Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Processo de deslocalização apresentado em conferência de imprensa: Serviços Municipais com nova casa até ao final de 2012
17 fevereiro 2011

O plano de deslocalização dos Serviços Camarários do edifício da Rua Gervásio Lima para a Praça Francisco Ornelas da Câmara e para a zona industrial do Cabo da Praia estará concluído até ao final de 2012. O calendário foi apresentado pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Roberto Monteiro, que falava em conferência de imprensa na manhã de quinta-feira, dia 17 de Fevereiro, explicou que o processo se divide por três fases: transferência dos serviços operacionais para a zona industrial do Cabo da Praia, a operar no Verão deste ano; remodelação e ampliação do edifício dos Paços do Concelho, a concretizar até ao final de 2011; e a deslocalização dos restantes serviços para o novo edifício camarário a construir na Praça Francisco Ornelas da Câmara, tendo como prazo de concretização o ano de 2012.

“Todo este processo tem três objectivos: permitir a construção da nova escola profissional, concretizando a criação de um quarteirão educacional; criar uma nova dinâmica comercial na zona antiga da cidade através da concentração diária na zona de 100 funcionários e de entre 250 a 300 munícipes; e concentrar os serviços gerando sinergias e, por essa via, reduzindo custos de funcionamento”, explicou o autarca praiense, indicando que o projecto está orçado em três milhões de euros.

Segundo Roberto Monteiro, a transferência dos serviços operacionais para os dois pavilhões na zona industrial do Cabo da Praia decorrerá no Verão.

A zona, com uma área total superior a quatro mil metros quadrados, albergará as oficinas, o parque auto, os armazéns e 90 colaboradores afectos às divisões de infra-estruturas e logística, ambiente e vias e sector de empreitadas.

Relativamente à remodelação e ampliação do edifício dos Paços do Concelho, o autarca explicou que a intervenção não beliscará o aspecto do imóvel.

“É uma intervenção que cria novos gabinetes nas traseiras do edifício, sem grande impacto visual na sua fachada. É uma intervenção obrigatória, uma vez que há zonas neste edifício que necessitam de ser reparadas. Aproveita-se essa necessidade e criam-se alguns gabinetes, para que o executivo camarário possa ficar alojado nos Paços do Concelho”, explicou Roberto Monteiro.

 

Proposta B ganha

 

Quanto ao novo edifício dos serviços municipais na Praça Francisco Ornelas da Câmara, o presidente da Autarquia anunciou que a fachada do imóvel será a proposta B, apresentada publicamente e colocada a votação popular.

“Esta votação recolheu 3064 votos, tendo a proposta B registado 63 por cento das intenções de votos. A proposta A recebeu quatro por cento e a proposta C recebeu 32 por cento dos votos. Esta votação foi muito participada, provando que os praienses gostam de opinar sobre estes projectos, o que é muito satisfatório para nós”, sublinhou Roberto Monteiro.

“Este será um edifício composto por quatro pisos, que vai albergar cerca de 100 funcionários. É um imóvel que se destacará na cidade pelas acessibilidades para utentes com dificuldades motoras, pela sua eficiência energética e pelas soluções arquitectónicas que comportará”, explicou.

No piso de entrada ficarão situados os serviços de atendimentos e de obras, assim como o posto da Rede Integrada de Atendimento ao Cidadão (RIAC).

“A inovação neste espaço é que serão os funcionários a deslocarem-se a este piso para atenderem os munícipes”, adiantou.

Os sistemas informáticos, o arquivo e o bar do edifício ficarão no piso -1. No primeiro e segundo andares ficarão instalados os serviços administrativos e técnicos da Autarquia.

“Este é um processo importante e que dará nova vida ao centro histórico da cidade. É o projecto que vem completar o plano de revitalização do centro da cidade da Praia da Vitória”, concluiu o presidente do Município.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt