Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Na abertura do II Congresso Internacional de Carnaval, Tibério Dinis destaca papel fulcral do Museu Hélio Costa na potenciação da Cultura Terceirense
30 janeiro 2020

O Museu Hélio Costa é um pilar importante na potenciação das tradições do Carnaval, na medida em que contribui para a dinamização cultural da ilha Terceira. A ideia foi transmitida pelo Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, na sessão de abertura do II Congresso Internacional de Carnaval, que decorreu esta quinta-feira,30, na Sociedade Progresso Lajense, na Vila das Lajes.

“Esta infraestrutura é extremamente rica na transmissão de conhecimentos relacionados com a maior manifestação de teatro popular do mundo pelas especificidades que detém, reforçando a manutenção desta tradição genuinamente vivida na Ilha Terceira, local único no mundo onde ninguém fica indiferente à criatividade presente nos diversos palcos existentes”, sublinha o autarca praiense.

“O Museu, cujo nome é inspirado numa das maiores personalidades da Ilha Terceira, Hélio Costa, como forma de agradecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do Carnaval, está no caminho certo para integrar a rede regional de promoção da cultura, bem como se tornar uma referência a nível nacional no futuro pelas suas especificidades tradicionais”, referiu.

Na ocasião da sessão de abertura, o edil praiense felicitou a Junta de Freguesia da Vila das Lajes pela organização do Congresso Internacional do Carnaval, destacando todo o trabalho desenvolvido em prol desta tradição.

“A Junta de Freguesia das Lajes tem desempenhado um papel importante na projeção do Carnaval, e a concretização deste evento é prova disso. Neste local, e até 01 de fevereiro, temos um espaço aberto ao debate e com excelentes painéis no sentido de apurar eventuais soluções para os desafios que se impõem no sentido de melhor conhecermos o carnaval, para assim, o preservar e projetar”, acrescentou.

“Continuamos a acreditar na importância de promover o que é nosso, no fundo o que de melhor nos caracteriza como Povo. Este é um dever de todos nós enquanto entidades, pelo que a união de esforços é sempre o melhor caminho para a coesão cultural, integrando sempre a identidade praiense”, afirmou.

O Congresso Internacional de Carnaval decorre até ao dia 01 de fevereiro, na Sociedade Progresso Lajense.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt