Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Quinta-feira, dia 06: Quinze Grupos de Reis cantam na Praia da Vitória
05 janeiro 2011

Quinze Grupos de Reis actuam esta quinta-feira no centro da Praia da Vitória em mais uma edição do Vamos Cantar aos Reis, organizada pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Segundo a organização, estão confirmadas as presenças de grupos dos dois concelhos da Ilha Terceira, constituídos por mais de três centenas de elementos.

Os grupos vão concentrar-se no Largo da Luz a partir das 19h00, começando pouco depois o desfile pela Rua do Jesus e a chegada à Praça Francisco Ornelas da Câmara.

Após a chegada de todos os grupos à praça, iniciar-se-á a actuação de cada um junto aos Paços do Concelho, onde serão recebidos pelo executivo da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Esta actuação deverá começar pouco depois das 21h00.

Segundo a organização, na VI edição do Vamos Cantar aos Reis está confirmada a presença dos seguintes grupos: Grupo de Reis da Agualva; Grupo de Reis dos Biscoitos, Grupo de Reis do Cabo da Praia; Grupo de Reis da Casa do Povo da Vila das Lajes; Grupo de Reis da Fonte do Bastardo; Grupo de Reis das Fontinhas; Grupo de Reis de São Brás, Grupo de Reis da Vila Nova; Grupo de Reis das Quatro Ribeiras; Grupo de Reis do Grupo Folclórico de São Sebastião; Grupo de Reis da Feteira; Grupo de Reis das Doze Ribeiras; Grupo de Reis do Porto Judeu; Grupo de Reis do Grupo Folclórico de São Bartolomeu; e Grupo de Reis “Filhas do Mota”, de São Sebastião.

Desde 2006, o pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória tem vindo a promover o projecto “Vamos Cantar aos Reis”, que reúne no centro da cidade grupos de Reis da Ilha Terceira, recriando esta tradição antiga.

Segundo alguns etnógrafos, o Cantar aos Reis – que homenageia a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus – resultará da adopção por parte do Cristianismo das antigas celebrações ao Deus Janus organizadas na antiga Roma.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt