Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Receita cobriu despesa das Festas da Praia 2012, “Modelo aplicado às Festas da Praia garante a sua sustentabilidade”, afirma presidente da Câmara Municipal
18 fevereiro 2013

A estratégia e o modelo financeiro aplicados às Festas da Praia desde 2007 têm garantido a sua sustentabilidade. Prova disso são os resultados das contas das Festas da Praia 2012, onde as receitas cobriram as despesas. A afirmação parte do presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória que, na manhã de segunda-feira, 18, conheceu os resultados financeiros da edição do ano passado das maiores festas do Concelho.

No final da reunião, o autarca expressou a sua satisfação com os resultados (805 mil euros de receitas para 800 mil euros de despesas) e explicou que os objetivos traçados em 2007 com a introdução de um novo modelo organizativo e de gestão orçamental permitiram que, hoje, mesmo em tempos de crise, as Festas da Praia continuem a ter a mesma qualidade e sucesso.

“As contas de 2012 voltam a provar que o modelo que instituímos em 2007 foi o correto. Caso contrário, hoje, não seria possível termos as Festas da Praia nos moldes atuais”, sublinhou Roberto Monteiro.

Segundo o autarca, há sete anos, os fundos municipais garantiam 75 por cento do orçamento das Festas, o que significava um enorme esforço financeiro. Hoje, a comparticipação municipal para as Festas da Praia representa 37,3 por cento do seu orçamento, com as receitas próprias das festividades a garantirem 60 por cento dos custos.

“Um dos melhores exemplos deste novo modelo de gestão é o Music Resort. Hoje, este espaço garante quase 85 por cento dos seus custos com receitas próprias, nomeadamente venda de pulseiras e aluguer de espaços comerciais. Isto quando, anteriormente, o cartaz musical era suportado por fundos públicos”, explicou.

“Um dos segredos do sucesso deste modelo é a introdução de um sistema de contabilidade analítica, que nos permite saber onde cada euro é gasto e nos permite introduzir medidas de rigor e gestão orçamental, com enormes poupanças. E tudo isto sem beliscar a qualidade das Festas”, sublinhou o autarca praiense.

Segundo o diretor financeiro das Festas da Praia 2012, em termos de tesouraria, existem algumas situações de regularização em fase de resolução (cerca de 30 mil euros), o que deve acontecer até ao final do primeiro trimestre de 2013. O responsável indica que esta situação decorre do desfasamento temporal entre o recebimento de alguns patrocínios e a execução da despesa.

No final da apresentação das contas das Festas da Praia 2012, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória sublinhou o trabalho das sucessivas organizações das festividades desde 2006, que concretizaram exemplarmente os objetivos definidos pelo Município.

O tema, cartaz e modelo das Festas da Praia 2013 (que decorrem de 02 a 11 de agosto) deverão ser apresentados no início do mês de março.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt