Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
De 07 a 09 de junho Sete, municípios nacionais debatem Economia para a circularidade na Praia da Vitória
07 junho 2022

A Praia da Vitória acolhe, entre esta terça-feira, dia 07, e quinta-feira, dia 09, a reunião dos sete municípios portugueses integrados na rede Circular Net, plataforma que visa apoiar os municípios e as suas comunidades na transição para uma economia circular.

Além da Praia da Vitória, Figueira da Foz (cidade líder da rede), Arcos de Valdevez, Guarda, Monforte, Moura, Tavira e Vila Nova de Famalicão são os municípios que integram esta rede.

No que concerne à vertente ambiental, e sendo a Praia da Vitória uma cidade circular, a autarquia praiense e a empresa municipal Praia Ambiente apostam na valorização dos resíduos, sensibilizando a comunidade para aquelas que são as boas práticas de circularidade dos mesmos, garantindo-lhe uma segunda vida.

A aposta a nível concelhio passa, e considerando a política do 3R´s (reduzir, reutilizar e reciclar), pela consolidação do projeto de biorresíduos a nível local, assim como a envolvência das escolas no processo de compostagem.

O vice-presidente da autarquia praiense, Ricky Baptista, salienta a importância desta iniciativa na “partilha de conhecimentos entre entidades e cidades, fundamental para conseguirmos superar os desafios. Focados na sustentabilidade, temos de caminhar em direção a uma economia circular. Isto não significa apenas aumentar os valores da reciclagem, mas conseguir fazer uma gestão eficiente dos recursos”.

Segundo Tiago Borges, administrador da empresa municipal Praia Ambiente, “os resíduos ainda são vistos como algo sem valor, o que não é verdade, e é por isso que estamos a trabalhar em várias frentes, no sentido de mudar hábitos. A nossa campanha mais recente é a dos Biorresíduos, sendo uma aposta também a compostagem nas escolas, projetos que serão trabalhados nestas reuniões e que, gradualmente, pretendemos dinamizar junto da comunidade”.

Nestes dias, e considerando a temática central “Economia Circular”, serão avaliados os projetos a implementar e os já em curso, assim como realizadas atividades que promovam a capacitação e a aprendizagem coletiva sobre o tema. Está ainda prevista uma ação “deep-dive”, que envolverá a capacidade de cada um dos municípios em mergulhar numa situação à procura de soluções ou novas ideias.  

Este encontro integra um ciclo de oito reuniões de âmbito intermunicipal, a fim de potenciar a partilha de experiências e conhecimentos entre todos nas diferentes cidades, contribuindo para uma maior envolvência dos municípios presentes na rede.

A Praia da Vitória vai receber estes parceiros no âmbito da reunião da Rede CircularNet - Plataforma para a Circularidade: Comunidade, Empresas e Ambiente Natural. O evento contará com a visita às empresas BioFontinhas e Teramb, relacionadas com a recolha, tratamento e reutilização de resíduos.

Este está integrado numa candidatura feita à Iniciativa Nacional Cidades Circulares (INC2) da Direção-Geral do Território. Tem o apoio da Agência Portuguesa de Ambiente, da Direção Regional de Ambiente e Alterações Climáticas, e do Instituto de Investigação e Tecnologias Agrárias e de Ambiente da Universidade dos Açores. 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt