Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Assembleia Municipal
Plano 2024-2026 na Assembleia Municipal: Praia Ambiente com investimento superior a 7M€ na melhoria do abastecimento de água e recolha de resíduos no Concelho
15 dezembro 2023
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o plano de investimentos da Praia Ambiente E.M. para o período 2024-2026 permite um reforço significativo na melhoria do abastecimento de água e na recolha de resíduos no Concelho.

Vânia Ferreira, que apresentou o pacote de investimentos na reunião da Assembleia Municipal, que decorreu na sexta-feira, dia 15, na Casa do Povo da Vila das Lajes, destaca a intervenção no subsistema Agualva-Praia, que permitirá reforçar as origens de água e a consequente redução do uso dos furos instalados nas imediações da Base das Lajes.

“Falamos de um investimento superior a cinco milhões de euros, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, cujo protocolo de colaboração financeira assinaremos no início de 2024. Este investimento plurianual, a ocorrer entre 2024 e 2026, permitir-nos-á reduzir, paulatinamente, o uso da água extraída por furos nas imediações da Base das Lajes, garantindo maior segurança no abastecimento”, argumenta a autarca.

O plano de investimentos da empresa municipal inclui também o projeto de otimização hidráulica em todo o Concelho, visando a redução de perdas e, consequentemente, poupanças nos recursos hídricos locais.

“Este investimento está orçado em 700 mil euros, a candidatar ao programa operacional Açores 2030, estando previsto que a sua primeira fase ocorra na zona dos Biscoitos”, explicou Vânia Ferreira aos deputados municipais.

A Presidente da Autarquia destacou ainda a intervenção na Canada dos Guardanapos, na Vila Nova, onde se inclui a remodelação da rede de águas e a pavimentação de toda a estrada, assim como os procedimentos para resolução de problemas e ineficiências no Caminho das Faias (Vila Nova), no Caminho Vinhas do Mar e na Canada do Caldeiro (Biscoitos), na Canada da Pechita (Vila das Lajes) e no Pico Viana (Fonte do Bastardo).

“Esta planificação inclui ainda a implementação de novos circuitos de recolha de resíduos sólidos urbanos e o reforço da recolha de resíduos seletivos, com a operação de mais uma viatura, cuja aquisição foi cofinanciada pelo programa operacional Açores 2020, num investimento global de 214 mil euros”, ainda Vânia Ferreira.

O plano de investimentos da Praia Ambiente engloba também a instalação de painéis solares na sede da empresa municipal e na Estação de Tratamento de Resíduos, no âmbito de uma candidatura ao programa Solenerge, e a continuação de reforço dos equipamentos de deposição de resíduos na via pública.

“Trata-se de um ambicioso plano de investimentos, orientado para a otimização dos recursos, a bem da população. E tudo sem que ocorra qualquer aumento no tarifário da Praia Ambiente para 2024”, sublinha a Presidente da Autarquia.

Nesta Assembleia Municipal, onde foi aprovado o orçamento municipal para 2024 (com um valor global de 13,8 milhões de euros), foi aprovada também nova alteração ao Regulamento Municipal de Apoio às Juntas de Freguesia, onde foi aumentado o valor do apoio municipal para obras de requalificação dos cemitérios (de cinco mil para dez mil euros); e passou a anual o apoio municipal a projetos de interesse público das autarquias locais, nomeadamente nos focados na gestão de riscos e salvaguarda das populações e no património classificado nas freguesias.

“Com estas alterações, continuamos o reforço das transferências e apoios municipais às nossas Juntas de Freguesia, que têm um trabalho meritório de proximidade junto das comunidades do Concelho”, considera Vânia Ferreira.

Gabinete de Comunicação
Praia da Vitória, 15 de dezembro de 2023

Notícias Relacionadas

Assembleia Municipal
28 dezembro 2022
Assembleia Municipal vota contra propostas da Autarquia para equilibrar contas, Câmara da Praia prepara Orçamento Retificativo para acomodar chumbo ao aumento do IMI e da Derrama
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, confirma a necessidade de retificação do Orçamento Municipal para 2023, devido à não aprovação pela Assembleia Municipal do aumento da taxa de IMI e do fim das isenções da derrama aos lucros das empresas no Concelho.
Assembleia Municipal
27 fevereiro 2023
Revisão aprovada em reunião da Assembleia Municipal Redução de verbas para a CPC e receita extraordinária do IMT equilibram Orçamento Municipal da Praia da Vitória
A Assembleia Municipal da Praia da Vitória aprovou, esta segunda-feira, dia 27, a primeira revisão do Orçamento Municipal de 2023, repondo o equilíbrio orçamental após a não aprovação do aumento do IMI e do fim da isenção da taxa de derrama, ocorrida na última reunião deste órgão municipal.
Assembleia Municipal
30 junho 2023
Reestruturação da Autarquia avança mais uma etapa AMPV aprova internalização na CMPV do passivo e ativos da Praia em Movimento e da SDCPV
A Assembleia Municipal da Praia da Vitória, aprovou, esta sexta-feira, dia 30, a internalização parcial da Cooperativa Praia Cultural (CPC) na Câmara Municipal, concretizando-se mais uma etapa do processo de reorganização e resolução da financeira da Autarquia.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt