Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Encontro de cuidadores de idosos com dependência, Tibério Dinis diz que futuro obriga a maior investimento para cuidar com dignidade os idosos
06 março 2020

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, considerou, esta sexta-feira, que a sociedade açoriana terá que preparar o futuro das pessoas idosas com dependência “reforçando o investimento público em formação de cuidadores e em infraestruturas de apoio”, porque “já existem idosos a tomar conta de idosos”.

Discursando na sessão de abertura do Encontro “Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental”, uma organização conjunta da Escola Secundária Vitorino Nemésio, da Cooperativa Praia Cultural, da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores (Secção de Angra do Heroísmo) e do Lar D. Pedro V, que se realizou na Escola Profissional da Praia da Vitória, o edil registou como positivo o trabalho que “associações, instituições particulares de solidariedade social, autarquias e Governo Regional tem vindo a desenvolver”, mas considerou ser preciso mais.

“Hoje é comum vermos pessoas que não sendo velhas estão já dentro dos parâmetros de idoso a cuidarem de outros idosos. Quantos de nós já não viram os filhos, na casa dos 60 anos, a cuidar dos pais que vão nos 80, 90 anos? Esta é uma realidade na Praia da Vitória e em toda a Região. Temos que ter a capacidade de prever as necessidades do futuro”, afirmou.

Neste sentido, o Presidente do Município enalteceu a organização deste encontro na Praia da Vitória, reconhecendo que este “é o passo essencial, a formação de novas gerações de cuidadores”.

“As novas gerações estão pressionadas pelas exigências dos novos tempos, dos horários, dos trabalhos… Aqueles que se reformam e ficam a tomar conta dos idosos, quando acabam de o fazer, muitas vezes, são os que já precisam de cuidados. Assim, será necessário criarmos mecanismos alargados de cuidados de pessoas até mais tarde”, referiu, apontando o impacto do aumento da esperança média de vida e a melhoria das condições de qualidade de vida.

“Devemos dotar cada uma das localidades com os meios necessários. Se não tivermos a capacidade de prever as nossas necessidades a médio/longo prazo, então não teremos a capacidade de ter os profissionais devidamente formados para quando a população precisar de cuidados”, advertiu o autarca.

“No futuro, a 5, 10 anos, é necessário o reforço significativo de pessoas e meios para cuidar de pessoas idosas. Teremos que reforçar os quadros de pessoal e as infraestruturas, temos que reforçar a componente da formação, e este trabalho que hoje já se está a aqui a realizar é salutar”, registou Tibério Dinis.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt