Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, Câmara Municipal avança com candidatura a fundos europeus visando sustentabilidade dos areais da Praia da Vitória
31 janeiro 2020

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória anunciou, esta sexta-feira, que “até ao final do segundo trimestre do ano em curso” estará concluída e será submetida aos fundos comunitários do programa LIFE, uma candidatura de 1,2 milhões de euros que visa garantir a sustentabilidade dos areais da Praia da Vitória.

Na sessão de abertura de um Seminário promovido pelo Município, no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas (que se assinala a 2 de fevereiro), Tibério Dinis revelou também que, “até ao final do ano, o Paul da Pedreira do Cabo da Praia será candidatado à distinção internacional da Convenção RAMSAR”.

“Do ponto de vista estratégico estamos a trabalhar para até ao final do segundo trimestre deste ano, submetermos uma nova candidatura ao programa europeu LIFE, denominada Sustentabilidade dos Areais da Praia da Vitória, com o objetivo de, com a mesma linha de financiamento e com a mesma estratégia de prevenção e sustentabilidade ambiental que tivemos com os pauis, olharmos para os nossos areais”, afirmou.

O edil lembrou a extensão e beleza destes areais no início do século XX, para constatar que “hoje resta uma pequena fração deste areal, por força da ação humana, dos portos e pontões que foram construídos, mas também das alterações climáticas”, pelo que, entende, “devemos deixar às gerações futuras as praias de areia que deram nome à Cidade”.

“Portanto, alinhados na estratégia europeia assente nos eixos do programa LIFE, pretendemos candidatar este projeto, para trabalharmos na sustentabilidade destes areais, estando nós a falar de um projeto total de cerca de 1,2 milhões de euros, 50% dos quais serão cofinanciados por fundos europeus”, revelou.

Tibério Dinis advertiu que “este novo projeto não é autónomo ou diferente do projeto de recuperação dos pauis”, considerando que “deve ser visto como uma segunda fase do projeto dos pauis, até porque temos o Paul do Belo Jardim com sistema dunar, havendo uma ligação íntima entre o Paul e o areal da Praia da Riviera e, porque do ponto de vista quer da fauna, como da flora e da própria sustentabilidade ecológica, ambas as infraestruturas estão ligadas pela sua natureza, nomeadamente também o Paul da Cidade fazia ligação com o areal da chamada Praia Grande”.

Para além de reconhecer o trabalho da equipa técnica do Município que foi pioneira nos Açores no aproveitamento de fundos europeus destinados à recuperação destes ecossistemas, de agradecer a forma empenhada e até voluntária como muitos investigadores e docentes universitários se têm dedicado ao projeto de recuperação dos pauis e de fazer o balanço do trabalho dos anos que conduziram à realidade atual, o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória adiantou ainda que a Autarquia “está a aguardar pela abertura da plataforma RAMSAR, este ano, para submeter a candidatura do Paul da Pedreira do Cabo da Praia àquela Convenção, pois mais do que um galardão, é um reconhecimento internacional pelo trabalho aqui desenvolvido”.

Por fim, Tibério Dinis revelou também que, após a intervenção de que será alvo no âmbito do projeto de prolongamento da Marginal da Praia da Vitória, o Paul do Belo Jardim “deverá ser candidatado à Convenção RAMSAR em 2021… Não é uma promessa. É um objetivo”, disse.

Recuperação dos pauis da Praia é história de pioneirismo regional

Os pauis da Praia da Vitória são garantia de equilíbrio e sustentabilidade ambientais, reconhecidos a nível nacional e internacionalmente (O Paul da Praia da Vitória é reconhecido pela Convenção RAMSAR e o projeto levou a que a Autarquia fosse distinguida com o galardão de ‘Município do Ano 2018’).

Recorde-se que o Município praiense foi pioneiro a nível regional como entidade beneficiadora dos projetos financiados ao abrigo do Programa LIFE + da União Europeia, através do desenvolvimento do projeto “Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória – LIFE CWR”. Com este projeto foi feita a restauração e aumento da sustentabilidade dos pauis da Praia da Vitória, nomeadamente o Paul da Praia da Vitória, a recuperação da zona húmida do Belo Jardim e o Paul da Pedreira, na freguesia do Cabo da Praia.

Para além destes trabalhos ecológicos, o projeto LIFE CWR levou à edificação de um Centro de Interpretação Ambiental (que tem funcionado como um promotor da educação ambiental no Concelho e na Ilha), possibilitando um aumento do conhecimento popular sobre zonas húmidas costeiras e potenciando a Praia da Vitória como nicho do turismo ornitológico.

Pode-se saber mais sobre as zonas húmidas da Praia da Vitória no site do Projeto LIFE CWR (www.lifecwr.com) que aposta na interatividade.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt