Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Declarações concedidas pelo vereador da cultura ao jornal Diário Insular
16 outubro 2009

O Outono Vivo, festival cultural que se realiza na Praia da Vitória, é uma forma de atrair turistas fora da época alta. Quem o afirma é Paulo Cordoniz, vereador da Cultura da Câmara da Praia. De acordo com o vereador, “trata-se de uma forma de atrair gente à nossa terra numa época sempre menos dinâmica”.
De facto, um dos objectivos do “Outono Vivo, um mar de cultura” é fornecer um variado leque de “ofertas culturais, principalmente àqueles que não têm tantas oportunidades de se deslocar para outros centros”, continua Paulo Codorniz. Em termos turísticos “pode ser vantajoso, já que se trata da única actividade que se realiza nessa altura. Quem nos visita, tem a possibilidade de usufruir, durante dez dias, de instrumentos culturais que passam pela dança, música, literatura, teatro e até gastronomia”. Paulo Coderniz acredita ainda que o evento, que se realizará este ano de 30 de Outubro a 8 de Novembro, é proveitoso para a hotelaria, comércio e restauração.
O festival, que vai já na sua quarta edição, tem apresentado desde 2006 actividades como exposições, uma feira do livro, que este ano terá mais de 150 editoras representadas, um espaço gastronómico que conta com o apoio dos alunos da Escola Profissional da Praia da Vitória e que se designa “Cultura à mesa”, espectáculos e workshops. Nesta edição, o evento não apresentará peças de teatro, uma vez que na semana de 20 a 24 de Outubro irá realizar-se o festival de teatro Juvearte no auditório do Ramo Grande.
Fora do espaço da feira, também outras áreas são dinamizadas. É o caso das lojas da cidade que acolhem as “Montras de Arte”. Este ano, quem visitar a Praia durantes os dez dias do festival, poderá nas ver nas montras poemas de autores açorianos como Teófilo de Braga, Natália Correia ou Manuel Félix, ao contrário dos anos anteriores em que eram expostos trabalhos de pintura.

UM FESTIVAL CULTURAL

O conceito do Outono Vivo foi pensado pelas Edições Blu, uma editora com sede na Terceira criada em 1995. Paulo Codorniz diz tratar-se de “um projecto que temos procurado aperfeiçoar ao longo dos anos”.
Hoje o evento acolhe também o Festival do Ramo Grande, que de 31 de Outubro a 02 de Novembro apresentará a sua décima segunda edição e contará com nomes como Lonnie Smith, Júlio Pereira e Ivo Papasov & The Wedding Band.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt