pelo Governo Regional dos Açores e pelo Instituto Português do Turismo) que visou a sua recuperação e transformação em área natural para aves, em zona de lazer e espaço de atividades físicas.

A reconstrução do Paul da Praia incluiu a remoção e remodelação de terras para a recriação de espaços aquáticos e zonas de abrigo, permitindo a reorganização do ecossistema enquanto zona húmida.

De então para cá, os técnicos da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal da Praia da Vitória – que monitorizam o local regularmente – atuam na manutenção dos espaços verdes com utilização humana, reduzindo ao mínimo a intervenção nas margens e ilhotas do paul, permitindo assim que a natureza assuma o controlo do espaço.

Esta opção tem possibilitado a reinstalação da flora caraterística do ecossistema, criando refúgio e alimentação para as espécies residentes e visitantes. O sucesso desta estratégia mede-se pelo aumento considerável do número de espécies que acorrem ao local anualmente.

O atual Paul da Praia é a reminiscência de uma grande lagoa costeira associada à existência de um “graben” (depressão de origem tectónica, geralmente com a forma de um vale alongado com fundo plano, formada quando um bloco de território fica afundado em relação ao território circundante), de um sistema dunar, do afloramento do lençol freático e do encontro das águas de escorrência de superfície.

A par da sua importância natural, o Paul da Praia da Vitória tem-se assumido também como um importante espaço de educação ambiental, sendo palco de inúmeras ações de sensibilização destinadas a vários escalões etários, particularmente a comunidade escolar.

Além disso, representa um ativo concelhio de enorme valor turístico, particularmente na valorização do Concelho e da Ilha como local privilegiado para o Birdwatching, atividade que reúne vários milhões de interessados em todo o mundo e que representa uma fatia significativa do mercado turístico mundial.

Estratégia ambiental premiada

A classificação do Paul da Praia como sítio Ramsar é mais um galardão que vem reconhecer o sucesso da estratégia ambiental seguida na Praia da Vitória.

Em dezembro de 2012, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) premiou o Município com o galardão europeu Eco XXI em reconhecimento pelo esforço desenvolvido na melhoria dos aspetos ambientais e na valorização dos seus valores naturais.

Para a instituição, o Município praiense tem-se destacado na implementação de medidas e projetos que contribuem significativamente para o seu desenvolvimento sustentável e espelham o respeito pela sua vocação natural.

A ABAE reconhece o progresso feito, por exemplo, na gestão de resíduos onde, em poucos anos, se implementou uma das recolhas seletivas mais eficientes do pais e o investimento feito na recuperação do Paul da Praia, ecossistema de elevado valor ecológico inserido no contexto urbano da cidade da Praia da Vitória, que se tem vindo a afirmar como um ponto estratégico para a atividade de observação de aves, reconhecido mesmo a nível internacional pelas suas caraterísticas peculiares que permitem a observação simultânea de espécies europeias e americanas.

De igual modo, premeia o esforço desenvolvido na realização de ações de sensibilização ambiental abordando estas temáticas e que se esperam vir a ser o alicerce para uma mudança profunda na mentalidade da sociedade que se quer adepta de um futuro sustentável.

A estratégia ambiental do Município da Praia da Vitória, implementada desde 2006, assenta na convicção de que a natureza e o homem podem conviver sem prejuízo de qualquer uma das partes; de que a valorização dos recursos naturais concelhios é um fator determinante para o sucesso da estratégia de desenvolvimento local; e de que a preservação do espaço natural e a sensibilização para a importância da mesma resultará numa herança de elevado valor para as gerações futuras.

Neste âmbito, o Município – quer através dos serviços autárquicos quer da empresa municipal Praia Ambiente – tem desenvolvido inúmeras iniciativas, com destaque para a gestão de resíduos (onde o Concelho tem vingado nos lugares cimeiros a nível nacional na separação de resíduos e na reciclagem), a gestão da água (cuja qualidade tem sido reconhecida pelas instâncias nacionais), a valorização das zonas balneares (a Praia da Vitória é um dos concelhos açorianos com maior número de Bandeiras Azuis), a recuperação e valorização do Paul da Praia e do Paul da Pedreira (cujo processo de requalificação como zona de birdwatching está na reta final), o plano anual de ações de sensibilização ambiental junto da população e da comunidade escolar, o apoio às freguesias ao nível da limpeza local (tendo algumas delas sido premiadas regularmente a nível regional), entre outras medidas.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt