Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Câmara da Praia dinamiza programa “Figuras d’Outrora”, “Nemésio Por Inteiro” dá a conhecer vida e obra do escritor e poeta praiense
09 maio 2014

O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou, esta sexta-feira, 09, o projeto “Nemésio Por Inteiro”, que decorre no âmbito do programa “Figuras d’Outrora”, promovido pela Autarquia para recordar figuras históricas da Praia da Vitória que se destacaram nas Letras, nas Ciências, ou na Política.

Segundo Tibério Dinis, “Nemésio Por Inteiro” é o primeiro “subprojecto” a nascer nesse âmbito, estando programadas também ações sobre Gervásio Lima, José Silvestre Ribeiro e Francisco Ornelas da Câmara.

“Avançamos já com Vitorino Nemésio por ser uma das figuras históricas da Praia sobre a qual já existem diversos trabalhos de investigação, assim como extenso estudo sobre a vida e obra do personagem. Mas, o nosso objetivo é, a médio-prazo, concretizarmos eventos sobre Gervásio Lima, José Silvestre Ribeiro e Francisco Ornelas da Câmara”, explicou o responsável municipal.

“O programa “Figuras d’Outrora” pretende promover a investigação e o conhecimento científicos sobre estas figuras e, a partir destes, desenvolver produtos culturais, turísticos e educativos que sirvam de base para a disseminação e generalização da vida e obra destas personagens quer junto da população do Concelho quer junto de quem nos visita”, sublinhou Tibério Dinis.

Relativamente a “Nemésio Por Inteiro”, o vereador da Cultura explicou que, a partir da próxima semana, a teatralização protagonizada por Ricardo Martins iniciará um périplo pelas escolas do 1º ciclo do Concelho, estando previsto a sua continuação pelas escolas do 2º ciclo e pelo secundário.

“Não sabemos ainda se será possível que o projeto passe por todas durante este ano letivo. Senão for possível, reiniciaremos as atuações no próximo ano letivo. De qualquer forma, o projeto não se esgota nas escolas. Esta será a primeira fase. Queremos também que as atuações decorram na Casa Vitorino Nemésio e na Casa das Tias, orientadas, por exemplo, para turistas, e, numa fase posterior, queremos que Nemésio surja na Praia da Vitória recriando momentos da sua vida na cidade e no Concelho. No fundo, nesta fase, queremos que a personagem seja conhecida para, depois, ser reconhecida quando surgir em público”, explicou Tibério Dinis.

“No contexto de sala de aula, o autor "Vitorino Nemésio" dará uma breve aula sobre um assunto que tenha relação com a vida e obra do escritor, permitindo não só a explanação do tema a abordar para os alunos, como também a introdução de informação e elementos relevantes da vida/obra de Vitorino Nemésio, em contexto de interação informal entre autor e alunos. No contexto de público em geral, o autor "Vitorino Nemésio" interagirá com transeuntes em contexto de quotidiano, permitindo assim a componente de espontaneidade, tal como uma componente formativa, com informação para quem com o ator interagir. Pretende-se desta forma que, através da performance do ator Ricardo Martins, o público possa aprender alguns dados históricos (nascimento, vida, obra, aspetos humanos) do autor como cidadão, mas também dados literários do autor como escritor”, precisou o vereador da Cultura.

“Este projeto resulta da investigação de uma equipa de técnicos do Município, tendo sido testado e analisado por várias personalidades de vários setores da sociedade civil, cujo feedback nos foi essencial para o refinamento das performances do Ricardo Martins. A todos eles, agradecemos a sua colaboração”, disse.

“Relativamente às outras personagens, o seu aparecimento não será tão frequente como o de Nemésio, já que são personagens cuja vida e obra não é tão conhecida e cujo estudo ainda não está aprofundado. Com este projeto, pretendemos aprofundar esse conhecimento, mas, enquanto no caso de Nemésio existem registos e pessoas ainda vivas que privaram com ele, o que facilitou a recolha dos seus trejeitos, posturas e fala, no caso destas, as fontes são mais escassas, o que reduz a margem de manobra para a caracterização”, adiantou o responsável municipal.

O projeto “Figuras d’Outrora”, onde se inclui “Nemésio Por Inteiro”, enquadra-se nos planos municipais de dinamização cultural e de dinamização turística.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt