Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
No II Seminário Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Roberto Monteiro defendeu que “a questão da sustentabilidade tem que ser um objetivo cívico”
05 junho 2014

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória defendeu o papel ativo que a sociedade deve ter na questão da sustentabilidade, no âmbito do II Seminário Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que decorreu esta quinta-feira, dia 05, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, promovido pela empresa municipal Praia Ambiente, em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores.

O autarca referiu também que a questão do ambiente e desenvolvimento sustentável pode ter diversas perspetivas, dando principal destaque à gestão da água, dos resíduos e à produção agrícola.

“Por um lado há a responsabilidade de quem gere a sustentabilidade dos recursos e por outro lado, tem de haver uma responsabilidade cívica. A questão-chave é até que ponto a sociedade pretende uma política de sustentabilidade ambiental”, defendeu Roberto Monteiro.

O presidente do Município fez também referência à empresa intermunicipal TERAMB, relativamente à questão da valorização energética e à BioAzórica pela sua perspetiva de produção de alta qualidade e preocupação com a sustentabilidade.

Ao longo da sua intervenção, o autarca lançou ainda quatro desafios a ter em atenção no que concerne à sustentabilidade, nomeadamente a questão de definir com clareza o que está assegurado pela parte pública e o que é de domínio da parte privada; o fato da componente da inovação ter de ser uma opção; a questão da cooperação integrada, que deve existir entre todos os agentes do sector; e a questão da viabilidade dos agentes, em que cada um tem de ter uma componente de receita que cubra a despesa que tem a operar para poder garantir a sustentabilidade.

Participaram também do Seminário o Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores, Hugo Pacheco, que abordou o tema “Regulação e Qualidade da Água: Novas Perspetivas nos Açores”; João Rodrigues, representante do grupo Hubel, com a questão da “Abordagem de formas de gestão inovadoras na diminuição de água não faturada. Aplicação de exemplos práticos operacionais numa entidade gestora para a diminuição de perdas.”; Mário Alves, da Universidade dos Açores, que abordou o assunto “Utilização

Industrial da Biomassa Florestal”; Paulo Monjardino, vogal do Conselho de Administração da TERAMB, que falou sobre a “Central de Tratamento e Resíduos da Ilha Terceira”; e por último Mónica Oliveira, Presidente da Bio Azórica, que abordou a questão da “Sustentabilidade da água, energia e solo na agricultura biológica”.

A sessão de encerramento ocorreu pelas 13h15 e contou com a presença do Diretor Regional do Ambiente, Hernâni Jorge, e da Vice-Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Paula Ramos.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt