Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Francisco Fagundes apresenta “A Lagoa dos Castores” na Academia da Juventude
29 dezembro 2010

O livro “A Lagoa dos Castores e outras Narrativas da Minha Diáspora”, da autoria de Francisco Cota Fagundes, é apresentado no dia 13 de Janeiro de 2011, às 20h00, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória.

Francisco Cota Fagundes é natural da freguesia da Agualva, residindo nos Estados Unidos da América, onde é professor catedrático na Universidade de Massachussetts Amherst.

O escritor açoriano Daniel de Sá, num comentário ao mais recente livro de Francisco Cota Fagundes, escreve: «Entre o drama e o burlesco, por vezes com uma efabulação cheia de humor, A Lagoa dos Castores e Outras Narrativas da Minha Diáspora contém, nas suas três dezenas de histórias, a vida tal como ela é. As tristezas e as alegrias, os sonhos e as desilusões, a comédia e o drama. Um daqueles livros que podem ajudar a libertar a literatura de Língua Portuguesa dos extremos entre os quais normalmente vacila».

“A Lagoa dos Castores e outras Narrativas da Minha Diáspora” é o mais recente trabalho literário de Francisco Cota Fagundes, que conta no currículo com cerca de uma centena de ensaios publicados em várias revistas, assim como vários livros.

Da sua obra literária destacam-se" A Poet's Way with Music: Humanism in Jorge de Sena's Poetry" (1988), "In the Begining There Was Jorge de Sena's GENESIS: The Birth of a Writher" (1991), "Metamorfoses do Amor: Estudos sobre a Ficção Breve de Jorge de Sena" (1999); e “Desta e da Outra Margem do Atlântico: Estudos de Literatura Açoriana e da Diáspora" (2003)”.

Assinou também a autobiografia “Hard Knocks: An Azorean-American Odyssey" (2000) e o volume "No Vale dos Pioneiros: Narrativas da Minha Diáspora" (2008).

Recentemente, concluiu uma segunda autobiografia, intitulada “Not Born to Be Happy: a Journey Through Darkness”, inspirada na luta do seu filho, Evan Anthony, contra um tumor no cérebro.

Francisco Cota Fagundes, como investigador universitário, tem-se dedicado, principalmente, à Literatura Portuguesa contemporânea, destacando-se os seus trabalhos sobre Fernando Pessoa, Jorge de Sena, Branquinho da Fonseca, Carlos de Oliveira, José Rodrigues Miguéis, Pedro da Silveira, Vitorino Nemésio e vários escritores da Diáspora norte-americana.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt