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Sociedade
Galardão entregue ao presidente da Câmara Municipal, Município da Praia da Vitória recebe certificação do sistema de gestão de qualidade dos serviços
04 setembro 2013

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, recebeu, ao início da tarde desta quarta-feira, 04 de setembro, o certificado MP-ISO 9001 que valida o sistema de gestão de qualidade do Município, nomeadamente os seus serviços de interação com os munícipes (atendimento, obras particulares e taxas e licenças).

O galardão, entregue pela responsável pela empresa EIC – Empresa Internacional de Certificação, SA (que geriu o processo), é o culminar do processo de monitorização, avaliação e melhoria dos procedimentos internos que visam satisfazer os pedidos dos munícipes.

“A sessão que hoje protagonizamos é, em boa verdade, o culminar de um processo desenvolvido nos últimos meses e é também uma nova etapa no nosso objetivo principal: servir cada vez melhor os munícipes deste Concelho. Fomos pioneiros com o Regulamento da Qualidade do Serviço, que foi, no fundo, o ponto de partida deste processo. E hoje completamos mais uma etapa”, sublinhou o autarca praiense.

“Esta certificação, que valida, nesta fase, o nosso front-office, dá-nos a garantia de que este Município trata todos os munícipes de forma igual, proporcionando-lhes uma resposta célere, eficaz e eficiente aos seus pedidos. No mundo empresarial, este tipo de certificação permite que as empresas ganhem competitividade, notoriedade e maior eficiência nos seus processos, ganhando aos seus competidores. No setor público, estas preocupações, muitas vezes são esquecidas. Mas, na Praia da Vitória, entendemos que devemos também não só servir cada vez melhor os nossos munícipes, como servir de exemplo a nível local, regional e nacional, como aconteceu, por exemplo, com o Regulamento da Qualidade do Serviço”, explicou Roberto Monteiro

“É importante, contudo, que se perceba que o certificado que hoje nos é entregue não é um prémio para mim ou para o executivo. É sobretudo um prémio para os colaboradores e dirigentes dos serviços envolvidos, que têm mostrado grande empenho e dedicação a este processo e às alterações que ele acarreta. Aliás, já quando introduzimos o Regulamento da Qualidade do Serviço, todos estes colaboradores deram sinais de enorme empenho na concretização desse processo. O executivo liderou e empenhou-se nesta certificação, mas grande parte do seu sucesso deve ser reconhecido aos colaboradores”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

O autarca, aos jornalistas, adiantou que a certificação recebida esta tarde representa a primeira fase do processo, com a segunda fase a iniciar-se em 2014 e a abranger os serviços operacionais.

“Ao longo dos últimos anos, trabalhamos com a Norma Açores e com a EIC para que os nossos serviços sejam um exemplo. A próxima etapa será a certificação da gestão de qualidade nos serviços operacionais, tornando-os mais eficientes, otimizando os nossos recursos, tornando-nos mais produtivos e, em última instância, reforçando a nossa autoestima”, sublinhou o autarca praiense.

Anabela Louvado, da EIC, realçou a exemplaridade do processo concretizado pelo Município da Praia da Vitória destacando as suas consequências em termos de competitividade, eficiência e notoriedade nos serviços, particularmente para os munícipes.

“A Praia da Vitória junta-se assim a mais de um milhão de organizações certificadas por esta norma em todo o mundo”, adiantou a responsável.

Gabinete de Comunicação.

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