Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Tibério Dinis no encerramento da Universidade de Verão do IAEERI, Dossier “Base das Lajes” tem de ter desfecho rápido para acabar com incertezas das pessoas e empresas do Concelho
18 julho 2014

O Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória responsabiliza o Governo da República e dos Estados Unidos por manterem o silêncio e as incógnitas relativamente à redução do efetivo militar norte-americano na Base das Lajes, provocando com isso agravadas incertezas e receios nos habitantes e empresas do Concelho da Praia da Vitória.

Tibério Dinis, que intervinha na sessão de encerramento da Universidade de Verão, promovida pelo Instituto Açoriano de Estudos Europeus e Relações Internacionais (IAEERI), que decorreu, na manhã de sexta-feira, 18, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, considera que essa é uma das consequências mais graves já concretizadas, a que se juntam os prejuízos efetivados devido às medidas de redução já implementadas.

“O dealbar deste século fica marcado por uma suposta diminuição da importância geoestratégica dos Açores, com especial incidência, na presença norte-americana. O pior a acontecer para a Praia da Vitória, para as suas gentes e para a Região, é a atual incerteza sobre o desfecho do dossiê da Base das Lajes. Uma incerteza que preocupa as famílias e assombra as empresas que pretendem investir”, enfatizou.

“Estamos cientes que, apesar da dificuldade, só um desfecho rápido sobre aquele que será o futuro da Base das Lajes permitirá a realização de investimento reprodutivo e a criação de emprego sustentável”, sublinhou.

O responsável municipal apelou também para que a pressão junto da administração americana se mantenha, visando a concretização de contrapartidas justas e equivalentes às vantagens que os militares americanos usufruem no Concelho.

Tibério Dinis enumerou o conjunto de contrapartidas pela diminuição da presença militar norte-americana, nomeadamente a libertação de parte substancial da zona terrestre do porto americano, permitindo a instalação de investimentos na área da náutica de recreio; o reforço da competitividade da base para escalas técnicas, através da introdução das mesmas condições atribuídas ao aeroporto de Santa Maria; a criação do Centro de Formação Técnica e Superior em Meteorologia Operacional, proposta pela Universidade dos Açores; e a aplicação de fundos de investimento no Concelho, com vista à captação de investimentos externos e ao reforço das exportações.

Na sua intervenção, considerou que as Relações Internacionais, para a Terceira, e mais especificamente para a Praia da Vitória, estão intimamente ligadas com a Base das Lajes e que essa potencialidade não pode ser descurada a nível governativo.

“Devemos assumir a importância estratégica da posição das Lajes no contexto regional; devemos assumir a importância estratégica dos Açores no contexto nacional; e devemos assumir a importância geoestratégica dos Açores no mundo contemporâneo. Sendo que tal posição deve ser estudada e delineada por nós próprios, enquanto açorianos e portugueses”, frisou.

Participaram também na Cerimónia de Encerramento da Universidade de Verão o Dr. Rodrigo Oliveira, Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas; o Dr. Jorge Gabriel, Administrador da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento; o Dr. João Aranda e Silva, Fundador e Presidente do Instituto Açoriano de Estudos Europeus e Relações Internacionais; e a Dra. Ana Ourique Nogueira, Coordenadora da Comissão organizadora da Universidade de Verão.

A Universidade de Verão foi promovida pelo Instituto Açoriano de Estudos Europeus e Relações Internacionais (IAEERI).

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt