Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Proteção de pessoas e bens, Câmara Municipal da Praia da Vitória reforça atuação na prevenção de riscos da rede hidrográfica
18 dezembro 2020

A Câmara Municipal da Praia da Vitória, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, reforçou a sua atuação na prevenção de riscos ao nível da rede hidrográfica do Concelho, visando a correção de situações que foram identificadas como podendo evidenciar perigo contra pessoas e bens em situações associadas a fenómenos meteorológicos adversos.

Segundo Raquel Borges, Vereadora responsável pela tutela do Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV), a atuação da Câmara Municipal resulta “de um trabalho aturado, realizado ao longo dos últimos meses, de identificação, sinalização e fiscalização do estado das ribeiras, bueiros, sumidouros, habitações expostas a situações de risco e estradas vulneráveis”.

“O SMPCPV tem realizado um trabalho de fiscalização de forma constante, ao longo deste ano, cujo objetivo foi o de verificar e monitorizar o estado das ribeiras no Concelho. Temos sinalizadas algumas situações que apresentam algum perigo, havendo a necessidade de as mesmas serem corrigidas”, frisou.

Assim, afirmou, “reforçou-se todo um trabalho de prevenção ao nível da rede hidrográfica do Concelho da Praia da Vitória, dos Biscoitos ao Porto Martins, que visa atenuar o risco de eventuais danos em bens materiais e nas pessoas devido à ocorrência de cheias rápidas e outras consequências associadas a fenómenos meteorológicos adversos”.

Este trabalho “de sinalização e fiscalização constantes e de correção de algumas situações de potencial risco” tem vindo a ser efetuado pelos operacionais do Serviço Municipal de Proteção Civil, “muitas vezes, em estreita articulação com a Delegação da Ilha Terceira da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, o Serviço de Ambiente da Ilha Terceira e com as Juntas de Freguesia”, salientou Raquel Borges.

Com este trabalho alicerçado no plano de prevenção de riscos ao nível da rede hidrográfica da Praia da Vitória, segundo a Vereadora competente, “pretende-se avaliar e intervir em locais de risco através da concretização de ações concretas e de visitas periódicas às ribeiras, assim como reportando as necessidades junto da entidades competentes”.

Especificando, Raquel Borges identifica que, “no âmbito das intervenções nas ribeiras, estas têm sido alvo de limpeza, desobstrução e remoção de detritos vários que impedem o regular escoamento das águas, principalmente, nas passagens hidráulicas (pontes), havendo ainda o corte e remoção de material vegetal existente no leito e margens dos cursos de água, para diminuir os problemas causados pelas cheias”.

Segundo a responsável municipal praiense pelo Serviço de Proteção Civil “estas medidas de prevenção revelam-se de extrema importância”, pelo que as mesmas têm vindo a ser realizadas “de forma regular e devem ser concretizadas sempre com o objetivo de promover a segurança e o bem-estar de pessoas e bens”.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt