Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Em memória das vítimas da peste de 1599, Câmara Municipal da Praia da Vitória renova o compromisso com a celebração da missa em honra de São Sebastião
13 janeiro 2021

No próximo domingo, dia 17 de janeiro, será realizada, pelas 12h00, na Igreja Matriz da Praia da Vitória, a tradicional missa em honra de São Sebastião, cumprindo-se assim, mais uma vez, o compromisso assumido pela Câmara Municipal da Praia da Vitória de lembrar as vítimas da peste do final do século XVI.

O ano de 1599 ficou marcado por uma epidemia “de peste do oriente” que vitimou mortalmente mais de sete mil pessoas na ilha Terceira, de mais de 30 mil pessoas que adoeceram com o surto.

Reza a história que a epidemia teve origem numa arca com fazenda que desembarcou em Angra do Heroísmo e que terá sido aberta, a 15 de abril de 1599, na Rua da Esperança. A partir daí, a peste alastrou, tendo sido identificada na Praia em maio daquele ano, tendo então sido criada a primeira Casa de Saúde. A violência da epidemia foi de tal ordem que os registos indicam que, “em poucos dias, só na freguesia da Matriz, matava mais de 700 pessoas”, lê-se no Boletim n.º 4 do Instituto Histórico da Ilha Terceira, de 1946.

Ora, perante tal calamidade, que durou até 20 de janeiro de 1600, tomaram as Câmaras da ilha, por padroeiro São Sebastião, tendo-se, durante muitos anos, assinalado na ilha a festividade em honra do Santo.

Foi então aprovado um voto, no final do século XVI, que preconizava a realização de uma homenagem às mais de sete milhares de vítimas mortais da peste, compromisso assumido pelas autarquias e que, em particular, a Câmara Municipal da Praia da Vitória renovou em 1962 e reconfirmou em 1973.

Anualmente, o Município praiense mantém o compromisso de mandar celebrar uma eucarística em memória das vítimas da peste de 1599, facto que sucederá no próximo domingo, na Igreja Matriz da Praia da Vitória.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt