Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Vereador da Câmara da Praia alerta, “Desenvolvimento económico não pode pôr em risco património natural”
09 julho 2010

As soluções que venham a ser encontradas para o desenvolvimento económico da Região não podem pôr em causa a salvaguarda do património natural do arquipélago. O alerta foi deixado, no final da tarde de quinta-feira, pelo vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória com responsabilidade nas áreas da Educação e Juventude, na mesa redonda sobre “Cidadania e Sustentabilidades para o século XXI – Caminhos para uma Comunidade Sustentável nos Açores”, que decorreu na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória.

Paulo Rocha, que presidiu a este debate, realçou que a preservação ambiental, a formação e a educação “são pilares estratégicos” para o desenvolvimento do concelho da Praia, da ilha e da Região. E que, “quando bem construídos, garantem-nos que a Cidadania e a Sustentabilidade serão características indeléveis da Comunidade”.

“Mas para que isso venha a ser uma verdade indubitável, é necessário apostar fortemente na Sensibilização da actual geração e – acima de tudo – na Educação dos mais novos. Para a Câmara Municipal da Praia da Vitória, o futuro deste Concelho, desta Ilha e desta Região, reside sobretudo na criação de uma forte consciência comunitária em defesa do Ambiente que nos rodeia; uma consciência capaz de encontrar soluções que conjuguem a salvaguarda do património que a Natureza nos legou e as necessidades do desenvolvimento ansiado pelas populações”, argumentou.

Para Paulo Rocha, uma boa estratégia neste sentido pode começar, por exemplo, pelo estudo da “eficiência energética e da sustentabilidade” das casas do Ramo Grande.

“[Estas habitações provam que] as gentes que aqui chegaram foram capazes de compreender os recursos das ilhas e estabeleceram-se nelas, organizando-se e organizando-as de acordo com as suas necessidades”, explicou Paulo Rocha.

“Se estudarmos os antigos costumes e tradições; se estudarmos o ambiente que nos rodeia, a sua biodiversidade e o potencial de cada recurso; no fundo, se estudarmos estas ilhas que habitamos, garantidamente encontraremos soluções para um desenvolvimento sustentável”, disse, apelando às escolas, às universidades, aos órgãos executivos autárquicos e regionais que reforcem o empenho na busca da sustentabilidade do desenvolvimento local e regional.

“Se cada uma das partes, no âmbito das suas competências, souber dialogar e, acima de tudo, interiorizar que tem uma palavra a dizer na salvaguarda do nosso património natural e na construção de uma comunidade cada vez mais sustentável, não duvido que o futuro dos nossos filhos estará assegurado”, sublinhou.

A mesa redonda que decorreu na quinta-feira, 08, insere-se no projecto coordenado pelo Conselho Nacional de Educação e co-financiado pela Fundação Luso-Americana, contando com mais de duas dezenas de entidades parceiras no arquipélago, entre eles a Câmara Municipal da Praia da Vitória.

O protocolo que regula este projecto foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, na terça-feira, 06, numa cerimónia que decorreu no Pico Gaspar, no interior da ilha.

Gab. Comunicação.

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt