Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Investimento nas zonas balneares da Praia da Vitória, Obras no Bar do Abismo prontas a 1 de junho e Praia dos Sargentos com Bandeira Azul em 2020
18 fevereiro 2020

A Câmara Municipal da Praia da Vitória continuará a realizar “um grande investimento” nas zonas balneares do Concelho, pretendendo dar continuidade à melhoria da qualidade das mesmas, que “têm vindo a receber um conjunto de prémios regionais e nacionais”.

A garantia é de Tibério Dinis, Presidente do Município praiense, que visitou as obras em curso no Bar do Abismo e instalações de apoio à zona balnear dos Biscoitos, que estão a ser intervencionadas no sentido da sua requalificação e ampliação, num investimento superior a 100 mil euros.

“A Câmara Municipal tem vindo a realizar um grande investimento em tudo o que concerne às zonas balneares e à qualidade das mesmas, tendo vindo a receber um conjunto de prémios regionais e nacionais que distinguem a sua qualidade. A zona balnear dos Biscoitos foi uma delas, pois, em 2019, foi a primeira zona balnear dos Açores a receber o galardão nacional de Praia + Acessível. Agora, e na sequência de um desejo antigo, estamos a trabalhar para que, na próxima época balnear, possamos ter o Bar do Abismo requalificado e ampliado”, disse o autarca.

Em traços gerais, para além das melhorias significativas a introduzir em instalações de apoio à zona balnear, como as instalações sanitárias (incluindo para pessoas com mobilidade reduzida), o investimento municipal no Bar do Abismo vai ampliar as zonas de serviço e de convívio, nomeadamente, triplicando a área de esplanada e aumentando em quatro vezes a área de cozinha, face ao existente.

O renovado Bar do Abismo será, em 2020, e à semelhança do último ano, explorado diretamente pela Cooperativa Praia Cultural, tendo a obra um prazo de execução de três meses, prevendo-se a sua abertura para o dia de arranque oficial da época balnear 2020 na Praia da Vitória, ou seja, dia 1 de junho.

Isto porque, prosseguiu o edil, “a Praia da Vitória quer continuar a ser o Concelho dos Açores onde a época balnear começa mais cedo, a 1 de junho, como queremos continuar a ser o Concelho dos Açores com mais zonas balneares distinguidas com a Bandeira Azul e com mais bandeiras de Praia Acessível”.

Praia dos Sargentos com candidatura

a Bandeira Azul

Tibério Dinis anunciou, neste sentido, que a Autarquia candidatou a Praia dos Sargentos, na baía da cidade, a Bandeira Azul da Europa em 2020, o que contribuirá para o desiderato de a Praia da Vitória ser o Concelho dos Açores com mais galardões de qualidade das águas das suas zonas balneares.

Por outro lado, o edil referiu também que, na próxima época balnear, vão ser alargados os horários de vigilância das zonas balneares do Concelho, uma vez que os nadadores salvadores vão passar a estar em permanência das 10h00 às 19h00, todos os dias, nas zonas balneares com vigilância.

Fonte das Pombas

e Calheta dos Lagadores

Por fim, mas não menos importante, Tibério Dinis revelou, também, que já recebeu a aprovação da Direção Regional dos Assuntos do Mar para a realização de análises, durante todo o ano, à qualidade da água na Fonte das Pombas e na Calheta dos Lagadores, na freguesia dos Biscoitos.

“Recebemos a aprovação da Direção Regional para fazermos as análises obrigatórias a podermos obter a classificação de águas balneares para estas zonas. Depois disso, a Câmara Municipal pode avançar com os investimentos em infraestruturas de apoio, como instalações sanitárias e zonas de solário, para, futuramente, termos mais duas zonas balneares no Concelho e, em particular, na freguesia dos Biscoitos”, afirmou Tibério Dinis.

Inscrições abertas para curso

de Nadadores Salvadores

Entretanto, estão abertas, até ao próximo dia 3 de março, as inscrições para o curso de nadador salvador que vai realizar-se na Praia da Vitória, entre 5 de março e 7 de abril, ministrado pela Escola de Formação de Nadador-Salvador Profissional da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS).

Os candidatos a estas formações têm de ter 18 anos à data de início do curso, a escolaridade obrigatória, de acordo com a data de nascimento, e ainda passar na prova de admissão. Mais informações em www.fepons.org/?fepons=page&pagina_id=20

Tibério Dinis, lançou ainda um apelo “apelo a todos os interessados – jovens, pessoas desempregadas, disponíveis em ter um part-time durante o verão – para que se inscrevam nos cursos de nadadores salvadores para poderem obter as certificações necessárias e assim estarem em condições de fazer parte da época balnear na Praia da Vitória”.

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt