Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Semana de Reabilitação na Comunidade chama a atenção para a integração social
06 janeiro 2011

Mostrar o trabalho desenvolvido pela equipa do projecto Reabilitação na Comunidade e sensibilizar a população para a integração social das pessoas com necessidades especiais são dois dos objectivos da Semana de Reabilitação na Comunidade que decorrerá na Academia da Juventude, na Praia da Vitória, entre 09 e 14 de Janeiro.

O evento foi apresentado na manhã de quinta-feira, 06, pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que sublinhou o “orgulho pessoal” pelo trabalho desenvolvido neste âmbito nos últimos dois anos.

“A Câmara Municipal tem muito orgulho neste projecto. Porque procura dar resposta a situações que devem merecer a atenção da comunidade, das famílias às entidades oficiais. Durante muitos anos, os indivíduos com necessidades especiais eram quase colocados à margem, sem que houvesse preocupação com a sua integração no meio social. Hoje, as coisas, felizmente, mudaram. E o projecto Reabilitação na Comunidade tem sido exemplar nessa perspectiva, com resultados práticos concretos e que, pelos ecos que nos chegam, merecem o aplauso dos praienses”, realçou Roberto Monteiro, que falava na conferência de imprensa de apresentação da Semana de Reabilitação na Comunidade.

“Esta semana de actividades dará visibilidade ao trabalho desenvolvido nos últimos dois anos, apresentará as valências que o projecto engloba e que continuará a prestar e, acima de tudo, pretende estimular as famílias e a sociedade a terem um papel mais activo no apoio à integração das pessoas com necessidades especiais”, explicou.

“Por outro lado, pensamos que com esta mostra – onde se incluem conferências e debates, workshop’s, oficinas de actividades e exposições – será possível sensibilizarmos a população para a problemática da integração social e, por essa via, cativar o apoio de outras pessoas e entidades para este projecto, com base no voluntariado”, sublinhou o autarca praiense.

 

Programa

 

De 09 a 14 de Janeiro, as instalações da Academia da Juventude serão palco de um conjunto vasto de actividades e debates que procurarão despertar a sociedade para a integração social e continuar a desenvolver as aptidões de vários grupos etários em vários domínios.

Ao nível das conferências, o programa conta com debates sobre a intervenção precoce e estimulação global do desenvolvimento das crianças dos zero aos seis anos, a intervenção precoce e apoio psicopedagógico em crianças entre os três e os seis anos, os atrasos no desenvolvimento global infantil, as necessidades educativas especiais na sala de aula, o mercado social de emprego e a demência e o envelhecimento.

“São temas de grande utilidade que abrangem várias faixas etárias, da infância à terceira idade, numa resposta transversal que é também uma das principais características do projecto que origina esta semana de actividades”, explicou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

O programa inclui também workshop’s sobre cuidados e massagens para bebés, sobre o ensino e a aprendizagem dos filhos, quer no seio familiar quer escolar, e sobre a gestão do tempo dos pais no sentido de proporcionarem momentos de convívio com os filhos e os restantes elementos da família.

O evento conta também com várias oficinas, uma peça de teatro, concursos e a exposição “Dois Anos de Reabilitação na Comunidade”, que servirá de mostra ao trabalho desenvolvido desde 2008 pelos técnicos da equipa do projecto Reabilitação na Comunidade.

 

Reabilitação na Comunidade

 

O projecto Reabilitação na Comunidade nasce em 2008, estando integrado no Departamento da Acção Social da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Conta com três técnicas efectivas, coadjuvadas por outros nove elementos, desenvolvendo acções e actividades que abrangem seis centenas de utentes, dos dois aos 80 anos.

Em permanência, a equipa presta apoio a 280 munícipes com necessidades especiais, aos quais se juntam os mais de 400 idosos integrados nos Centros de Convívio do Concelho que são também alvo das actividades deste projecto.

Apoio psicopedagógico, reabilitação psicomotora e neuropsicológica, intervenção precoce, alfabetização para idosos e animação e estimulação para idosos são algumas das áreas de intervenção abrangidas pela equipa de Reabilitação na Comunidade.

Esta tem desenvolvido trabalho na Rede Municipal de Creches e ATL’s concessionados, no Centro de Saúde da Praia, nas escolas e centros de convívio para idosos do concelho e em várias instituições particulares de solidariedade social na Praia da Vitória.

“É um projecto que resulta do empenho e da determinação desta equipa, um projecto que a Câmara Municipal apoia incondicionalmente e que vem reforçar significativamente a resposta local ao nível do apoio social e da integração social no concelho da Praia da Vitória”, concluiu o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt