Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Conclusões serão apresentadas nas cerimónias de 20 de junho, Câmara Municipal da Praia organiza debates para definir estratégias para o Concelho entre 2013 e 2020
16 maio 2013

A Câmara Municipal da Praia da Vitória organiza, de 24 de maio a 14 de junho, um ciclo de debates sobre o Concelho, do qual espera resultar um documento com orientações estratégicas de desenvolvimento para o período 2013-2020, a apresentar publicamente no dia 20 de junho, data comemorativa da elevação da Praia da Vitória a cidade.

Na apresentação do evento, que decorreu em conferência de imprensa na manhã de quinta-feira, 16, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da autarquia explicou tratar-se de um fórum aberto a toda a população, que pretende recolher contributos da sociedade civil.

“Queremos construir um documento de fora para dentro. Ou seja, uma estratégia global, assente nas áreas que consideramos estratégicas para o Concelho, que seja o resultado da reflexão de especialistas, das forças vivas e da população da Praia da Vitória. Aliás, este ciclo de debates foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara, o que espelha o seu caráter e objetivo transversal”, explicou Roberto Monteiro aos jornalistas.

O ciclo de debates é composto por oito sessões, que vão decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Cada sessão será subordinada a um tema estratégica, dividido em várias intervenções de especialistas convidados, após as quais será possível à assistência debatê-las.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, as sessões decorrerão a 24 de maio (10h30), sobre Economia e Emprego – diagnóstico e contexto; 29 de maio (10h30 e 17h00), sobre Ordenamento Territorial, Urbanismo e Ruralidade e Economia e Emprego – oportunidades e ações, respetivamente; 31 de maio (15h00), sobre Sociedade e Apoio Social; 03 de junho (10h30), sobre Ambiente e Recursos Naturais; 06 de junho (10h30), sobre Educação e Formação; 12 de junho (19h30), sobre a Cultura e as Indústrias Culturais Criativas; e a 14 de junho (17h00), sobre Cidadania e Governância.

“Dedicamos duas sessões à economia e emprego, porque são áreas de enorme importância para o Concelho e também porque, na primeira, analisaremos o passado e presente do Concelho nestas vertentes, com especial enfoque na diminuição do contingente militar americano na Base das Lajes, e, na segunda, abordaremos que soluções, ações e estratégias poderemos implementar no Concelho com vista ao crescimento da nossa economia e, por consequência, do mercado de trabalho”, explicou Roberto Monteiro.

“Analisaremos, com a ajuda de especialistas convidados – tal como nos restantes painéis – a Sociedade e o Apoio Social às famílias, procurando perceber que rumos são necessários face à conjuntura atual. Neste ponto, daremos atenção particular ao voluntariado. Relativamente ao Ambiente e Recursos Naturais, a nossa intenção é discutir as potencialidades que o Concelho comporta nesta vertente e como poderemos aproveitá-las, quer do ponto de vista da sua rentabilidade quer, sobretudo, em termos de salvaguarda do nosso espaço natural”, acrescentou o autarca.

“Outra das áreas de grande importância neste ciclo de debates é a Educação e a Formação. O nosso objetivo é debater, particularmente, quatro vertentes: a criatividade e o mérito; o ensino profissional como opção ou como último recurso; o ensino superior e o fim da garantia de emprego para quem é licenciado e que soluções; e o ensino ao longo da vida”, adiantou.

“Pretendemos também debater a Cultura e as Indústrias Culturais Criativas, numa perspetiva de encontrar possíveis soluções para a potenciação e possível rentabilização dos eventos culturais e, acima de tudo, debater o potencial económico e de desenvolvimento daquilo que, hoje, se denominam por indústrias culturais criativas”, destacou Roberto Monteiro.

“Encerraremos o ciclo com a discussão sobre Cidadania e Governância, ou seja, fechamos da melhor forma, debatendo os novos desafios e obstáculos à gestão autárquica, o papel do cidadão na sociedade atual e a centralizar versus descentralização como opção estratégica em termos de gestão pública municipal”, referiu.

“Teremos oito sessões, em que pretendemos ouvir várias opiniões e perspetivas, um confronto de ideias saudável, franco e aberto, de onde tiraremos um conjunto de conclusões, as quais serão incluídas num documento de orientação estratégica para o Concelho da Praia da Vitória para o período 2013-2020, o qual divulgaremos nas comemorações do 20 de junho, que será, no fundo, o fechar oficial deste ciclo de debates e reflexão”, concluiu Roberto Monteiro.

O autarca adiantou que, a breve trecho, serão divulgados os oradores convidados para cada sessão e que os debates serão gravados em vídeo e disponibilizados posteriormente no sítio da Autarquia na Internet.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt