Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Turismo
Candidatura aprovada na GRATER em fase de implementação, Câmara Municipal da Praia prepara valorização turística do conceito Nemesiano de Açorianidade
23 outubro 2023
Até meados de 2024, deverão estar disponíveis duas novas exposições sobre a vida e obra de Vitorino Nemésio, dando continuidade ao trabalho de valorização do escritor praiense. A confirmação foi dada pela Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, no final de uma reunião para balanço da candidatura da Autarquia à GRATER intitulada “Nemésio – Do Quotidiano das Gentes à Açorianidade”.
 
Segundo a autarca, o projeto engloba dois espaços de visitação – a Casa Museu Vitorino Nemésio e a Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro (instalada na Casa das Tias) -, a serem intervencionados no âmbito do apoio já aprovado.
 
“Por um lado, haverá a requalificação da exposição sobre Vitorino Nemésio na Casa Museu, introduzindo-se novos conteúdos, melhorando o circuito de visitação, e, acima de tudo, reforçando a componente de promoção sobre a vida e obra do autor, particularmente junto da comunidade infantojuvenil. Por outro lado, na Casa das Tias, teremos um circuito expositivo sobre os escritos de Nemésio sobre a Açorianidade. Aproveitaremos o jardim da Casa das Tias para disponibilizar a informação sobre esse conceito tão central na nossa identidade”, explica Vânia Ferreira.
 
“Por exemplo, entre outras virtudes, o projeto inclui a criação de um espaço dedicado a atividades infantojuvenis no jardim da Casa Vitorino Nemésio, o qual terá também uma componente de polivalência, permitindo outras atividades; garante a requalificação do imóvel, conferindo-lhe maior qualidade para receção dos visitantes e equipamentos de conservação da infraestrutura e do espólio presente; e inclui a criação de conteúdos e materiais que valorizem a experiência de quem visita a casa museu”, pormenoriza a edil.
 
“Depois, este projeto introduz uma componente que valorizamos muito: a dinamização e apresentação dos textos fundacionais do conceito de Açorianidade, que Nemésio trouxe para a nossa reflexão comunitária. Na cidade de Nemésio, não é aceitável que esse enorme contributo do escritor não estivesse disponível. O projeto que candidatamos à GRATER inclui, por exemplo, a compilação, em livro, dos textos fundacionais deste conceito, assim como a disponibilização do histórico dessa reflexão em exposição, a localizar no jardim da Casa das Tias, um espaço desaproveitado que queremos dinamizar”, sublinha.

Segundo a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, até ao final do ano, deve ocorrer a intervenção de construção civil na Casa Vitorino Nemésio.
 
“Essa ação implica que tenhamos o acesso e a disponibilidade do espólio e da exposição condicionadas. Teremos o cuidado de minimizar ao máximo essa situação. Estamos agora na fase de contratação dos serviços, para que os trabalhos se iniciem o mais depressa possível”, adianta.
 
“O quadro cronológico de todo o trabalho – trabalhos na casa museu e formulação e instalação das exposições – impõe termos tudo concluído, o mais tardar, no primeiro semestre de 2024. O nosso objetivo é ter este projeto concretizado o mais depressa possível”, conclui.
 
Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 23 de outubro de 2023

Notícias Relacionadas

Turismo
19 janeiro 2023
Valorização do património histórico e turístico do Concelho, Câmara Municipal da Praia requalifica forno da telha na Boavista
A Câmara Municipal da Praia da Vitória procedeu à requalificação do Forno da Telha, localizado na Boavista, à entrada do centro urbano.
Turismo
01 março 2023
Presidente da Câmara da Praia na abertura da BTL2023, “Ilha Terceira tem experiências únicas para oferecer a quem nos visita”
As experiências que a ilha Terceira pode oferecer a quem a visita estão em evidência até ao próximo domingo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começou hoje, dia 01, Lisboa. “São experiências que nos diferenciam enquanto ilha e concelhos, mas também que nos agregam ao todo arquipelágico”, sublinha a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que participa na abertura da feira na FIL.
Turismo
06 junho 2023
Projeto dos GAL cria plataforma de divulgação regional, Informação turística do Concelho reunida na app Azores Smart island
A partir de hoje, os pontos turísticos do concelho da Praia da Vitória estão disponíveis na aplicação móvel Azores Smart Island, que congrega e disponibiliza informação de todas as ilhas em várias línguas e é um contributo fundamental para a digitalização da oferta turística regional, por ilha, por concelho e por freguesia.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt