Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
XI Feira de Gastronomia do Atlântico
22 abril 2010

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, anunciou hoje (22 de Abril de 2010), alterações no formato para a XI edição da Feira de Gastronomia do Atlântico, que decorre na Praia da Vitória no âmbito das Festas Concelhias.

De acordo com Roberto Monteiro, a Feira deste ano vai ficar marcada pela introdução de uma componente regional, significativa” e é uma decisão que ocorre devido a dois factores fundamentais, em primeiro lugar, porque o próprio público que ali se desloca aos milhares, ao longo dos anos, apesar de sempre realçar a qualidade do certame, também apontava para um défice de regionalização que agora se torna possível implementar.

O autarca afirmou aos jornalistas que “tendo em conta a decisão tomada pela autarquia, de, para já, deixar de haver a presença de um restaurante internacional, é devido à fraca viabilidade que esta presença acabou por ter, quer ainda por haver pouca procura deste género de restauração, por parte do público”.

Acresce a tudo isso, o facto de o restaurante internacional constituir uma componente financeira significativa na Feira de Gastronomia, e basta referir que o certame, este ano, terá um orçamento de 150 mil euros e que isso significa menos 50 mil euros do que no passado, a maior parte dos quais se prendem precisamente com a não vinda de um restaurante estrangeiro.

Por outro lado, e em virtude desta libertação de espaço, conseguiu-se introduzir algumas inovações, já pensadas de há alguns anos a esta parte, e que se prende com a criação de uma área onde poderão estar entre dez a doze representantes dos mais diversos produtos certificados, originários das várias ilhas dos Açores e que ficará colocado na entrada do recinto da Feira e que acabará por dar resposta, quer aos anseios desses produtores da Região, quer às expectativas do imenso público local e nacional, bem como proveniente da diáspora, que vinha reclamando a presença de mais produtos regionais originários das diversas ilhas do nosso arquipélago, disse Roberto Monteiro.

Ainda no âmbito desta componente regional, a Feira de Gastronomia do Atlântico passa a ter a partir desta XI edição a presença de um restaurante de uma das outras ilhas dos Açores, sendo que a próxima edição conta com a presença do restaurante micaelense “Rapa o Tacho” o que constitui também, por si mesmo, um reforço na vertente da presença de produtos regionais.

Gab. Pres.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt